O que é o FiloCom?

O FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação é um grupo de pesquisadores preocupados com a discussão de autores, temas, propostas feitas pelos estudiosos da comunicação, filósofos, cientistas humanos, do Brasil e do exterior, e cujo interesse é o de contribuir para aprofundar os estudos de comunicação e desenvolver uma metodologia específica de trabalho de pesquisa em comunicação. Sua sede é na Escola de Comunicações e Artes da USP, Departamento de Jornalismo e Editoração.

O FiloCom está estruturado para realizar seu Projeto Científico, o Princípio da Razão Durante, projeto este apoiado pela Fapesp (Projeto Temático) e pelo CNPq (Projeto Integrado) e que se insere com continuidade teórica e temática de pesquisas anteriores, especialmente aquelas ancoradas nas atividades de pós-graduação em comunicação da ECA-USP, que datam de 20 anos e que estiveram preocupadas em debater as formas de existência de uma esfera pública proletária (1981-1984), a cultura de massas (1985), a psicanálise da comunicação (1987-1989) e, por fim, a nova teoria da comunicação (1989-1999).

Dessa produção teórica, discursiva e investigativa anterior resultaram publicações (A produção social da loucura, 1989; A sociedade Frankenstein, 1991; Pensar-Pulsar, 1996; Vivências eletrônicas, 1997; SuperCiber - A civilização místico-tecnológica do século 21, 1997; Viagem na irrealidade da comunicação, 2000, além de 38 números da revista Atrator Estranho), 4 simpósios internacionais de comunicação, cursos, palestras e outras atividades conexas.

O FiloCom é herdeiro intelectual do NTC - Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura, fundado em 1995 e extinto em 2000. Durante sua existência o NTC constituiu a Edições NTC, ainda em atividade, que publicou três obras na área e criou uma rede nacional de 11 núcleos congêneres nas principais cidades brasileiras.

O FiloCom é um núcleo aberto a todos os estudiosos de comunicação (pesquisadores, pós-graduandos, mestres, doutores, alunos de graduação) e desenvolve suas atividades a partir de módulos de trabalho instituídos periodicamente e com duração determinada.


Comments