base 2‎ > ‎home page‎ > ‎

translations



Alcock, D. ,BASIC Ilustrado (uma linguagem de programação simples), Porto Editora / Escola Superior de Biotecnologia, 1992 (134 páginas)
Tradução de um dos livros mais populares de ensino da programação em BASIC, em banda desenhada e num estilo muito próprio (manuscrito). Para além disso constituiu na altura um projecto de uso das técnicas então disponíveis de “desktop publishing” para a preparação rápida e barata da versão portuguesa do livro. Esta edição constitui também um dos poucos casos de “co-edição” entre uma empresa importante do sector editorial e uma instituição universitária, numa parceria em que cada uma das partes assumiu a sua parte do investimento e do risco no lançamento da ediçao. Esta tradução foi feita no ambito de um projecto de produção de materiais pedagógicos financiado pelo PEDIP (programa 2, medida 1). A versão original (em inglês) teve uma primeira edição em 1977 e vendeu mais de cem mil cópias em mais de doze reedições da Cambridge University Press e foi traduzido para mais de sete linguas.



Box, G. e N. Draper, “Operação evolutiva (EVOP - Evolutionary Operation) - Um método estatístico de optimização de processos”, Escola Superior de Biotecnologia, 1993 (250 páginas)
Tradução de um clássico de optimização de processos industriais pela aplicação de métodos estatisticos factoriais. Um percursos das técnicas hoje muito mais difundidas na área do SPC (controlo estatístico de processos) e DoE (design of experiments - projecto estatístico de experiências) em actividades industriais. A primeira parte do livro constitui uma boa introdução aos conceitos básicos de estatística e aos métodos factoriais. A tradução do livro foi feita no âmbito de um projecto de produção de materiais pedagógicos financiado pelo PEDIP (programa 2, medida 1)e a partir da 2ª edição da versão original, publicada na prestigiada coleção “Wiley Series in Probability and Mathematical Statistics”. A primeira edição é de 1969.

Subpages (1): alcock