base 2‎ > ‎home page‎ > ‎

mapa tic



Demografia empresarial e dinamicas territoriais:
Mapa TIC de Portugal


A evolução do tecido empresarial das empresas de tecnologias de informação é importante quer sob o ponto de vista académico (interacções entre tecnologia, empreendedorismo, estrategia empresarial e mesmo inovação empresarial) quer sob o ponto de vista de politicas públicas. No entanto existe muito pouca informação sistematizada e publica sobre o assunto. 


Uma ideia em construção

Análises anteriores:

(a)   A primeira análise deste tipo, aplicada a empresas de tecnologias de informação do Minho e baseada nas Páginas Amarelas, foi desenvolvida pelo aluno Luis Jorge Mota Lopes, no seu estagio curricular, em 2003, que também desenvolveu as primeiras ferramentas (programas) e metodologias necessarias.

(b)    Essa primeira análise foi posteriormente expandida a empresas de tecnologias de comunicações e desenvolvida no projecto Clusters_TIC@Minho, e integrada com uma base de dados empresarial da Duns & Bradstreet, assim como dados de outras origens, tendo sido publicada extensa análise, assim como um directório consolidado (mais de 750 empresas), num “Atlas TIC do Minho” (Beira, E.) em dois volumes (2004.
Ver aqui.

(c)   Durante 2004 e 2005 a base de dados de empresas de tecnologias da informação foi estendida aos distritos de Porto, Lisboa. Aveiro, Coimbra e Setubal, por vários grupos de alunos finalistas (LIG):
Lisboa (Albano Alves, Ema Lima, Rui Dias, 2004)
Porto (..., 2004)
Aveiro, Coimbra, Setubal (Andre Guimarães, Nuno Pimento, Silvio Freitas, 2004)

(d)  Uma primeira análise das empresas TIC de Alto Trás os Montes (distrito de Bragança), incluindo a exploração do directório das Páginas Amarelas em vários anos, foi feita no estágio curricular do aluno Nuno Gonçalves no ano de 2003, integrado no projecto callTM (ver calltm.dsi.uminho.pt). Posteriormente a recolha de dados foi reevista e expandida, e foi publicado um “Atlas TIC de Alto Tras os Montes” (Beira, E., 2006) (disponivel no site do projecto callTM, atrás referido).

(e)   Uma primeira exploração, a nível nacional, de uma base de dados de empresas de tecnologias da informação e comunicação baseada em directorios empresariais da Dun & Bradstreet foi feita por E. Beira e C. Kaldeich e incluida num livro publicado sobre o cluster TIC do Minho, no ambito do projecto ClusterTIC@Minho (ver o referido artigo e livro aqui )

(f)   Uma exploração mais completa da mesma base de dados foi depois feita pelos alunos Hugo Sousa e Pedro Borges do MBI (Master in Business and Information) 2005/6. Ver working paper WP 57 (2005).