base 2‎ > ‎home page‎ > ‎

Class notes




Beira, E., “Onde e como alojar o meu site?”, notas para Introdução à Informática I (Engª Civil, 1º ano), 2003.

Beira. E., “FTP: acesso ao espaço pessoal Z a partir de fora dos laboratórios do DSI”, notas para Introdução à Informática I (Engª Civil, 1º ano), 2003.

Beira, E., “Exercícios de programação (LibertyBasic), com soluções”, para a disciplina de Linguagens de Programação (Engª Mecânica, 1º ano), 2003. Ver em http://xilofone.dsi.uminho.pt/twt-u/lpmec2 (ver em opção Exercícios (Liberty Basic)).

Beira, E., “VeriFone: um caso dinâmico de inovação e complexidade”, notas para seminário no Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia, Instituto Superior Técnico, Novembro de 2002.

Beira, E., “Estudo e dinamização de clusters – metodologias de trabalho”, notas para aulas do Curso de formação avançada em políticas e gestão de inovação, ProInov, Março 2002.

Beira, E., “e.business e nova economia: e agora?”, notas para seminário no Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior Técnico, Lisboa, 12 de Outubro de 2001.

Beira, E., “Exercícios de programação (qBasic), com soluções”, para as disciplinas de Introdução à Informática II (Engª Polímeros, 1º ano) e Linguagens de Programação (Engenharia Mecânica, 1º ano), 2001 (revisto e aumentado em 2002) http://xilofone.dsi.uminho.pt/twt-u/ii2polmec02 (ver opção Exercícios). 





Beira, E., "Tendências actuais da informática técnica", Cesai - Centro de Formação Profissional em Informática, 1985
Texto para dois cursos sobre CAD/CAM organizados pelo Cesai.

Beira, E.,Introdução à teoria da estabilidade e resolução numérica de equações diferenciais, Centro de Engenharia Química, Texto didático nº 2, 2ª edição, Julho de 1980
Texto de apoio sobre estabilidade de sistemas dinamicos descritos por equações diferenciais e aplicação desses conceitos em engenharia químico e ecologia. Inclui vários programas de resolução de sistemas de equações diferenciais e discute os principais métodos numéricos para o efeito. Discute também os problemas de estabilidade numérica na resolução de sistemas diferenciais. Uma primeira versão tinha sido publicada em Maio de 1977.

Beira, E., "Sistemas, softwares e simuladores", Contribuição para o curso "Uso de computadores no projecto de processos químicos", promovido pela Ordem dos Engenheiros, Lisboa, Março de 1979 e coordenado por A Medina, J. Reis, E. Beira e J. P. Santos.
Discute o papel dos computadores e as estratégias de simulação de processos quimicos, incluindo os "home computers", então a começarem a aparecer (ainda pré-IBM PC). Analisa a aplicação de simulares modulares de regime estacionário e de simuladores dinamicos. Aborda ainda a aplicação de simuladores estocásticos.

Beira, E., C. Madureira, P. Regueiras e J. Reis, “Introdução à programação: calculadoras de bolso e BASIC”, Centro de Engenharia Química, Fevereiro de 1979
Texto de apoio ao curso de reciclagem homónimo então promovido e destinado a engenheiros da indústria. Faz uma abordagem paralela das estruturas de programação em calculadoras (tipo AOL) e em computadores (Basic).

Beira, E., “Introdução à programação em BASIC”, Centro de Engenharia Química, Texto didático nº 7B, Dezembro de 1978
Curso de programação em BASIC para alunos de engenharia química. Uma primeira versão tinha sido publicada em Agosto de 1977 com o título “Curso de programação em BASIC no sistema Wang 2200S”.

Beira, E., J. Reis e A. Medina, “Métodos Numéricos em Engenharia Química”, Centro de Engenharia Química, Outubro de 1978
Texto de apoio ao curso de reciclagem homónimo então promovido pelo Centro de Engenharia Química e destinado a engenheiros da indústria.

Beira, E., "Calculadoras de bolso: potencialidades no projecto de equipamentos de transferência de massa", Contribuição para Jerónimo, M., "Transferência de massa - curso de reciclagem", Porto, Setembro de 1978
Apresenta a aplicação de calculadoras programáveis de bolso no resolução de vários problemas típicos de projecto de equipamentos industriais de transferência de massa. Discute-se o cálculo do caudal mínimo de ar numa torre de humidificação, o cálculo do NG e da altura de uma torre de arrefecimento e ainda a simulação do modelo diferencial da transferência simultânea de calor e de massa numa coluna de absorção adiabática.


Beira, E., "Equilíbrio líquido-vapor: aspectos numéricos e computacionais", Contribuição para Medina, A e J. Reis, "Processos de Separação - curso de reciclagem", Porto, Março de 1978
Discute a modelagem matemática dos problemas de equilíbrio liquido - vapor, do cálculo dos pontos de ebulição e de orvalho de misturas binárias e multicomponente e ao aspectos numéricos associados. Faz a implementação desses algoritmos em calculadoras programáveis de bolso, assim como dos algoritmos de projecto de colunas de destilação pelo método de MaCabe-Thiele.

Beira, E., Equações diferenciais, Centro de Engenharia Química, Texto didático nº 4, Agosto de 1977 (65 páginas). Indice.
Versão compacta das 24 aulas do autor na cadeira de Análise Matemática IV, incluindo testes e resolução, assim como bibliografia. A seleção dos temas tratadas foi especialmente influenciada pelas necessidades dos engenheiros químicos na modelagem de fenômenos de transferencia e da dinâmica de sistemas.

Beira, E, "Introdução à engenharia de enzimas", Departamento de Engenharia Química (FEUP), 1977 (23 páginas)
Introdução à engenharia de enzimas, numa altura em que os temas de bioengenharia foram introduzidos pela primeira vez no DEQ/FEUP.