Visita à Citânia de Briteiros

EB1 de Vilela - 3º e 4º anos


27 DE NOVEMBRO DE 2007

A citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de São Salvador de Briteiros. É uma citânia com as características gerais da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica. Destaca-se de outros sítios semelhantes por ser o povoado castrejo português mais emblemático e extensamente escavado.

No geral, os castros representam um dos recursos mais expressivos do património arqueológico da faixa atlântica do Noroeste Peninsular, correspondente ao Norte de Portugal e à Galiza. Pelo seu lado, a Citânia de Briteiros possui um extenso povoado proto-histórico, de grande notoriedade e visibilidade, onde se podem observar numerosas ruínas: ruas, bairros, unidades residenciais, casas circulares e rectangulares, bem como três circuitos de muralhas. A Citânia de Briteiros é um Monumento Nacional, e como tal deve projectar-se como um espaço educativo e de cultura, pelo que se pretende também contribuir para a valorização e divulgação do património arqueológico castrejo

Tendo em conta a breve explicação atrás formulada da Citânia de Briteiros, a visita a este local arqueológico permitirá que os alunos contactem in loco com vestígios históricos variados, caracterizar os aglomerados populacionais pré-romanos e perceber a importância da romanização enquanto elemento longínquo estruturante.