O que é a Ressonância Magnética?

          
A Ressonânca Magnética é um exame radiológico, no qual através de um grande campo magnético são obtidas imagens de uma determinada área do corpo humano. È um ótimo exame para avaliação do cérebro, coluna e ligamentos, além de partes moles de outras regiões. Para ver bem as estruturas ósseas, a Tomografia Computadorizada é mais indicada.
         
           1- Como é feita a Ressonancia Magnética?
            R: O exame é realizado com a pessoa deitada, entrando dentro de um tubo de uma máquina que realiza o exame. A pessoa deve ficar imóvel durante o exame, já que os movimentos distorcem as imagens
         
           2-Vou sentir alguma coisa durante o exame?
            R: Não haverá qualquer tipo de dor. O exame gera uma barulho bastante intenso, mas na maioria das clíncas e hospitais são fornecidos protetores de ouvido. Este barulho é gerado pela corrente elétrica passando pelos fios dentro do aparelho.
         
          3- A pessoa que faz uma Ressonância Magnética recebe muita radiação?
            R: Esse exame não possui radiação alguma, diferentemente do Raio-x e da Tomografia.
          
          4- Vou poder entrar com relógio ou com jóias no exame?
            R: Não. Dentro do aparelho de Ressonância há um grande campo magnético. Nenhum aparelho de metal é permitido dentro da sala de exame.
          
           5- Qualquer pessoa pode fazer uma Ressonância?
            R: o exame é limitado para pessoas que possuem marcapasso, "stents" no cérebro e outros implantes soltos, que não estejam presos em alguam estrutura rígida do corpo. O exame também não é recomandado para gestantes, embora alguns locais permitem a realização após o terceiro mês de gravidez.
       
           6-Tenho claustrofiobia. Vou poder fazer o exame?
            R: Provavelmente você terá dificuldades em permanecer dentro da máquina durante o período do exame, que dura geralmente de 20 minutos a 1 hora. Na maioria das clínicas está sendo feito o exame com sedação, que pode ser realizada com medicamento via oral ou injetável. Após a sedação você irá dormir durante o exame.
 
          7- Por quê o exame de Ressonância Magnética é tão caro?
            R: existem vários fatores que fazem com que este exame seja tão caro. Um deles é o preço do aparelho, que é em média de 1.500.000,00 dólares. Outro fator é a estrutura necessária para a realização do exame. A sala deve ser apropriada e deve sempre haver um  biomédico e um médico responsável.
Comments