SUGESTÃO DE LEITURA


*´¨)
¸..´¸..*´) ¸..*¨)
(¸..´¨ (¸..` ¤ Dorothy Bluyus Rodrigues Matias - PCOP/História*
 
DE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 

  HISTÓRIA  

A LENDÁRIA ROTA DA SEDA

AQUI TEM HISTÓRIA

2009 ATENDIMENTO AO PC

BIOGRAFIAS

CADERNO DO PROFESSOR - HISTÓRIA 2009

CAMPANHAS E HISTÓRIA

CARTAS NA HISTÓRIA

CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA

CURIOSIDADES SOBRE O CALENDÁRIO

DEBATENDO

DOCUMENTÁRIOS

EGITO ANTIGO

HISTÓRIA DAS COISAS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA HISTÓRIA

HISTÓRIA E MUITO MAIS

ILUMINISMO

O PODER DA ARGUMENTAÇÃO

SOCIOLOGIA

    LIVRO: Persepólis

 

Trata-se de um  diário ilustrado de autoria da iraniana Marjane Satrapi, que relata um período da história real de seu país, dominado por uma ditadura religiosa, imposta pelos extremistas islâmicos do grupo xiitas que tomaram o poder em 1979, forçando as mulheres a se cobrirem e prendendo milhares de cidadãos.

 

A história é a biografia de Marjane, misturada à história do Irã.

 

Professor (a) a linguagem e qualidade do texto são fortes atrativos para seus alunos, como também o conhecimento histórico e cultural do Irã e do Oriente.

 

A narrativa é feita na primeira pessoa o que estabelece uma cumplicidade entre o personagem e o leitor.

 

PALAVRAS SAGRADAS:

 

  • choque cultural
  • identidade
  • ditadura religiosa

BIBLIOGRAFIA 

 

SATRAPI, M. “Persepólis Companhia das Letras, São Paulo, 2007.

 

 

LIVRO: O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO 

 

 

 

 Livro gostoso de ler, cheio de ternura. O menino Christopher Boone tem 15 anos e sofre do mal de Asperger's uma forma de autismo. Ele é criado entre professores especializados e pais que definitivamente não sabem lidar suas necessidades especiais. Não gosta de ser tocado por alguém, assim como, odeia amarelo e marrom. É incapaz de interpretar a mais simples expressão facial de qualquer pessoa. Christopher nunca foi muito além de seu próprio mundo, não consegue mentir nem entender metáforas ou piadas. Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim, é acusado do assassinato e preso. Depois dessa noite decide desvandar quem matou Wellington e aventura começa.

 

BIBLIOGRAFIA

 

HADDON, M. “O estranho caso do cachorro morto”. Editora Record, Rio de Janeiro, 2004.

 

 LIVRO: Visagens e Assombrações de Belém

 

 

Leve seus alunos a mergulharem nos mistérios que inquietam a imaginação. Afinal! Boas páginas de história de almas de outro mundo é sempre um interessante modo de fazer parceria com o hábito de leitura. E se tratando do livro “Visagens e Assombrações de Belém” é uma excelente maneira de se compreender a cultura do Pará.

Professor você pode explorar a importância da literatura oral, uma vez que o autor buscou ouvir as narrativas e conhecer quais os entes responsáveis pelo medo popular, motivado pelo assombro e encantamento sobrenatural, foi uma forma de ir em busca de seus narradores; como estes contos estão preservados na memória coletiva dos moradores de Turucurí, como são transmitidos; que mensagens expressam; e quais seriam os seres mais citados, enraizados não só no imaginário, mas revelados no cotidiano do ambiente que compõem e também é composto por eles.

PALAVRAS SAGRADAS: Folclore, Literatura Oral, Assombração, Sobrenatural, Cultura Popular.

  BIBLIOGRAFIA

MONTEIRO, W. “Visagens e Assombrações de Belém” 5.ed., Smith Editora, Belém, 2007.

 

LIVRO: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas

 

 

Com muita ilustração e uma linguagem viva o livro História do Brasil para Principiantes, proporciona aos seus leitores uma viagem na história do nosso país. Nele os autores reúnem personagens de diferentes épocas dentro de um estúdio de televisão como se fossem atores de minissérie global, onde o diretor é o autor do texto, Carlos Eduardo Novaes, e o câmara, o cartunista César Lobo.

 

Os autores, escritor e cartunista, utilizam-se do melhor humor para colocar em marcha a História, tendo como ponto de partida a pergunta “Por que descobriram o Brasil?”.

 

É com muitas ilustrações e numa linguagem viva que esse livro  proporcionara a seus alunos uma viagem na história do nosso país, que sempre é bem vinda para reflexões sobre os tempos presente...

 

Gênero Textual:  História em quadrinhos

 

BIBLIOGRAFIA

 

NOVAES,C.E; LOBO,C. “História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas”  Editora Ática, São Paulo, 2006.

 

LIVRO: O  vampiro que descobriu o Brasil

O livro aborda a temática dos 500 anos do Brasil, desde Cabral, de uma forma humorada, tendo dois vampiros como personagens centrais. O autor polemiza ao sugerir que políticos como Getúlio Vargas, João Pessoa e Marco Maciel pudessem ser vampiros.

 

O enredo vai do Descobrimento do Brasil aos dias atuais, passando por fatos e personagens mais conhecidos – como Tiradentes, Dom Pedro I e Getúlio Vargas.

 

No livro é  usada uma linguagem simples e concisa para levar o leitor diretamente para o centro dos acontecimentos. Ao narrar suas experiências ele passa-nos uma visão particular da história do Brasil. Para isso, precisava ser um imortal, um vampiro.

 

Na obra podemos ver também as semelhanças e diferenças entre a língua portuguesa de Portugal e do Brasil, bem como os regionalismos.

 

É solicitado do leitor muita  imaginação.

 

Foco narrativo

 

Foco narrativo em terceira pessoa com narrador onisciente, onipresente e intruso com inserções provocativas à criticidade do leitor-cidadão (ver trechos em itálico nas páginas do livro).

 

BIBLIOGRAFIA

JAF, IVAN. “O vampiro que descobriu o Brasil”.  São Paulo, Editora Ática, 2006.

 

 

LIVRO: 1808

 

 

 

É a história da vinda da família real - que completou 200 anos em 2008.

No começo do século XIX, a Europa estava passando por turbulências devido à ânsia desenfreada de poder de Napoleão Bonaparte. A família real portuguesa decidiu, então, ir para a maior e mais próspera colônia: o Brasil. Foi a primeira vez que um soberano luso colocou os pés na América e também um período que iniciou diversas transformações no Brasil, como a criação de universidades, do Banco do Brasil até chegar à independência da colônia.

“A fuga da família real para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas e escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil”, diz o autor.

 

   BIBLIOGRAFIA

 

GOMES, LAURENTINO. "1808". Editora Planeta, 2008.

 

OS OPERÁRIOS COM DENTES DE LEITE

 


Neste livro, o tema do trabalho infantil é abordado em três relatos de diferentes épocas. Os textos lembram que a realidade de crianças sem infância vem de muito tempo. As histórias falam de duas meninas chinesas que trabalham numa tecelagem na França da atualidade; de uma mulher marroquina que passou a infância entre teares em Fez-el-Bali; e de um menino operário na França pré-revolucionária do século XIX.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

BAFFERT, S. “Os operários com dentes de leite”. São Paulo: Edições SM, 2006.