CADERNO DO PROFESSOR - HISTÓRIA 2009


*´¨)
¸..´¸..*´) ¸..*¨)
(¸..´¨ (¸..` ¤ Dorothy Bluyus Rodrigues Matias - PCOP/História*
 
DE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 
                        

 

 

 



  HISTÓRIA  

 

 

 

                         PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 OBJETIVO DA PROPOSTA: “Apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens de seus alunos”.

 

OBJETIVO DOS CADERNOS:  Apresentar situações de aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos. Esses conteúdos, habilidades e competências são organizados por série e acompanhados de orientações para a gestão da sala de aula, para a avaliação e a recuperação, bem como de sugestões de métodos e estratégias de trabalho nas aulas, experimentações, projetos coletivos, atividades extraclasse e  estudos interdisciplinares.

 

Estrutura dos cadernos

 

Situação de Aprendizagem

- Situação: uma prática didática consciente e organizada;

- Não é somente uma aula expositiva e magistral;

- Não é somente uma resolução de exercícios;

- Não é somente um projeto;

- Não está somente restrita a sala de aula

  

 

Porém, nascem nas salas de aula e utilizam variadas ferramentas pedagógicas.

 

 

Etapas de Construção de uma Situação de Aprendizagem:

1)      Conhecer e elencar os conteúdos específicos;

2)      Identificar os objetivos de aprendizagem;

3)      Partir das representações dos alunos;

4)      Utilizar “erros” e  obstáculos como instrumentos de ensino;

5)      Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas;

6)      Envolver alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimentos.

 

Perrenoud, P. “Dez novas competências para Ensinar”, Porto Alegre, Artmed, 2000.

 

Situação-problema:

uma situação-problema, em um contexto de avaliação, define-se por uma questão que coloca um problema, ou seja, faz uma pergunta e oferece alternativa, das quais apenas uma corresponde ao que é certo quanto ao que foi enunciado. Para isso, a pessoa deve analisar o conteúdo proposto na situação-problema e recorrendo às habilidades (ler, comparar, interpretar, etc.) decidir sobre a alternativa que melhor expressa o que foi proposto.”

MACEDO. L. “A situação problema como avaliação e como aprendizagem”.Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) fundamentação teórico metodológica”INEP, 1999.

 

HABILIDADES DO ENEM

 

I.Dominar a língua: LER

II. Construir e aplicar conceitos: COMPARAR

III. Selecionar e interpretar dados: INTERPRETAR

IV. Construir argumentação: PRODUZIR

V. Elaborar propostas de intervenção: PRODUZIR

 

Ferramentas para disciplina de História:

Análise documental, hermenêutica, produção de textos, realização de pesquisas, debates, seminários, jogos...

 

 

 

Orientações sobre os conteúdos do bimestre

-  Situações de Aprendizagem

 

·        “Apresentam-se como oportunidade para o desenvolvimento das competências formuladas no referencial teórico do ENEM, entendidas como desdobramento da competência leitora e escritora”.

·        “Ler, entre outras, coisas é interpretar (atribuir sentido ou significado), e escrever, igualmente, é assumir uma autoria individual ou coletiva (tornar-se responsável por uma ação e suas conseqüências)”.

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II

 

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

 

 

5a. Série – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1 SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO AO LONGO DA HISTÓRIA

 

Objetivo: Propiciar aos alunos a compreensão de que, ao longo da história, diferentes povos colocaram questões sobre a natureza do tempo, cada um à sua maneira.

 

·        Foco temático: SISTEMAS SOCIAIS E CULTURAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO, PASSADO, PRESENTE, FUTURO, ANTERIORIDADE, POSTERIORIDADE, CALENDÁRIOS, TEMPO, AMPULHETA, CLEPSIDRA, PÊNDULO E SOLSTÍCIO.

·        Competências e habilidades: reconhecer acontecimentos no tempo (tendo como referência a anterioridade e a posterioridade); reconhecer diferentes formas de marcação de tempo; trabalhar em equipe; pesquisar; sistematizar e apresentar conceitos e informações; desenvolver a expressão oral e escrita.

Ø      Fonte: Mídias eletrônicas, Enciclopédias, Livros Didáticos e Dicionários.

Ø      Estratégia: Pesquisa e construção de varal sobre sistemas sociais e culturais de notação e tempo.

 

Situação de Aprendizagem 2AS LINGUAGENS DAS FONTES HISTÓRICAS: DOCUMENTOS ESCRITOS, MAPAS, IMAGENS E ENTREVISTAS.

 

Objetivo: Analisar as diferentes linguagens das fontes históricas, a partir da organização da primeira página de um jornal. Propiciar a prática da atividade em grupo e aplicar conhecimentos para a produção da primeira página de um jornal histórico, incentivando a prática da realização de pesquisa sobre fontes históricas e de sistematização de informações e conceitos.

 

·        Foco temático: DOCUMENTOS, VESTÍGIOS, FONTES HISTÓRICAS, HISTORIADOR, INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA, CONHECIMENTO HISTÓRICO, INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E RELATO ORAL.

·        Competências e habilidades: desenvolver a capacidade de leitura, seleção, organização, análise e apresentação de conceitos e informações.

Ø      Fonte: Jornal, Imagens, Enciclopédias, Livros  de Apoio Didáticos.

Ø      Estratégia: Reconhecimento das partes constitutivas de um jornal, pesquisa e produção de uma página de jornal.

 

Situação de Aprendizagem 3 A VIDA NA PRÉ-HISTÓRIA E A ESCRITA

 

Objetivo: Construir junto aos alunos, noções e conceitos que caracterizam a Pré-história.

 

·        Foco temático: RELACIONADOS À PRÉ-HISTÓRIA, COMO PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO, PEDRA LASCADA, PEDRA POLIDA, NÔMADE, SEDENTÁRIO, CAÇA, COLETA, PESCA, PINTURA RUPESTRE E FOGO.

·        Competências e habilidades: trabalhar em equipe, pesquisar, sistematizar e apresentar conceitos e informações, exposição oral e escrita, selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados, representados de diferentes formas, desenvolver a capacidade de enfrentar situações-problema.

Ø      Fonte: Dicionários, Mídias Eletrônicas e Livros de Apoio Didáticos.

Ø      Estratégia: Pesquisa para o desenvolvimento do dicionário temático ilustrado sobre a Pré-história.

 

Situação de Aprendizagem 4 OS SUPORTES E OS INSTRUMENTOS DA ESCRITA

 

Objetivo: Encaminhar reflexões sobre os diversos materiais que a humanidade utilizou para fazer seus escritos e que são chamados de suportes da escrita.

 

·        Foco temático: HISTÓRIA DA ESCRITA E  SEUS DIFERENTES SUPORTES AO LONGO DO TEMPO

·        Competências e habilidades: reconhecer a história da escrita e seus diferentes suportes; desenvolver a autonomia na busca de dados e informações, habilidade de sistematizar, capacidade de leitura, seleção, organização e análise de conceitos e informações, realizar exposição oral e escrita.

Ø      Fonte: Enciclopédia, Dicionário, Livros de Apoio Didático e Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégia: Exposição oral, trabalho em duplas ou trios e produção do mural.

 

6a. Série – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1FEUDALISMO, EM SUAS RELAÇÕES  ECONÔMICAS, POLÍTICAS E RELIGIOSAS

 

Objetivo: Levar o aluno a perceber permanências e rupturas na dinâmica do processo histórico e compreender algumas etapas do longo processo de formação do feudalismo.

 

·        Foco temático: ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO FEUDO, SENHORIO, FEUDALISMO, SISTEMA DE SUSERANIA E VASSALAGEM, RESERVA SENHORIAL, MANSO, SISTEMA DE TRÊS CAMPOS, SERVOS, CORVEIA, ESTAMENTO E TERRAS COMUNAIS.

·        Competências e habilidades: autonomia na busca de informações; utilização de argumentos históricos e sistematização de conceitos e informações.

Ø      Fonte: Documentos escritos, Imagens, Gravuras.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, estudo de documentos e textos, pesquisa em grupo, coleta e sistematização de conceitos e informações.

 

Situação de Aprendizagem 2AS CRUZADAS E OS CONTATOS ENTRE AS SOCIEDADES EUROPEIAS E ORIENTAIS

 

Objetivo: Pesquisa orientada de conceitos e imagens relacionadas ao tema, leitura de textos e produção de  um álbum de figurinha.

 

·        Foco temático: SURGIMENTO DAS CRUZADAS, CONCÍLIO DE CLERMONT, TERRA SANTA, PEREGRINAÇÕES, TURCOS E IMPÉRIO BIZANTINO.

·        Competências e habilidades: compreender textos, interpretar dados e informações contidas em documentos históricos, relacionar essas informações entre si. Selecionar, organizar dados representados de diferentes formas, tomar decisões e enfrentar situações-problema.

Ø      Fonte: Dicionário, Imagem, Documentos Escritos e Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva, análise de documentos e produção do álbum de  figurinhas.

 

Situação de Aprendizagem 3O RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO

 

Objetivo: Destacar a relevância do comércio para o crescimento urbano e comercial.

 

·        Foco temático: RENASCIMENTO URBANO E COMERCIAL, BURGOS, COMÉRCIO, MERCADORES, ROTAS DE COMÉRCIO, FEIRAS MEDIEVAIS, CORPORAÇÕES DE OFÍCIO, ARADO, CHARRUA.

·        Competências e habilidades: compreender textos, interpretar dados e informações contidas em documentos históricos, relacionar informações representadas de diferentes formas, construir argumentação consistente.

Ø      Fonte: Dicionário, Livro de Apoio Didático, Gravura, Enciclopédias e Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, pesquisa,leitura de documentos, produção de textos e montagem da ficha informativa.

 

Situação de Aprendizagem 4O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

 

Objetivo: Perceber através de pesquisa orientada que o Renascimento Cultura e Científico, verificado a partir da Baixa Idade Média, possibilitou diversas mudanças na percepção  sobre o próprio ser humano e suas capacidades.

 

·        Foco temático: RENASCIMENTO ITALIANO, ANTROPOCENTRISMO, RACIONALISMO, NATURALISMO, INDIVIDUALISMO, MECENATO, VALORES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRECO-LATINA.

·        Competências e habilidades: compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos, identificar formas de representações de fatos históricos e compreender a importância do patrimônio cultural.

Ø      Fonte: Documentos Escritos, Enciclopédias, Livro de Apoio Didático, Imagem e Mídia Eletrônica, Dicionário.

Ø      Estratégias: Pesquisa, leitura de documentos, produção de textos e montagem da ficha informativa, aula expositiva, elaboração de biografias.

 

7a. Série – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1O ILUMINISMO

 

Objetivo: Estabelecer analogia entre as idéias de Monstesquieu e a realidade política atual – como o sistema se organiza.

 

·        Foco temático: CONTRATO SOCIAL, CONSTITUIÇÃO, GOVERNO CONSTITUCIONAL, LIBERALISMO, ESTADO LIBERAL, IGUALDADE JURÍDICA E SISTEMA TRIPARTIE DE PODER.

·        Competências e habilidades: autonomia na busca de dados e informações, capacidade de leitura, seleção, organização, análise e esquematização de dados, expressão verbal e escrita, capacidade de trabalhar em equipe.

Ø      Fonte: Enciclopédias, Almanaques, Livros de Apoio Didático, Paradidáticos, Mídias Eletrônicas e Jornais.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, trabalho em grupos, pesquisa, coleta e sistematização das informações e apresentação de seminário.

 

Situação de Aprendizagem 2A COLONIZAÇÃO INGLESA E A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

Objetivo: Compreender a formação da sociedade estadunidense, desde sua gênese até o processo de independência. Propiciar a prática da sistematização de informações, garantindo a noção de seqüência e trabalhando um dos conceitos constitutivos da disciplina – o tempo histórico -, compreendido como não linear nem homogêneo, mas sim múltiplo portador de mudanças e também de permanências.

 

·        Foco temático: COLÔNIA, METRÓPOLE, COLONIZAÇÃO, COMPANHIA DE COMÉRCIO, AGRICULTURA PARA EXPORTAÇÃO, LATIFÚNDIO, ESCRAVIDÃO, PURITANOS, MANUFATURA, MERCADO INTERNO, COMÉRCIO TRIANGULAR, ILUMINISMO, LIBERDADE, REVOLTA, INDEPENDÊNCIA, AUTONOMIA, REPÚBLICA, PRESIDENCIALISMO.

·        Competências e habilidades: autonomia na busca de informações pertinentes ao tema; desenvolvimento da capacidade de leitura, seleção e organização de dados, desenvolvimento da capacidade de argumentação.

Ø      Fonte: Dicionário, Documento Escrito, Livros de Apoio Didático,  Imagem, Mídia Eletrônica.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, pesquisa, coleta e sistematização das informações e exercício da síntese.

 

Situação de Aprendizagem 3A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

 

Objetivo: Compreender as principais características referentes à exploração da mão-de-obra indígena no processo de colonização espanhola na América.

 

·        Foco temático: MUNDO COLONIAL HISPÂNICO (COLÔNIA, METRÓPOLE, COLONIZAÇÃO E ENCOMIENDA).

·        Competências e habilidades: compreensão de texto, capacidade de interpretarem dados e informações contidas em documentos históricos e de relacionar essas informações entre si.

Ø      Fonte: Documento Escrito, Imagem, Dicionário.

Ø      Estratégias: Aula expositiva e análise de documentos

 

Situação de Aprendizagem 4A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA

 

Objetivo: Incentivar a discussão sobre o trabalho infantil, uma questão social abordada nos estudos sobre a Revolução Industrial, e ainda presente no Brasil e no mundo.

 

·        Foco temático: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, RELAÇÕES DE TRABALHO, CAPITALISMO, PROLETARIADO, CLASSE OPERÁRIA, BURGUESIA E DIVISÃO DO TRABALHO.

·        Competências e habilidades: autonomia na busca, seleção e organização de imagens, posturas de colaboração, de solidariedade, de tolerância e de respeito a si próprio e aos outros no trabalho em equipe.

Ø      Fonte: Dicionário, Livro de Apoio Didático, Paradidático,  Jornal, Revista, Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, pesquisa e montagem de painel.

 

8a. Série – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1 IMPERALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX

Objetivo: Compreender a história da ocupação e exploração européias no continente africano, antes e depois da Conferência de Berlim de 1885.

 

·        Foco temático: IMPERIALISMO, NEOCOLONIALISMO, SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, CAPITALISMO FINANCEIRO, CAPITALISMO MONOPOLISTA, DARWINISMO SOCIAL E CONFERÊNCIA DE BERLIM.

·        Competências e habilidades: desenvolver a capacidade de leitura cartográfica, (análise de mapas); de sistematização (seleção, organização e análise de dados) e da exposição escrita.

Ø      Fonte: Dicionário, Mapas, Documento Escrito.

Ø      Estratégias: Análise dos mapas e a sistematização das informações obtidas.

 

Situação de Aprendizagem 2 -  A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

 

Objetivo: Pesquisa sobre os avanços tecnológicos da indústria bélica antes e durante a Grande Guerra. Elaboração de um gráfico representando as perdas humanas de algumas das principais potências envolvidas no conflito.

 

·        Foco temático: PAZ ARMADA, CORRIDA ARMAMENTISTA, GUERRA DE TRINCHEIRAS, GUERRA DE EXTERMÍNIO, REVOLUÇÃO TECNO-CIENTÍFICA E INDÚSTRIA BÉLICA.

·        Competências e habilidades: trabalhar em equipe (posturas de colaboração, de solidariedade, de tolerância e de respeito a si próprios e aos outros); pesquisar (a autonomia na busca de dados e informações pertinentes ao tema definido e contato com diferentes fontes de informações); sistematizar (desenvolvimento da capacidade de leitura, seleção, organização, análise e esquematização de dados e elaboração de gráficos).

Ø      Fonte: Dicionário, Enciclopédias, Almanaques, Livros Didáticos e Paradidáticos, Mídias Eletrônicas e Revistas.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, trabalho em grupo, realização da pesquisa, elaboração de cartaz e de gráfico, coleta e sistematização das informações.

 

Situação de Aprendizagem 3 A REVOLUÇÃO RUSSA E O STALINISMO

 

Objetivo: Compreensão do processo da Revolução Russa, por meio do conhecimento da participação de importantes personagens – o czar Nicolau II, Lênin, Trostsky e Stalin.

 

·        Foco temático: CZARISMO, PROLETARIADO, SOVIETE, REVOLUÇÃO, SOCIOALISMO, COMUNISMO E MARXISMO.

·        Competências e habilidades: desenvolver autonomia na busca de informações por meio de práticas de pesquisa; sistematizar (desenvolvimento da capacidade de leitura, seleção, organização, e esquematização de dados), interpretar e relacionar informações e realizar análises problematizadoras.

Ø      Fonte: Dicionário, Livro Didático e Paradidático, Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégia: Pesquisa, coleta e seleção de informações, produção de biografia.

 

Situação de Aprendizagem 4 A REPÚBLICA DO BRASIL

 

Objetivo: Incentivar a discussão sobre os movimentos de contestação à ordem oligárquica, durante a República Velha, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, caracterizando-os e buscando estabelecer as relações de semelhanças e diferenças entre eles.

 

·        Foco temático: REPÚBLICA, OLIGARQUIA, VOTO UNIVERSAL, VOTO ABERTO, VOTO DE CABRESTO, CORONELISMO, POLÍTICA DOS GOVERNADORES, POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE, CLIENTELISMO, TENENTISMO, MESSIANISMO, CLASSE OPERÁRIA, GREVE, ANARCO-SINDICALISMO, SANITARISMO E CANGAÇO.

·        Competências e habilidades: desenvolver autonomia na busca, selecionar e organizar informações, posturas de colaboração, de solidariedade, de tolerância e de respeito a si próprios e aos outros por meio do trabalho em equipe.

Ø      Fonte: Dicionário, Enciclopédias, Almanaque, Livros Didáticos e Paradidáticos, Mídia Eletrônicas e Revistas.

Ø      Estratégias: Aulas expositivas, análise de jornal, pesquisa, sistematização das informações e o exercício da síntese.

 ENSINO MÉDIO 

Para cada eixo temático apresentado, é proposto um conjunto de Situações de Aprendizagem, nas quais foram priorizados os aspectos mais representativos das discussões historiográficas que, atualmente, são travadas a respeito dos dois temas (Pré-história e as civilizações do Oriente Próximo). Nessas Situações de Aprendizagem, enfatizamos o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos.

 

1ª.  Série Ensino Médio – Primeiro BIMESTRE

 

Situação de aprendizagem 1 –  PROBLEMATIZANDO A PRÉ-HISTÓRIA

 

 Objetivo: Questionar a visão de Pré-história como período da barbárie humana - rompido com o advento da escrita, caracterizar os períodos pré-históricos e discutir vertentes analíticas sobre a origem da vida e o povoamento da Terra.

Foco temático: Idéia de Pré-história, períodos pré-históricos e origem da vida e povoamento da Terra.

Competências e habilidades: reconhecimento da diversidade dos processos históricos e das experiências humanas.

Ø      Fontes: Mapa-mundi; Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva, dinâmica de grupos e pesquisa.

SITE: http://fumdham.org.br/

http://www.mae.usp.br/

http://portal.iphan.gov.br/portal/

 

Situação de Aprendizagem 2 AS FONTES DO CONHECIMENTO SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA.

 

Objetivo: Tratar das fontes de conhecimento sobre a Pré-história.

 

Foco Temático: Fontes históricas e áreas de conhecimento.

 

Competências e habilidades: compreender as diversidades geocronológicas das produções culturais .

Ø      Fontes: Mapa-mundi; Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Análise de material.

 

Situação de Aprendizagem 3 A PRÉ-HISTÓRIA SUL-AMERICANA, BRASILEIRA E REGIONAL.

 

Objetivo: Propiciar a compreensão do conhecimento arqueológico numa perspectiva interdisciplinar.

 

Foco Temático: Povoamento da América, história indígena, Pré-história brasileira e regional .

 

Competências e habilidades: compreender as diversidades geocronológicas das produções culturais e valorização da cultura indígena .

Ø      Fontes: Mapa; Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva.

 Site:

http://www.jaimepinsky.com.br/site/main.php?page=livro_list&page_num=2

 http://www.editoracontexto.com.br/livro.php?livro_id=16

 

Situação de Aprendizagem 4 O ORIENTE PRÓXIMO E O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS CIDADES

 

Foco Temático: Conceitos de urbanização/transição do Neolítico superior/formação das cidades.

 

Competências e habilidades: reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas.

Ø      Fontes: Mapa-múndi, Livros Didáticos e Paradidáticos, Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva e dinâmica de grupos.

 

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fertile_Crescent_map.png

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=82>

 

Situação de Aprendizagem 5 - EGITO E MESOPOTÂMIA

 

·        Foco temático: Egito e Mesopotâmia.

·        Competências e habilidades: capacidade de interpretação, associação e identificação.

Ø      Fonte: Mapa-múndi, Enciclopédias, Livros  de Apoio Didáticos, Leitura e interpretação de texto histórico e Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva e dinâmica de grupo.

 

Site: http://www.ufrgs.br/ANPUHRS/

 http://br.groups.yahoo.com/group/gtha/

http://www.starnews2001.com.br/egypt/photogallery.htm

http://br.geocities.com/quartzo46/treasures.html

 

Situação de Aprendizagem 6HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

 

·        Foco temático: Hebreus, fenícios e persas.

·        Competências e habilidades: capacidade de interpretação, associação e identificação.

Ø      Fonte: Fragmento de textos históricos, Dicionário, Mídias Eletrônicas.

Ø      Estratégias: Aula expositiva e dinâmica de grupos.

Site: http://www.bibliaonline.com.br/

 

 

 

 

 

Segunda Série Ensino Médio – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1 QUE MUNDO É ESSE?

·        Foco temático: Renascimento Cultural com ênfase no desenvolvimento de modelos de representação do mundo baseados no racionalismo, no cientificismo e no antropocentrismo.

·        Competências e habilidades: valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares; construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Ø      Fontes:  Documentos Escritos e Imagens (mapa-mundi e retrato)

Ø      Estratégias: Análise documental

 

Situação de Aprendizagem 2AS INDULGÊNCIAS E OS PROTESTANTES

 

·        Foco Temático: REFORMA RELIGIOSA

·        Competências e habilidades: valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

Ø      Fontes: Documentos Escritos e Fragmentos de Textos

Ø      Estratégias: Análise documental, interpretação textual, pesquisa, realização de exercício e produção de texto.

 

Situação de Aprendizagem 3A UTOPIA, O PRÍNCIPE E A COCANHA.

 

·        Foco Temático: FORMAÇÃO DOS ESTADOS ABSOLUTISTAS EUROPEUS

·        Competências e habilidades: valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, produção tecnológica e manifestações culturais.

Ø      Fontes: Documentos Escritos, Fragmentos de Textos e Imagem

Ø      Estratégia: Análise documental e interpretação textual.

 

 

Situação de Aprendizagem 4INTERAÇÕES CULTURAIS

 

·        Foco Temático: ENCONTROS ENTRE EUROPEUS E AS CIVILIZAÇÕES DA ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA.

·        Competências e habilidades: identificação e valorização da diversidade cultural.

Ø      Fontes: Documentos Escritos

Ø      Estratégia: Análise documental, interpretação textual, pesquisa.

 

Terceira Série Ensino Médio – Primeiro Bimestre

 

Situação de Aprendizagem 1IMPERIALISMOS, GOBINEAU E O RACISMO.

Objetivo: Levantar questões raciais do século XIX.

 

·        Foco Temático: IMPERALISMOS EUROPEU E NORTE-AMERICANO

·        Competências e habilidades: valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

Ø      Fontes: Documentos Escritos

Ø      Estratégia: Análise Documental e discussão em grupo

 

Situação de Aprendizagem 2“AS BOMBAS INTELIGENTES”

Objetivo: Demonstrar ao aluno o forte vínculo entre a mecanização das guerras e a “desumanização do inimigo”

 

·        Foco Temático: Conflitos entre as potências imperialistas e Primeira Guerra Mundial.

·        Competências e habilidades: confrontar interpretações diversas de situações histórico-geográficas, técnico - cientificas, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

Ø      Fontes: Documentos Escritos, Revistas, Mídias Eletronicas.

Ø      Estratégia: Análise de Documental  e Discussão em grupo

 

Situação de Aprendizagem 3 A REVOLUÇÃO RUSSA E O TRABALHO

Objetivo: Exaltar as diferenças sociais da Rússia pré-revolucionária, enfocando principalmente a situação dos trabalhadores no início do século.

 

·        Foco Temático: Situação Social da Rússia pré-revolucionária e a Revolução Russa.

·        Competências e habilidades: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Ø      Fontes: Documentos escritos

Ø      Estratégia: Análise de documentos e textos

 

Situação de Aprendizagem 4 – ANTISSEMITISMO NAZISTA EM MEIN KAMPF

 

Objetivo: Tratar das teorias racistas defendidas durante o Terceiro Reich

 

Foco temático: Totalitarismo

 

Competências e habilidades: selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representadas de diferentes formas.

Ø      Fontes: Texto documental, Dicionário, Mídias Eletrônicas

Ø      Estratégias: Análise de texto documental

Site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/

http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/missao/textos/texto3.html

 

 

 DEFININDO MANIFESTO

 

Manifesto: 1) Patente, claro, evidente. 2) Coisa manifestada. 3) Declaração pública ou solene das razões que justificam certos atos ou fundamentam certos direitos...4) Programa político, estético.

 

Manifesto é um gênero de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denúnciar um problema ou conclamar uma comunidade para uma determinada ação. Estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam o ponto de vista do(s) autor(es) do manifesto, local, data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa.

 

CARACTERÍSTICAS

 

Embora a estrutura de um manifesto seja bastante livre, existem algumas características muito freqüentes que o identificam:

  • Estrutura de dissertação;
  • Tom de conclamação, convocação;
  • Presença de vocativos;
  • A linguagem pode variar, dependendo de alguns fatores: a quem o manifesto é dirigido? onde será divulgado? em jornal, rádio, televisão? Costuma-se preferir a linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou no imperativo;
  • Corpo do texto: o problema é identificado e analisado, apresentando-se argumentos que validem o que se diz. Como o texto é de caráter argumentativo (pretende convencer o leitor de algo), deve-se recorrer a argumentos sólidos;
  • Local, data e assinaturas: tanto assinaturas das pessoas que participam na elaboração do texto como das que apóiam o que está sendo afirmado;
  • Título: indica o conteúdo do manifesto;
  • É diferente do abaixo assinado, pois não é uma reivindicação, mas uma declaração de intenções.

Manifesto Comunista

 

O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é históricamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga Comunista e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga.