BIOGRAFIAS


*´¨)
¸..´¸..*´) ¸..*¨)
(¸..´¨ (¸..` ¤ Dorothy Bluyus Rodrigues Matias - PCOP/História*
 
DE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
 

HISTÓRIA  

 A LENDÁRIA ROTA DA SEDA

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

CAMPANHAS E HISTÓRIA

CURIOSIDADES SOBRE O CALENDÁRIO

DEBATENDO

DOCUMENTÁRIOS

EGITO ANTIGO

HISTÓRIA DAS COISAS

HISTÓRIA E MUITO MAIS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA HISTÓRIA

ILUMINISMO

OS VALES FÉRTEIS

PASSADO REGISTRADO

PASSADO REGISTRADO 2

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

SOBRE O IRAQUE

SUGESTÃO DE LEITURA

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO

TEMPO CRONOLÓGICO 

 

 

                    BIOGRAFIA ® Descrição pormenorizada da vida de uma pessoa.

 

                Biografia na sala de aula visa o desenvolvimento da competência leitora dos alunos a partir da leitura, análise e escrita do gênero narrativa biografia. 

Biografia é uma narrativa sobre a vida de alguém. O enfoque pode ser em torno da vida pessoal, profissional, religiosa, cultural ou política. Uma biografia pode abordar aspectos que tornaram determinada pessoa singular. Trabalhar com este gênero literário com seus alunos possibilita que eles ampliem o contato com os livros e fortaleçam o hábito da leitura. Por outro lado, a leitura de biografias colabora para que os alunos possam conhecer realidades históricas, culturais e sociais de determinada época e lugar, de forma significativa e contextualizada.

 

O relato biográfico contém uma variedade de temas muito grande, já que aborda momentos diversos e relevantes da vida de uma pessoa. Por exemplo, pode apresentar fatos históricos da época, o texto pode conter a descrição dos hábitos e costumes da família do biografado e de sua comunidade mais próxima, pode retratar em detalhes como era a região em que ele nasceu ou em que ele cresceu, pode apresentar informações sobre a cultura (música, artes plásticas, literatura, teatro) da época, além de relatar acontecimentos que influenciaram (ou mesmo determinaram) a infância e a escolha profissional do protagonista da biografia.

 

Se o personagem retratado viajou por diferentes lugares, a cultura e a realidade destes outros locais também podem ser identificadas na narrativa.

 

A leitura de biografias permite que os alunos ampliem seus horizontes e conheçam outras formas de se viver, diferente da sua. Costumes e hábitos de outras épocas e locais mostram que existem várias maneiras possíveis e legítimas de ser e de agir no mundo.  Isso favorece tanto a tomada de consciência das características da própria sociedade em que se vive, quanto à constituição de um sentimento de tolerância e valorização da diferença.

 

Nessa perspectiva, as biografias de personalidades brasileiras são especialmente importantes, já que o Brasil é um país formado por diversas culturas e crenças. Além disso, as biografias são um veículo para se conhecer melhor a nossa própria história. É importante resgatar e valorizar a memória de homens e mulheres que, em diferentes períodos lutaram para construir um Brasil com menos desigualdade e mais justiça. É importante resgatar e valorizar a memória e a obra de brasileiros e brasileiras que contribuíram para o desenvolvimento das ciências, para a inovação nas artes plásticas, para o enriquecimento da cultura, da literatura e da música popular ou erudita. Com essa perspectiva, crianças e jovens têm a possibilidade de conhecer a própria cultura e valorizá-la – o que é o ponto de partida para a construção de uma identidade cidadã.

 

Por outro lado, as biografias de personalidades que marcaram o mundo com sua obra servem para mostrar para crianças e jovens que os mesmos eram pessoas comuns e que para chegar aonde chegaram, determinação e esforço foram os caminhos percorridos para atingir o que queriam.

 

Neste sentido, servem não só como modelos de luta pelo que se acredita. As biografias abrem para você professor diversas oportunidades de trabalho em sala de aula. Explorando esse gênero,  você pode encontrar temas das diversas áreas de conhecimento que podem ser desenvolvidos com a turma e tem a possibilidade de fazer da biografia o eixo central de um projeto pedagógico significativo. Por exemplo, a história do biografado pode se vincular a conhecimentos das áreas de  Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de apresentar questões pertinentes aos Temas Transversais, como Ética,Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde.

 

A biografia também pode ser utilizada para buscar a biografia do autor de uma determinada obra literária para que os alunos possam estabelecer relações entre as características pessoais desse autor (sua vida, seus sonhos, seus gostos), com os fatos que marcaram sua vida (acontecimentos históricos ou familiares) e as características da obra que ele produziu. O mesmo pode ser feito a partir do estudo de uma obra de arte ou mesmo de um movimento artístico.

 

A história oficial de um país também pode ser ilustrada pelas biografias de personalidades importantes. Temas estudados em História podem ser enriquecidos com narrações de acontecimentos políticos ou em Geografia com descrições de paisagens ou dados sobre infraestrutura relatados em biografias de personalidades que viveram na região estudada. Professor as biografias podem ser uma grande aliada em todas as áreas do conhecimento.

 

BIBLIOGRAFIA

 

AMORA, S. “Minidicionário da Língua Portuguesa”. Editora Saraiva, São Paulo, 1998.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. “Parâmetros Curriculares de Língua PortuguesaEnsino Fundamental. Brasília: 1997/ 1998.

 

COLL, C. “Aprendizagem escolar e construção do conhecimento”. Porto Alegre: Artmed, 1994.

KLEIMAN, A. B. “Texto e leitor”. Campinas: Pontes/Unicamp, 1989.

 

LERNER, D. “Ler e escrever na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

TEBEROSKY, A. e TOLCHINSKY, L. “Além da alfabetização: aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática”. São Paulo:Ática, 2002.

 

 

BIOGRAFIA:   RAUL SEIXAS

 

 

 LINK: http://www.fernandomorais.com.br