1568 dias após
Ano Novo

Dor de cabeça ou simplesmente cefaléia

Dor de cabeça é um sintoma e não uma doença e é raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça freqüentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaléia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca.

Existem três tipos básicos de dores de cabeça. A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.

O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.

O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.
 
Se voce tem dor de cabeça, enxaqueca, sinusite, cefaleia em salvas e gostaria de marcar uma consulta com o Dr Mario Peres  ligue para  11 32855726 ou 11 37473309. O tratamento da cefaléia em salvas deve ser iniciado unicamente depois de um diagnóstico correto, tratando preventivamente,para evitar que as crises apareçam e também tratar a crise na hora que ela vem. A doença se manifesta por surtos, logo deve-se fazer um tratamento com medicamentos que fazem efeito nas crises, enquanto o tratamento preventivo gradualmente faz efeito.

Tipos curiosos de dor de cabeça

Alguns tipos de dor de cabeça são peculiares, quer seja pela sua manifestação, quer seja pela natureza do seu desencadeamento ou até mesmo pelo seu tratamento.

As cefaléias do esforço físico são tipos de dor que nos fazem pensar em outra doença, circulatórias ou de problemas de artérias e veias, é preciso uma investigação diagnóstica específica. É um tipo de dor que pode ocorrer por qualquer esforço físico: tosse, espirro, evacuação e exercício físico, ou atividade sexual.

A cefaléia da atividade sexual é ainda subdividida em cefaléia pré-orgasmática, que é uma dor em peso na cabeça e pescoço que ocorre durante a atividade sexual e aumenta conforme a excitação sexual, e a cefaléia orgasmática, como o próprio nome diz, ocorre durante ou após o orgasmo, de maneira súbita e muito intensa, chegando ser explosiva.

A cefaléia por estímulo frio ocorre após a ingesta de algum alimento ou bebida muito fria. A cefaléia do sorvete é um subtipo e a explicação para ela está na sensibilidade do nervo trigêmeo para temperaturas muito baixas.

Cefaléia do óculos de natação, ou cefaléia da compressão externa ocorre quando não só óculos de natação apertam muito a cabeça da pessoa, mas também faixas, tiaras, bandanas utilizadas por mulheres ou por desportistas em geral.

Cefaléia do banho quente. Iincrível não é? É rara, felizmente, foi descrita pela primeira vez por Japoneses, e ocorre após qualquer exposição térmica a água quente.

Cefaléia do restaurante chinês. É devida ao glutamato monossódico, o Aji-no-moto®, que contém glutamato, um aminoácido excitatório do cérebro.

Cefaléia em trovoada não é por causa de uma trovoada, mas pelo tipo de dor que ocorre, como se fosse uma trovoada.

A cefaléia da diálise merece destaque pois foram pesquisadores brasileiros que a descreveram.

NEURALGIAS

Neuralgia do trigêmeo se manifesta com dores do tipo choque, principalmente na face e mandíbula. A dor dura um ou mais segundos e pode ser desencadeada pelo se barbear, vento frio, engolir, às vezes até falar e lavar o rosto. Ocorre nas faixas etárias mais avançadas e é tratada com medicamentos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

neuralgia do glossofaríngeo

Dor do tipo choque ou pontada, forte, que ocorre na região da base da língua, fundo da garganta, ouvido e ângula da mandíbula. Pode ser desencadeada por engolir, falar, tossir, semelhante à neuralgia do trigêmeo

neuralgia occipital

A neuralgia do occipital afeta a região da nuca, a dor é em pontada ou choque, pode ficar um dolorimento de fundo, pode aparecer de um lado da nuca, mais para o meio ou mais para perto do ouvido, apresenta boa resposta a bloqueio do nervo com anestésico local (injeção de xilocaina)


neuralgia supraorbital

É uma dor que ocorre na região em cima da pálpebra, de um só lado, pode ser abolida com bloqueio do nervo supraorbital, uma injeção de xilocaína na região frontal da cabeça (a autentica “injeção na testa”)


neuralgia pós-herpética

É um tipo de dor muito forte que ocorre na face, geralmente na distribuição de algum nervo, que foi acometido anteriormente por uma infecção do herpes-zoster, popularmente conhecido como “couro de cobra”, é mais frequente em idosos, imunodeprimidos (AIDS, cancer)