Bem-vindo a Jacuri

 
São José do Jacuri é uma pequena cidade do estado de Minas Gerais.

Para aqueles que ainda não a conhece, atentem-se, pois, se Minas tem seus encantos, deslumbrantes sabores, Jacuri tem suas peculiaridades. Contudo o que mais

 
 

impressiona a seus filhos e descendentes, e descendentes de seus descendentes, e a aqueles felizardos, aventureiros ou irmãos, cujo coração se deixou cativar pelos jacurienses é a sabedoria nata e original dos seus habitantes. _ e quando digo seus filhos me refiro a tudo que compõe esse berço divino: as pessoas, a terra, as nascentes, o ar, as serras e os horizontes...

Essa virtude sertaneja a que me refiro vai além dos limites das ciências e conseqüentemente da mera extremidade do conhecimento humano. Da vida, já dizia um velho

 
homem, o que se tem de real e precioso, é o retém os olhos e a alma captura.

Jacuri, em idioma indígena significa "rio dos jacus". A junção desse vocábulo ao nome de um Santo protetor, a saber, “São José”, forma o nome do município emancipado de Peçanha em 12/12/1953.

Santo protetor de quem? Alguns dizem ser do valente Sr. Manuel Pereira, outros afirmam que isso se deve à influência religiosa do aristocrático Frei Bernardinho.

    Entretanto doutos atribuem essa nomeação a uma herança cultural dos portugueses colonizadores, pioneiros e desbravadores da região.
Há relatos de que se tem registros de 1818 sobre os primeiros moradores: Manuel Pereira do Nascimento e sua família. Laboriosamente se formou o povoado em torno da humilde capela dedicada a São José.

    Frei Bernardino Lagonegro que deu impulso ao lugar.
Toda a primordial evolução é atribuída a tal santo homem.
       Em 1862 a minúscula Jacuri ganhou a condição de distrito e em 12 de dezembro de 1953 a então “pequena” elevou-se à condição de município.

Sua história, pouco divulgada, sempre girou em torno das dependências de memórias centenárias e tais intelectos guardam fatos às vezes contraditórios com os poucos registros, porém o bom senso aliado à sabedoria de poucos dicípulos ainda colhe verdades contidas dos cérebros desses raros anciões.

A agricultura e a pecuária são as principais fontes de renda em Jacuri. Bem,

Há também a medicina popular, a culinária, a solidariedade, o folclore, os causos... mas isso são histórias; histórias que você irá encontrar somente aqui nas páginas dojacuri. Entre, divirta-se, a casa é sua.

                 
Visite o site: Sopoesiador

Subpáginas (2): O meu pai Sobre o site
Comments