Apresentação‎ > ‎

Histórico

O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá é considerado pela avaliação do MEC como um dos melhores cursos do Brasil. O curso foi implantado em maio de 1988 (Resolução nº 022/88-COU) e reconhecido pelo MEC em 1995 (Portaria nº 871/95-MEC).

Desde sua formação já graduou 583 médicos e atualmente é constituído de 87 docentes distribuídos em 9 áreas médicas (Clínica Médica I, Clinica Médica II, Clinica Médica III, Clínica Cirúrgica I, Clínica Cirúrgica II, Clinica Cirúrgica III, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade) e ministram atualmente 39 disciplinas, subdivididas em 109 turmas e 241 alunos matriculados na  graduação.

O curso se destaca pela sua formação integral e de alto conhecimento científico dos acadêmicos em diversas especialidades médicas e muitos dos ex-alunos contribuem atualmente integrando o quadro de docência da UEM como professores doutores, mestres e especialistas.

Além disso, o Departamento de Medicina oferece 10 cursos de especialização lato sensu, modalidade Residência Médica (Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clinica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia) aprovados pelo Conselho Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, com 57 alunos pós-graduandos regularmente matriculados.

          O Departamento de Medicina da UEM tem incentivado a Capacitação didática sendo seu corpo docente composto de 36 com titulação de Doutorado, 28 com titulação de Mestrado e 23 com titulação de Especialização. Estes docentes já desenvolveram 72 Projetos de Pesquisa, 20 Projetos de Extensão e 26 Projetos de Ensino que beneficiaram a comunidade científica e local.