Navegação

Actividade recente do site

ICCR‎ > ‎1- Redes de Computadores‎ > ‎

2- Classificaçâo das Redes Quanto à Abrangência Geográfica

Redes locais (LAN) E Redes Alargadas (WAN)

As redes de computadores podem ser de muitos tipos e existem diversos critérios para a sua classificação. Uma das principais distinções que tem a ver com a abrangência geográfica das redes. Com base neste critério podemos distinguir entre:

  • Redes de área local ou LAN (Local Área Networks) – em que a abrangência de uma rede não ultrapassa algumas dezenas de metros, situando-se, normalmente, dentro de um edifício.
  • Redes de área alargada ou WAN (Wide Área Networks) -  consiste normalmente em diversas redes locais entre si, abrangendo um conjunto de edifícios vizinhos, como por exemplo vários países ou ate a totalidade do globo (como é o caso da Internet).

Entre as redes de área local (LAN) e as redes de área alargada (WAN) podemos encontrar redes de dimensões intermédias, como por exemplo:

  • Redes de Campus (Campus Networks) – consiste normalmente em diversas redes locais ligadas entre si, abrangendo um conjunto de edifícios vizinhos, como por exemplo vários departamentos de uma Universidade, hospital ou uma grande unidade fabril.
  • Redes de Área Metropolitana ou MAN (Metropolitan Area Networks) – redes que abarcam a área de uma grande cidade ou região urbana, interligando determinadas entidades ou instituições que necessitam de manter entre si um sistema de comunicações de dados, como por exemplo as entidades administrativas ou policiais de uma grande cidade.
Comments