Ebooks gratuitos‎ > ‎

Critérios

Critérios da listagem de sítios com ebooks gratuitos
A publicação de uma lista é sempre um ato subjetivo e este não é diferente. Uma lista de sítios que disponibilizem ebooks gratuitos pode não parecer muito relevante pois o Google pode dar todas estas respostas. Mas esta lista também pode ser um bom ponto de partida para boas pesquisas.

Objetivo?
Serão apresentados sítios com bons livros digitais. Pretende ser uma lista simples, útil para bibliotecas escolares e em atualização contínua.
Por tudo isto não será uma listagem exaustiva de locais com livros.

Qualidade dos livros?
Um bom livro digital tem de cumprir vários critérios, destacando-se:
  • Qualidade técnica dos livros;
  • Facilidade de descarregamento
  • Facilidade de leitura em vários equipamentos (formato ePub de preferência)
  • Escrita em idiomas utilizáveis em contexto escolar


Indicações sobre os sítios
Os sítios são classificados em termos qualitativos de 0 a 5 estrelas. Existe uma indicação sobre o idioma predominante nos livros disponibilizados em cada sítio.

Idioma Português?

Relativamente ao idioma português apenas serão listados os que disponibilizam livros em idioma recente de Português de Portugal (acordo de 1945 e acordo ortográfico de 1990).
Livros em português são poucos e ainda menos se forem em português atual. Mas eles existem!

Uma biblioteca digital tem muitas estantes. Aqui trabalhamos só para uma dessas estantes, a dos livros gratuitos .

Esta foi a linha de orientação que se encontrou para garantir o foco na utilização de ebooks em bibliotecas escolares em Portugal. Não porque seja o único possível mas porque os meus recursos também são limitados. Por vezes é preciso regressar ao básico e concentrar esforços em algo realizável e útil.

O que não vai encontrar aqui? Ligações a sítios que não sirvam para criar a estante de leitura de livros digitais de uma escola, como por exemplo:
  • Sítios que publicam apresentações multimédia sob o nome de ebooks (tal como nas bibliotecas físicas, nem todas as formas de leitura são leitura de livros)
  • Sítios que não permitam o download dos documentos (tal como nas bibliotecas físicas, nem todos os recursos são livros)
  • Sítios com livros em português antigo (têm a sua utilidade mas não servem para escolas em Portugal)
  • Sítios que só apresentem imagens digitalizadas de livros (servem para arquivos e não para bibliotecas)
Sim, ficam muitos projetos interessantes de fora desta listagem mas existe sempre o Google! Fica também aqui o desafio para que façam uma listagem complementar e partilhem!


Nota: Os endereços sugeridos podem conter material que não respeite os direitos de autor. Serão retirados desta lista os sítios que reiteradamente e objetivamente não respeitem os direitos intelectuais dos autores dos livros distribuídos.