Pesquisar o site


RELIGIÃO

Religião. Etimologicamente, o termo derivaria quer do latim relegere (respeitar e, por extensão, dedicar a um culto), quer do verbo religare, que significa religar; a religião constitui então um laço que une o homem a Deus como à fonte de sua existência, principalmente de acordo com a tradição cristã. (1)

Faculdade ou sentimento que nos leva a crer na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal; a religião é amparo e conforto moral dos crentes que sofrem. (2)

Expressão de sentimento do homem em relação ao que é santo ou sagrado, que acabou por exprimir através de mitos, rituais, símbolos e filosofia. A religião esteve sempre estreitamente relacionada com os valores morais e a estrutura da sociedade. (3)

"Religio". Na ética romana, aceitação de certas formas obrigatórias de comportamento. Em sentido literal, "estado em que se está obrigado". Por extensão, um sentimento de temor em presença de espíritos e deuses. (3)

Figura Ilustrativa (1)

(1) DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

(2) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]

(3) HUXLEY, Sir Julian e outros. O Pensamento: Filosofia, Religião, Moral. Publicações Europa-Americana, 1970 (Glossário).

Mais informação: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/religiao-e-vivencia-religiosa.htm

http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/papel-da-religiao.htm

Estude Online: Lista dos Cursos 24 Horas


Comments