Pesquisar o site



DIABO

Diabo. Do grego diabolos, perturbador, caluniador. Personificação do mal, figura simbólica da indignação contra Deus. (1)

Simboliza todas as forças que perturbam, inspiram cuidados, enfraquecem a consciência e fazem-na voltar-se para o indeterminado e para o ambivalente: centro da noite, por oposição a Deus, centro de luz. Um arde no mundo subterrâneo, o outro brilha no céu.

O Diabo é o simbolo do Malvado. Quer ele se vista como um senhor muito fino, quer ele faça caretas no capitel das catedrais, tenha cabeça de bode ou de camelo, chavelhos, cornos, pêlos por todo o corpo, pouco importa a figuração - nunca lhe faltam disfarces  - ele é sempre o Tentador e o Carrasco. Sua redução a forma animal serve para manifestar simbolicamente  a queda do espírito. Todo o papel do diabo é esse: espoliar o homem, tirar-lhe a graça de Deus, para então submetê-lo à sua própria dominação. (2)

(1) LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. Tradução Mário Krauss e Vera Barkow. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003.

(2) CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 12. ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1998.

Estude Online: Lista dos Cursos 24 Horas


Comments