História

A ARCA- Associação Recreativa de Coimbra Artística foi fundada em Coimbra em 1 de Setembro de 1971, tendo surgido inicialmente como uma associação de ocupação de tempos livres e ensino, como passatempo, através de cursos livres artísticos. Em 1980, como consequência da reestruturação da própria associação, começou a leccionar o Curso de Artes Visuais que viria posteriormente a ser atribuído pelo Ministério da Educação, habilitação própria para a docência das disciplinas do 5º grupo do ensino básico – 5º e 6º anos, e suficiente para as disciplinas do ensino secundário.

Tendo por base a sua missão, o aumento da experiência obtida no ensino e a ambição de mais e melhor, levou a ARCA em 1989, a desenvolver dois tipos de ensino: criou a ETAC – Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra, com a actual denominação de EUACEscola Universitária das Artes de Coimbra, onde são ministrados cursos de nível superior e a EAC - Escola de Artes de Coimbra, onde são ministrados cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação de Jovens. A ARCA é entidade Instituidora da EUAC e entidade proprietária da EAC.

Para a prossecução dos seus objectivos, a ARCA, criou em 13 de Junho de 2007, o Departamento de Formação Profissional da ARCA, que a par com a EUAC e com a EAC completa a acção da ARCA.

O Departamento de Formação Profissional, tem como principal função a organização e gestão de acções de Formação Profissional. Salientamos que tanto a EUAC, como a EAC como o Departamento de Formação Profissional funcionam como unidades autónomas.
 
Comments