Propiretário do site

Sobre o site

O site nas redes sociais

Jogos‎ > ‎

Ouri


Ouri

O Ouri é um jogo pertencente à família dos jogos de mancala, também conhecidos por jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, possuindo estes jogos um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas.

O Ouri é um jogo para duas pessoas, jogado num tabuleiro com  casas,  depósitos e com  pedras. O objetivo é recolher o maior número de pedras, vencendo o jogador que obtiver  ou mais pedras no seu depósito.

Regras

Cada jogador escolhe o seu lado no tabuleiro. Para saber quem irá começar a partida, um dos jogadores recolhe uma pedra numa das mãos e, se o outro jogador conseguir adivinhar, então esse jogador começa a partida. Caso contrário, irá ser o outro jogador. O depósito de cada um dos jogadores encontra-se à sua direita.

No início do jogo cada casa possui  pedras. O jogador que começa o jogo recolhe todas as pedras de uma das suas casas e distribui uma à uma nas outras casas, no sentido anti-horário (sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio), podendo essas pedras serem colocadas nas casas do adversário. Se uma casa tiver mais do que  pedras, o jogador não deverá contar com a casa de partida aquando da distribuição das pedras. O jogador não deve mexer nas casas com apenas uma pedra enquanto tiver outras casas com mais pedras.

Se o jogador, ao terminar de colocar as pedras verificar que existem casas do adversário que contenham  ou  pedras, incluindo aquelas que acabou de colocar, então poderá capturá-las e colocá-las no seu depósito. No caso em que um dos jogadores fica sem pedras do seu lado após ter realizado a sua jogada, o adversário deverá realizar uma jogada que introduza pedras nas casa do outro jogador. Se um jogador realizar uma captura e deixar o adversário sem pedras, ele será obrigado a realizar uma jogada por forma a introduzir pedras nas casas do adversário. 

Quando um jogador fica sem pedras e o adversário não pode jogar por forma a introduzir pedras nas casas deste jogador, a partida termina e o adversário recolhe as pedras que estão nas suas casas e coloca-as no seu depósito. Ganha quem tiver o maior número de pedras. Quando o jogo está quase no fim e o número de pedras faz com que haja uma situação que se repete indefinidamente, então cada jogador recolhe as pedras que se encontram nas suas casas e ganha aquele que tiver mais pedras no seu depósito.