Causas do desemprego no Brasil

Apesar do Brasil ser considerado um país continental, rico em belezas naturais, ter boa comida, povo acolhedor, enfim isso não faz o país se desenvolver, ou seja, ficar falando que o Brasil tem mil e uma coisas e viver só de aparências não resolve nada.
O principal problema de muitos brasileiros é o desemprego, mas também não adianta só ficar culpando os governantes e por tal situação, pois hoje em dia sobram vagas no mercado de trabalho, onde isso acontece devido do a falta de especialização das pessoas, isso mesmo, atualmente essa é principal causa do desemprego, pois as empresas buscam profissionais capacitados com cursos técnicos profissionalizantes, porque nem mesmo ter um a faculdade no currículo está ajudando a conseguir um emprego.
Já existem vários incentivos do governo que dão cursos profissionalizantes gratuitos a quaisquer pessoas, para isso basta procurar em sua cidade ou região instituições de ensino governamentais que disponibilizam vagas para pessoas ingressarem nos cursos gratuitos.

Com certeza agora uma das principais causas do desemprego no Brasil é a crise em que estamos enfrentando, milhões de pessoas em que estavam empregadas estão sofrendo com a mesma e perdendo os seus cargos em função disso. Embora também temos outros motivos, um deles é a qualificação profissional.

Com esse mundo todo globalizado fica bem difícil enfrentar a fonte de informações com quem tem preparo para lidar com a mesma, sendo assim as pessoas em que não tem muitos cursos vão ficando para trás em suas funções. Por isso nunca deixe de se atualizar e mostrar que está apto a enfrentar qualquer situação.


Constantemente vemos os brasileiros correndo, batalhando para conseguir um emprego decente e bem remunerado, pois na atual realidade em que o mundo moderno se encontra sugere mudanças urgentes na sociedade, no que diz respeito ao mercado de trabalho, é fato também que a sociedade não está acompanhando o ritmo dessa mudança, pois as profissões estão desaparecendo e outras surgindo, onde a concentração de renda aumenta e a economia esta se globalizando. Nesse ritmo, grandes empresas estão investindo em características antes vistas como sem importância, a criatividade esta sendo diferencial, pré-requisito para o trabalhador moderno, além de formação profissional.

A conseqüência do desemprego do Brasil também pode estar ligada ao sistema educacional que necessita de uma melhora, preparando novas gerações para a versatilidade do mundo moderno, bem como as políticas contra o desemprego que precisa apresentar soluções adequadas à realidade de uma economia que não pode ser mais dividida em simplesmente formal e informal. Outro lado também que tem como conseqüência o despreparo das universidades em produzir profissionais capacitados para o mercado de trabalho, onde os novos cursos superiores possuem períodos menores ou mesmo cursos superiores que são feitos em finais de semana em que apenas oferece um diploma universitário. E se por um lado faltam empregos para a maioria da população, também faltam profissionais capacitados para preencher as vagas das empresas.

Outro grande fator que pode aumentar e explicar significativamente a taxa de desemprego é o avanço da tecnologia, onde uma máquina substitui o trabalho de 10, 20 ou 40 pessoas. Isso ocorre desde a Revolução Industrial de m1750, que provocou insatisfação nos trabalhadores. Outro exemplo do desemprego é informática onde pessoas também são substituídas por máquinas, como no bancos, onde você pode sacar dinheiro, pagar uma conta através dos caixas eletrônicos. Mas em vista temos que levar em conta de que de nada adianta abrir vagas de trabalhas se não existem pessoas capacitadas para assumirem a vaga. Por nos dias atuais é importante você não perder nenhuma chance de estudo e procurar ao máximo se qualificar com cursos, porque para você pode parecer apenas mais um diploma, mas no futuro fará toda a diferença.


Subpáginas (1): Soluções para o Desemprego
Comments