Apresentação




  Especialização em Anatomia e Histologia - Turma 34 - 2017

    INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 01/12/2016

MAIORES INFORMAÇÕES PELO 44 3011-4340 OU PELO wnrfacina@uem.br





        O manual de bloqueios anestésicos de extremidades descreve, com as minucias necessárias e com suficiente clareza, a experiência de um grupo profissional qualificado, embora heterogêneo, no qual se identificam professores muito experientes nos seus respectivos campos de atuação e estudantes de graduação em Medicina. Aos primeiros coube, certamente, indicar o caminho e aos segundo, tornar o texto palatável justamente aos menos experientes, algo que quase sempre falta nos textos mais complexos.

        Os dois capítulos iniciais são muito adequados na descrição dos aspectos gerais referentes aos bloqueios anestésicos e aos anestésicos locais, com detalhes bem descritos sobre as indicações, contraindicações e vantagens dos primeiros e sobre o mecanismo de ação dos segundos, incluindo uma breve descrição da anatomia dos nervos periféricos e sua implicação no modo de instalação do bloqueio.

        Os capítulos seguintes tratam dos vários tipos de bloqueio realizados pelo grupo, especificando as indicações, a anatomia, contraindicações, técnica, complicações e causas de insucesso. No tópico sobre a técnica, há detalhes também sobre o material utilizado e a dose de anestésico a ser empregada. Enfim, há detalhes e minúcias suficientes para o leitor atento reproduzir cada ato nos seus pacientes, com elevado grau de reprodutibilidade.


          A leitura de todo o texto é fácil e prazerosa, o que certamente contribui para a compreensão e a eficácia na aplicação da lição apreendida. Em resumo, trata-se de um texto voltado a principiantes, mas que conta com detalhes que propiciam adequado aprendizado até mesmo para profissionais mais experientes. 

            
                    Para adquirir o livro