Televisão Digital 


A chamada TV Digital é a transmissão de dados digitais e não de sinais analógicos o que se traduz em grosso modo num incremento de quantidade de informação transmitida. 

Enquanto o sistema analógico transmite o sinal vídeo e som, o sistema digital transmite dados em forma binaria ( 1 e 0 ) que potência o volume transportado. Além disso como está em formato digital as imagens e sons podem ser comprimidos e tratados para que não ocorram interferencias. O que um único canal analógico transmite pode equivaler a vários canais canais digitais. Estamos a falar de uma forma de transmissão TV que promete dar aos consumidores enormes benefícios.

Transmissão 

A TV digital pode ser implementada não só nas transmissões terrestres, como via satélite ou via cabo. Existem já operadoras internacionais a transmitir em formato digital como Sky digital que já transmite para o reino Unido via satélite; a Quieroty espanhola e a Ondigital inglesa em difusão terrestre e a Time Warner Cable via cabo nos Estados Unidos.
 
A capacidade que a TV digital proporciona a nível de oferta de canais e de programação representa um ponto de viragem da televisão tal como a conhecemos. Para termos uma noção o operador Time Warner Cable oferece 200 canais dos quais 40 são musicais com som qualidade de CD, 50 são " pay-per-view" e ainda canais desportivos .As potencialidades das tvs digitais terrestres são inferiores à TV digital via satélite ou cano.

Vantagens da TV Digital

Televisão com tecnologia superior à que existe nos dias de hoje, com uma qualidade melhor de imagens e sons e com outros serviços, inclusive navegação na Internet.

Algumas vantagens da TV Digital, além da qualidade de imagem, é a possibilidade de transmitir áudio em várias línguas, legendas também em várias línguas, cenas tomadas de diferentes ângulos seriam escolhidas pelo usuário (indicando um primeiro passo na interatividade entre usuário e emissora de TV), transmissão de outras informações além do programa que se está assistindo (saldo bancário, resultados esportivos, notícias no rodapé, previsão meteorológica, etc.).  

Tipos de TV Digital

No mundo, existem atualmente três tipos de TV digital, sendo um produzido nos Estados Unidos, outro no Japão e um terceiro na União Européia.
 
No Brasil, o Governo decidiu realizar uma pesquisa para ter sua própria tecnologia para a TV digital, com o objetivo de escolher o padrão mais adequado à nossa realidade, uma vez que somos um País menos desenvolvido.