Encontre aqui informações sobre os principais serviços e atividades do setor.
Perfuração de poços artesianos
A perfuração de poços artesianos é um método bastante usado para suprir as necessidades de falta de água, principalmente em áreas e regiões onde a população e também animais enfrentam problemas relacionados á escassez dela.
Uma empresa de perfuração de poços artesianos é aquela que é responsável por realizar procedimentos especializados para a construção de poços em regiões urbanas e rurais sendo de extrema importância que a empresa de perfuração de poços artesianos faça um estudo do local antes de iniciar os trabalhos, pois é possível que ocorram diversas situações, como a presença de rochas fáceis ou difíceis de se atravessar. Bem como situações adversas mais comuns como a baixa presença de água suficiente para abastecer ou suprir a necessidade almejada.
No estado de São Paulo, realizar a construção de um poço é um processo que deve seguir uma grande quantidade de cuidados, a fim de se proporcionar tanto uma maior quantidade de água para o proprietário, quanto a qualidade da mesma no local, sendo de grande importância que a empresa de perfuração de poço do tipo artesiano obedeça todas as legislações locais ao realizar a perfuração.
Saiba mais em: perfuração de poços artesianos
Outorga para poços artesianos
Para a emissão de outorga para poços artesianos e ter direito ao uso de recursos hídricos, o órgão gestor necessita conhecer e/ou estimar as disponibilidades hídricas em determinada bacia hidrográfica e, por meio de critérios técnicos, verificar a possibilidade de atender às demandas dos diversos usuários da água, conhecendo os efeitos das respectivas intervenções autorizadas em relação a um estado antecedente do corpo hídrico.
Para a emissão de outorga para poços artesianos é necessária a quantificação das disponibilidades hídricas. O potencial hídrico superficial de uma bacia pode ser estimado conhecendo-se as vazões médias de longo período dos cursos de água, cujos dados podem ser obtidos por meio das informações geradas nos postos hidrométricos.
O usuário solicita outorga em São Paulo deverá preencher formulários específicos e caracterizando a demanda hídrica individual pelas vazões, regime de operação e características da captação.
Todos os procedimentos devem ser acompanhados pela empresa de Geologia e seus técnicos especializados, para que a obra do poço e a instalação seja feita de maneira adequada conforme a necessidade.
Saiba mais em: outorga de poços artesianos
Manutenção de poços artesianos
Os serviços de manutenção de poços artesianos compreendem os trabalhos comuns de limpeza, desinfecção, desincrustação, bombeamento expedito de vazão (tempo mínimo de três horas), e
execução de análises físico-química e bacteriológica ao final dos serviços de manutenção (conforme estabelecidas por legislação específica vigente).
As manutenções em poços tubulares profundos são classificadas como preventivas e corretivas. As operações de manutenção preventiva são normalmente programadas e realizadas em tempo hábil, antes que o poço entre em colapso. A sua programação depende de um bom controle operacional dos poços para a detecção antecipada de problemas.
As manutenções corretivas podem levar a interromper a operação do poço, muitas vezes, por um longo período. São normalmente realizadas quando o poço entra em colapso e, na maioria das vezes, o poço tem sua operação paralisada, seja pela queima do conjunto motobomba, pelo rompimento dos filtros ou mesmo do revestimento, desmoronamento, incrustações, corrosão, etc.
As manutenções preventivas mais simples, como as limpezas de poços, as desincrustações de filtros e fraturas e o combate às ferro bactérias ainda na fase inicial acompanhamento cuidadoso da história operacional dos poços, de uma região, pode fornecer orientações importantes para a manutenção ou a recuperação destes.
Através de um formulário padrão para manutenção de poços artesianos, o mesmo é preenchido em sua totalidade, com as referidas assinaturas dos responsáveis, sendo entregue em meios impresso e digital, ao órgão licenciador, juntamente com os formulários padronizados do licenciamento ambiental e outorga do uso da água, juntamente com os relatórios técnicos das análises físico-química e bacteriológica, e outros documentos que dependem das condições que envolvam cada processo requerido.
Também será anexada ao relatório técnico a anotação de responsabilidade técnica - ART devidamente preenchida em nome do profissional legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de São Paulo – CREA-SP para conduzir todos os trabalhos (geólogo ou engenheiro de minas), com comprovante de recolhimento da correspondente ART junto ao CREA-SP.
Saiba mais em: manutenção de poços artesianos