Instalação do Snow Leopard via iBoot (Intel)


Instalação do Snow Leopard via iBoot (Intel)

O que você vai precisar:

- PC (Intel) Core Solo, Core2 e Core i
- CD do iBoot Download iBoot-Supported
- DVD do Snow Leopard.

TonyMacx86

***Você também pode usar o CD de BOOT de sua preferência e seguir esse tutorial!***

Uma boa opção é o HacBoot que já vem com o "Pós Instalação"

Download HackBoot
Darwin kernel 10.4.0
HackBootV1 Core, Core2 e Core i

Novo 10.4.0 Darwin Kernel - Todos os "Core i3/i5/i7" são suportados!

Voltando à instalação...

Usaremos o "GUID Partition Table" e pra isso teremos de formatar todo o HD. Faça seu BACK UP antes de começar a instalação.

Procedimentos:

Faça o boot pelo cd iBoot


Remova o CD, insira o DVD do Snow Leopard, aguarde alguns segundos e pressione F5, então selecione o DVD e pressione Enter.


*Se você não consegue chegar na tela de instalação, repita o procedimento digitando “-x” na tela acima.

Depois de dar o boot pelo dvd e escolher “usar português do brasil como idioma principal” espere aparecer a tela “Instalar Mac OS X". Vá no menu superior “Utilities --> Disk utility”, selecione o HD que deseja formatar e vá em “particionar(partition)”. Na aba “atual(Volume Scheme)” escolha o número de particões que você deseja, lá embaixo vá em “opções(Options)”, clique e escolha “GUID”, depois selecione “Mac Os Extended (Journaled)” vá em aplicar e espere.





Terminando esse processo encerre o utilitário de disco.

Selecione o HD para a instalação e prossiga.

Se você receber a mensagem “Mac OS X could not be installed on your computer” no final da instalação como mostrado na foto abaixo...Não se preocupe. sleep.gif



Reinicie o computador.

Faça o boot novamente com o cd do iBoot

Chegando na tela do Chameleon, escolha a sua nova instalação do Snow Leopard.(Se você está tendo problemas, faça o boot com "-x" na tela abaixo.)



O sistema está rodando, mas não inicializa sem o iBoot, então temos que instalar o bootloader (Chameleon) no HD. Isto pode ser feito através do aplicativo myHack e pelo aplicativo MultiBeast

Existem outros métodos de instalação do Chameleon, um bom exemplo é o Lizard

*Use um pendrive ou um CD para gravar um desses dois aplicativos(myHack ou MultiBeast)

--> Usando o myHack <--

Alguns arquivos e kexts que você pode instalar pelo myHack:

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. É usada por padrão se estiver criando um USB de instalação. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pelo kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

fakesmc.kext - emulador de SMC.

NullCPUPowerManagement.kext (recomendada) - desabilita o gerenciamento de energia, instale pelo menos até ter certeza de que não é necessário para a sua placa mãe, caso contrário o processador pode superaquecer.

OpenHaltRestart.kext - corrige problema ao desligar e reiniciar o PC.

PlatformUUID.kext - injeta o UUID do Hardware.






--> Usando o Multibeast <--

Nesse caso "a ordem do fatores altera o produto thumbsup_anim.gif ", então siga essa ordem.

1- Instale usando o iBoot + Retail DVD

2- Dê o boot novamente com o iBoot depois da instalação!

3- Configure seu computador(Entrada no Sistema, Etc)

4- Instale o Combo Update – Não reinicie

5- Execute o MultiBeast

6- Reboot

MultiBeast

O Multibeast contém três diferentes soluções pós-instalação: GigaBeast, EasyBeast e UserDSDT. Também tem Utilitário para reconstruir os caches e reparar permissões entre outras opções.

Execute o MultiBeast, selecione o HD que você instalou o Snow Leopard e depois escolha uma das 3 opções ou se preferir, faça a instalação de tudo que você precisa manualmente.

-GigaBeast - Para placas-mãe Gigabyte P55.



-EasyBeast - Solução sem DSDT(Core/Core2/Core i). Ele instala todos os elementos essenciais para permitir que seu sistema inicie a partir do disco rígido. Áudio, Vídeo e Rede você terá de instalar depois.

Opções EasyBeast

EasyBeast for Supported CPU - CPUs Suportadas
EasyBeast for Unsupported CPU - CPUs não suportadas.



-UserDSDT - Instala o mínimo, serve para aqueles que já possuem DSDT editado.

Selecione também o System Utilities para reconstruir os caches e reparar permissões.

Advanced Options tem muitas opções pra você fazer sua instalação personalizada incluindo Áudio, Vídeo, Rede, etc. Só marque o que você tem certeza.



Partição EFI

Quando o HD é particionado no esquema GUID é criada uma partição de 200 MB no início do disco, ela é chamada de partição EFI. O Chameleon, assim como as kexts "extras", podem ser instalados tanto na partição EFI quanto na do Snow Leopard. Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal


diskutil list

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X.


sudo su

sua senha

diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1



Úteis


A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard



Graphics Injection - habilita o funcionamento dos drivers da placa de vídeo, funciona para várias placas ATI e nVidia.
Built In Ethernet - evita problemas relacionados à placa de rede não ser reconhecida como interna.

Com o sistema já inicializando sem o CD de boot, fica faltando o ajuste fino.

O fórum tem diversos tópicos sobre diferentes placas mãe, com as kexts e configurações necessárias. Se você não encontrar um tópico sobre a sua placa mãe, procure conhecer os componentes (áudio, rede, etc.) para poder procurar pelas kexts individualmente.

Atualização para o 10.6.4

DSDT

System Info





Comments