Sistemas fotovoltaicos

Sistemas fotovoltaicos são compostos por diversos elementos que permitem a conversão da energia solar em energia elétrica e seu uso através dos aparelhos domésticos e industriais. A energia solar é convertida em energia elétrica contínua nos módulos fotovoltaicos. Porém, essa energia não é passível de ser utilizada por todos os equipamentos elétricos, pois a maioria deles opera sob corrente alternada. Dessa maneira, a energia elétrica precisa ser convertida nos inversores. Os inversores convertem a corrente elétrica contínua que chega dos módulos em corrente alternada nas mesmas frequência e tensão da rede elétrica convencional. Essa energia segue então para o consumo da residência ou da indústria onde o sistema está instalado.

Porém, os módulos fotovoltaicos só conseguem fornecer energia durante o período em que o sol está presente. Dessa forma, o sistema fotovoltaico deve estar preparado para abastecer o consumo do local onde está instalado de outra forma. As duas formas de abastecimento mais comuns são através de baterias, nos sistemas denominados off-grid ou isolados, e da própria rede elétrica da distribuidora de energia regional, nos sistemas denominados on-grid ou conectados à rede.

Nos sistemas isolados, o sistema deve ser projetado para, além de abastecer o consumo no período diurno, manter as baterias armazenadoras carregadas para o consumo noturno. Além disso, deve prever também dias em que a radiação solar seja reduzida por conta de mau-tempo e/ou falhas do sistema.