CURSOS EFA

BÁSICO B3 e SECUNDÁRIO

ESCOLA EB 2,3/S DE ALFÂNDEGA DA FÉ


Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível básico. B3

Plano curricular dos Cursos EFA de nível básico de educação
Os Cursos EFA de nível básico,  compreendem uma componente de formação de base.
A componente de formação de base integra as 4 áreas de competências-chave constantes no Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos de Nível Básico (Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comunicação).

Referencial geral de formação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível básico.

Durações máximas de referência (em horas) (a)

 

Percurso formativo

 

Condições mínimas de acesso

 

Componentes de formação

 

 

 

B3

 

2º ciclo do ensino básico

Aprender com Autonomia

Formação de base (b)

900 (c)

 

 

Cidadania e Empregabilidade (CE)

Linguagem e Comunicação (LC)

 

Matemática para a Vida (MV)

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

40

50 H A

50 H B

50 H C

50 H D

 

Unidades de Formação de Curta Duração

50 H A

50 H B

50 H C

50 H D

50 H LE A

50 H LE B

Unidades de Formação de Curta Duração

50 H A

50 H B

50 H C

50 H D

Unidades de Formação de Curta Duração

50 H A

50 H B

50 H C

50 H D

 

Unidades de Formação de Curta Duração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (a) No caso de Cursos EFA que sejam desenvolvidos apenas em função de uma das componentes de formação, são consideradas as cargas horárias associadas especificamente à componente de formação de base ou tecnológica, respectivamente, acrescidas do módulo "Aprender com Autonomia".

(b) A duração mínima da formação de base é de 100 horas, bem como a da formação tecnológica.
(c) Inclusão obrigatória de uma língua estrangeira com carga horária máxima de 50 horas para o nível B2 e de 100 horas para o nível B3.
(d) Inclui, obrigatoriamente, pelo menos 120 horas de formação prática em contexto de trabalho, para os adultos que estejam a frequentar um curso de nível básico e nível 2 de formação que não exerçam actividade correspondente à saída profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa área afim.
(e) O número de horas é ajustado (em termos de duração) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicável.
(*) Este limite pode ser ajustado tendo em conta os referenciais constantes no Catálogo Nacional de Qualificações.

Módulo Aprender com Autonomia
Os cursos EFA de nível básico e de nível 1 ou 2 de formação integram um módulo designado "Aprender com Autonomia", organizado em três unidades de competência, centradas, essencialmente, no recurso a metodologias capazes de proporcionar aos formandos técnicas e instrumentos de autoformação. Estes instrumentos e técnicas favorecem ainda o desenvolvimento de hábitos de trabalho em grupo, bem como a definição de compromissos individuais e colectivos.

Temas de Vida
A base de coerência entre as quatro áreas de competências-chave constantes no Referencial de Competências-Chave, incluindo a  formação tecnológica, é assegurada por um conjunto de temas de vida que representam temáticas de natureza transversal significativas para os formandos de cada grupo.
Nos Cursos EFA que conferem apenas habilitação escolar, os temas de vida integradores das aprendizagens devem contemplar temáticas directamente relacionadas com a dimensão da profissionalidade, designadamente a reorientação ou o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo ou outros que se manifestem mais relevantes para o grupo de formandos de cada curso.

 

Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário e de habilitação escolar

Plano curricular dos Cursos EFA de nível secundário e de habilitação escolar
Os Cursos EFA de nível secundário que conferem apenas habilitação escolar integram somente a componente de formação de base e desenvolvem-se segundo três percursos (S - Tipo 1, S - Tipo 2 ou S - Tipo 3), consoante o nível de escolaridade dos adultos (9º, 10º ou 11º ano de escolaridade, respectivamente).

Referencial geral de formação dos Cursos EFA de nível secundário

Durações máximas de referência (em horas)

 

 

Percurso formativo

 

 

Condições mínimas de acesso

Componentes de formação

 

 

Total

Formação de base (a)

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (b)

 

Cidadania e Profissionalidade (CP)

 

Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)

 

Cultura, Língua e Comunicação (CLC)

 

 

S - Tipo A

 

9º ano

1100 (c)

50 H UFCD

X 8

Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)

50 H UFCD

X 7

Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)

50 H UFCD

X 7

Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)

50

 

 

1150

 

S- Tipo B

10º ano

600 (d)

 

 

 

 

25

 

625

 

S - Tipo C

11º ano

300 (e)

 

 

 

 

15

 

315

 

(a) A duração mínima da formação de base é de 100 horas.
(b) Sempre que se trate de um adulto que frequente a formação em regime não contínuo, o cálculo deve ser feito tendo em conta sessões de 3 horas a cada 2 semanas de formação, para horário laboral, e 3 horas, de 4 em 4 semanas, para horário pós-laboral. A duração mínima da área de PRA é de 10 horas.
(c) A esta carga horária poderão ainda acrescer entre 50 e 100 horas correspondentes às UFCD de língua estrangeira, caso o adulto revele particulares carências neste domínio.
(d) As UFCD da formação de base obrigatórias para o percurso S - Tipo B são:
- Cidadania e Profissionalidade: UFCD1, UFCD4 e UFCD5;
-  Sociedade, Tecnologia e Ciência: UFCD5, UFCD6 e UFCD7;
- Cultura, Língua, Comunicação: UFCD5; UFCD6 e UFCD7;
- Mais três UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma língua estrangeira (caso o adulto não detenha as competências exigidas neste domínio) ou de qualquer uma das áreas de competências-chave.
(e) As UFCD da formação de base obrigatórias para o percurso S - Tipo C são:
- Cidadania e Profissionalidade: UFCD1;
- Sociedade, Tecnologia e Ciência: UFCD7;
- Cultura, Língua, Comunicação: UFCD7;
- Mais três UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma língua estrangeira (caso o adulto não detenha as competências
exigidas neste domínio) ou de qualquer uma das áreas de competências-chave.

(f) O número de horas é ajustado (em termos de duração) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicável. 

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA)
Os Cursos EFA de nível secundário e de nível 3 de qualificação profissional integram uma área de portefólio reflexivo de aprendizagens, destinada a desenvolver nos adultos processos reflexivos e de aquisição de saberes e de competências. Esta área tem um carácter transversal à componente de formação de base e à componente de formação tecnológica (sempre que se trate de um curso de dupla certificação).

Núcleos geradores
As três áreas de competências-chave da formação de base dos cursos EFA de nível secundário e de nível 3 de qualificação profissional têm como suporte e base de coerência um conjunto de temas, designado por "Núcleos geradores" que resultam da contextualização, nos domínios privado, público, profissional, institucional e macroestrutural, de temáticas abrangentes, presentes na vida de qualquer adulto.

Avaliação
Nos Cursos EFA, o processo de avaliação compreende:
a) uma avaliação formativa - permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação ou de aprofundamento.
b) uma avaliação sumativa - serve de base à tomada de decisão sobre a certificação final.
Nos Cursos EFA de nível secundário, a avaliação formativa ocorre, preferencialmente, no âmbito da área de PRA, a partir da qual se revela a consolidação das aprendizagens efectuadas pelo adulto ao longo do curso.

A informação relativa à avaliação dos formandos deve ser registada no SIGO para que seja possível a emissão do respectivo Certificado de Qualificações e Diploma.

Qual a certificação
De acordo com o percurso formativo definido para cada adulto, os Cursos EFA podem conferir uma dupla certificação (escolar e profissional), uma certificação apenas escolar ou apenas profissional.
Para obtenção da certificação pela conclusão de um Curso EFA é necessário que o adulto obtenha uma avaliação sumativa positiva, com aproveitamento nas componentes do seu percurso formativo (componente escolar e/ou profissional) e na formação prática em contexto de trabalho, sempre que esta o integre.

Certificação nos Cursos EFA de nível secundário e de habilitação escolar

Nos Cursos EFA de nível secundário correspondentes ao percurso S - Tipo A (cuja condição de acesso é o 9º ano), a certificação está dependente da validação das 22 unidades de competência associadas às UFCD que compõem a componente de formação de base.
Esta validação decorre da avaliação positiva de um número não inferior a 44 das 88 competências que compõem o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário, de acordo com a seguinte distribuição:
- validação das 8 unidades de competência (UC) na área de Cidadania e Profissionalidade, com o mínimo de duas competências validadas por cada UC (16 competências validadas);
- validação das 7 unidades de competência (UC) na área de Sociedade, Tecnologia e Ciência, com o mínimo de duas competências validadas por cada UC (14 competências validadas);
- validação das 7 unidades de competência (UC) na área de Cultura, Língua, Comunicação, com o mínimo de duas competências validadas por cada UC (14 competências validadas).

Nos percursos S - Tipo B e S - Tipo C, cujas condições de acesso são, respectivamente, o 10º e 11º ano de escolaridade, a certificação está dependente da validação de duas competências em cada UC.

VEJA O BLOG: http://efansjoaonunes.blogspot.com

 
CHAT DO PROFESSOR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

REDE SOCIAL: FAZ-TE MEMBRO.

INSCREVE-TE!


Visite Professor Joao Nunes


VISITANTES ONLINE

counter

CURSOS EFA: NÍVEL SECUNDÁRIO

 MATÉRIAS

Procurar no Google

E-mail

Blogues

 e-Portfólios

Curriculum Vitae Europeu

Video

Power Point

Slide Show

Aprendizagem

DISCIPLINAS DO SECUNDÁRIO

Núcleos

Cidadania e Profissionalidade

Sociedade, Tecnologia e Ciência

Cultura, Língua e Comunicação

Portefólio Reflexivo Aprendizagens

 

Dicionário On-line
Dúvidas linguísticas

 CURSOS EFA BÁSICO: B3 3º CICLO

Autobiografia

 

CNOs DE REFERÊNCIA

Sites a Visitar

 

Rede Social - Novas Oportunidades

 

Música!

 
 TRADUTOR
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog
CURSOS EFA

Básico 3 (B3)

O EFA escolar - B3 proporciona uma certificação escolar, correspondendo, nesta fase, à escolaridade básica de nove anos. 

Destinatários

Os Cursos EFA poderão ser indicados para si, no caso de:
- ter idade igual ou superior a 18 anos;
- pretender completar 9º ano de escolaridade;

Plano de estudos

Os Cursos EFA apresentam um modelo que integra:
 
- o reconhecimento e a validação de competências prévias, adquiridas em diferentes contextos de vida;
- formação de base.

A concepção curricular dos Cursos EFA, embora flexível, deve respeitar uma estrutura por áreas de Competências-Chave, subdivididas em unidades de  competência com coerência interna, que inclui componentes integradas de componente de Formação de Base (no caso dos Cursos EFA de certificação escolar).

Cursos EFA - Certificação escolar 

 

Formação de Base a)

Percurso da Formação

Reconhecimento e Validação de Competências

Aprender com Autonomia
Áreas de Competências-Chave

Total de Horas

Básico 3

Entre 25 e 40h

40h
Entre 100 e 900h b)

 

Entre 165 e 980h

 

Temas de Vida
Área transversal no currículo cujos temas, seleccionados a partir das questões mais significativas para cada grupo de formandos, informam e organizam a construção curricular


a) Independentemente do resultado do reconhecimento e validação de competências, a duração mínima da formação de base é de 100 horas.
b) Inclusão obrigatória de uma língua estrangeira com carga horária máxima de 50 horas para o nível B2 e de 100 horas para o nível B3. 



Certificação

De acordo com o percurso formativo definido para si, o curso EFA de certificação escolar, poderá obter:

- Certificado de 3º ciclo do ensino básico (9º ano de escolaridade) e diploma do ensino básico.



B3- 3º CICLO ENSINO BÁSICO
  •  Quatro áreas de Competências-Chave:

    Tecnologias da Informação e Comunicação (consultar referencial)
    Linguagem e Comunicação (consultar referencial)
    Linguagem e Comunicação - Inglês (consultar referencial)
    Linguagem e Comunicação - Francês (consultar referencial)
    Matemática para a Vida (consultar referencial)
    Cidadania e Empregabilidade

    EFA NÍVEL SECUNDÁRIO
    (consultar referencial)