MORINGA OLEIFERA - Sobre a Moringa conhecida como SEMENTE DA VIDA Planta de propriedades medicinais com algumas receitas...

Moringa - Uma verdadeira benção da natureza

ORIGEM

É uma árvore originária da Índia. Nasceu em uma região seca como a do sertão do Brasil , onde chove pouco e durante período curto do ano.

NOME-CIENTÍFICO 
É uma planta da família Moringa Ceae e os cientistas a conhecem como moringa Oleífera, porque ela também produz muito óleo.

NOMES-POPULARES 
Em alguns lugares do nordeste é conhecida como Lírio-Branco e Quiabo de Quina, em inglês, é chamada de Drumstick (Baqueta) devido ao formato que lembra o Bastão de bater o tambor.

CARACTERÍSTICAS 
É uma planta perene (que dura muitos anos, não acabam) que atinge cerca de 10 metros de altura. As flores são perfumadas, de cor branca ou bege, pintadas de amarelo na base. 
O fruto é uma espécie de vagem normal, que tem duas faces. 
As sementes, sempre em grande número por fruto, têm quase 1 centímetro de diâmetro e, são aladas.

VALOR NUTRITIVO 
O conteúdo de vitamina a nas folhas é de 23 mil ui (unidades internacionais) por 100 gramas de folhas maduras, o maior dentre os vegetais comestíveis. Só para se ter uma idéia da importância desse conteúdo, o brócolis possui 5 mil ui e a cenoura 3.700. As folhas da moringa são boa fonte de fósforo, cálcio, ferro e vitamina c contém também cerca de 27% de proteínas.

Alternativas de utilização da folhas como alimento de combate à desnutrição infantil
Remédios para os tratamentos de: 
a) Malária e Icterícia a partir das folhas; 
b) Infecções de Pele a partir das raízes; 
c) De mulheres com sangramento pós-parto, a partir das raízes e seiva;

 Alimentos, Proteínas, Vitaminas A e C, Cálcio e Ferro a partir de suas vagens, folhas e sementes. 
Óleos vegetais com uso em cozimentos, fabricação de sabão, cosméticos e combustíveis de lamparina a partir de suas sementes. 
Fertilizantes orgânicos a partir de suas folhas

USO-MEDICINAL 
Todas as partes da moringa são usadas na medicina popular da Ásia, áfrica e América central, apesar de que ainda poucas das propriedades alardeadas foram comprovadas cientificamente. Sabe-se que as folhas e as sementes possuem propriedades antibacterianas, e que a vitamina a associada a outras vitaminas combate os radicais livres, moléculas derivadas do metabolismo, que prejudicam as células provocando o envelhecimento. Os usos mais citados da moringa são para as doenças da pele, sistemas digestivos e doenças nas articulações.

Molho de folha de moringa 
As folhas da árvore moringa podem ser usadas para fazer um molho nutritivo. Cozinhe duas chávenas (xícaras) de folhas frescas por alguns minutos em uma chávena de água. Acrescente sal, cebola picada, manteiga ou outros temperos conforme o gosto.

Uma colher de sopa de óleo de palma (azeite-de-dendê) 
O óleo dá sabor e é bom para as crianças em crescimento. Você também pode fazer óleo de cozinha triturando amendoim, soja ou sementes de moringa.

Pó de folha de moringa 
As folhas da moringa podem ser secas (longe da luz direta do sol, para preservar as vitaminas) e trituradas para fazer um pó fino, o qual pode ser armazenado e colocado em sopas e molhos. O pó é uma fonte excelente de vitamina A. Coloque duas ou três colheres de pó no arroz, nas sopas e nos molhos um pouco antes de servi-los.

Boa higiene

  1. ·      Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos.
  2. ·      Certifique-se de que todas as panelas, pratos e utensílios usados para preparar os alimentos estejam limpos.

USO-ALIMENTÍCIO 
Nos continentes Asiático e Africano, a utilização como alimento é bastante antiga. Na América Central também há certa tradição. As receitas são inúmeras. Na Indonésia, por exemplo, consome-se o arroz com sopa ou molho de folhas de moringa. Em Timor, há um prato muito apreciado chamado "makansufa", que significa refeição de flores. As flores de moringa são fritas em óleo de coco e imersas em leite de coco, para serem consumidas com milho ou arroz. Nas Filipinas, folhas novas são transformadas em puré para alimentar crianças. Na Etiópia, as folhas temperadas e cozidas são utilizadas em mistura com batatas e tomates. Os frutos podem ser consumidos em conservas. Em Bombaim, na Índia, há uma fábrica que exporta para países ocidentais enlatados de drumsticks. Em alguns países as folhas servem para alimentação animal. No Brasil, sabe-se há pouquíssimo tempo, que a moringa é comestível. A espécie está sendo vista como alternativa alimentar estratégica. Em algumas escolas de regiões carentes estão usando folhas da moringa na merenda escolar.

Segundo relatos de professores, o rendimento dos alunos melhorou. No instituto de Parma cultura da Bahia, em Salvador, tem-se usado a farinha das folhas secas para alimentar crianças em substituição à farinha de mandioca.

OUTROS-USOS 
A árvore é muito ornamental, florescendo quase o ano todo. Em alguns lugares são usadas como cercado vivo. Das sementes, é feito um óleo que pode servir para fixar fragrâncias florais. Antigamente foi muito usado para lubrificar relógios e cronômetros.

PLANTIO
É pouco exigente quanto ao solo, porém, não resiste muito a alagamentos prolongados. A produção de mudas pode ser por sementes ou estacas. Plantadas em saquinhos individuais, aos dois meses já podem ir para o campo. Também se reproduz facilmente a partir de galhos de plantas adultas, apresentando-se por este método, um crescimento mais rápido. A planta precisa, sobretudo de muito sol.

PRODUÇÃO 
A partir de sete meses, a planta pode frutificar timidamente, mas, após dois anos, produz mais de 600 frutos anualmente. Em relação às folhas, ela rebrota vigorosamente após as podas feitas constantemente. Em regiões muito secas, perde as folhas nos períodos de estiagem, mas, se for irrigada, mantém a folhagem o ano todo.

HABITAT 
É nativa da índia. Hoje em dia, pode ser encontrada em todas as regiões subtropicais do mundo

A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem:

a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
d) Três vezes mais potássio que a banana;
e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);
e) Mais ferro que o espinafre;
f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.

Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

A técnica de purificação da água  
A técnica foi trazida da África em 1994 e está sendo difundida por organizações não governamentais nas regiões brasileiras afligidas pela seca. Substitui a utilização da cal e do cimento, usados popularmente para acelerar a decantação da sujeira da água, mas que deixam resíduos químicos tóxicos.

O Processo de Purificação   
As sementes (de 01 a 03) são descascadas, amassadas com um pilão e misturadas em água limpa, que depois será coada. O líquido resultante, chamado de leite de moringa devido à cor branca, será adicionado à água que se deseja purificar. A dose recomendada é de uma ou duas sementes por litro de água barrenta. Após a mistura, mexe-se com força por 1 minuto e lentamente por mais 5 minutos, e o barro começa a se assentar no fundo do reservatório. Para poder utilizar a água, deve-se separá-la do barro com cuidado para não balançar o reservatório.

Como usar a semente da moringa para purificar a sua água

Lave bem as mãos, limpando com cuidado as unhas. 
(Isso é muito importante para evitar a transmissão de bactérias e doenças). 

2- Separe três sementes de moringa para cada litro d'água que você deseja purificar. 
(Para uma lata grande de vinte litros d'água, use sessenta sementes de moringa). 

3- Retire as cascas das sementes, uma por uma, e coloque o miolo em um pilão e amasse todas. 
(É importante que o miolo das sementes sejam bem amassadas como se faz com o tempero da comida). 

4- Jogue o conteúdo do pilão na água que você quer purificar e mexa lentamente o líquido durante 5 minutos. 
(É nesse instante que a moringa começa a purificar a sua água). 

5- Cubra a lata e espere durante duas horas até que a água fique bem limpa e todo o barro e a sujeira vá para o fundo da lata. 
(Você vai ver como toda a sujeira desce para o fundo da lata). 

6- Bem devagar, retire com um caneco, a água limpa que fica em cima e coloque em um pote ou jarra. 
(A água está pronta para ser usada na cozinha ou mesmo para beber).

Fonte - http://www.sementescaicara.com.br/Sementes/Morin/benef.html

UTILIZAÇÕES POSSÍVEIS DA PLANTA

SEMENTES - De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes.

As sementes verdes podem ser cozidas, iguala feijão branco, soja, etc., e servidas na forma de salada.

FOLHAS - Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais. Vem sendo utilizadas para alimentação de ovinos, caprinos, galinhas caipiras, coelhos e vacas leiteiras. A associação brasileira de caprinocultores a recomenda.

FLORES - tambem poderao ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.

As flores tambem poderao ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.

As suas flores são muito utilizadas para alimentação de abelhas tipo Europa (Apis) ou as nativas sem ferrão. Produzem muito nectar para a alimentação das abelhas, florescendo o ano todo.De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos aos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água.  As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo. No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.

VAGENS - As vagens novas podem ser cozidas, iguala aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

CASCAS - De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e proprias para moldar e fazer cestos, trançados, etc.. Pode ser processada para extrair uma fibra, para produzir tapetes. Sua seiva tem gosto adocicado.  A casca e a resina, tem tanino, que é utiulizado para o curtimento de couros para a fabricação de calçados, bolsas, vestuário, etc.

BATATAS -Pode-se planta-la em canteiros, como uma hortaliça, e quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, arranca-se o pé e se extrai uma batata para consumo alimentar. Tem gosto de rábano, próximo do rabanete, A seiva e a batata, tem todas as vitaminas da plantas em concentração. Essa batata pode ser comida em saladas ou refogados. Ou mesmo em sucos de frutas ou legumes. Após esse período de 30 dias a batata desaparece e transforma-se na raiz da planta.

ORNAMENTAL - Em muitos países se planta a Moringa como ornamental pois ela produz flores o ano inteiro, sendo a única planta conhecida com essa capacidade.

CELULOSE - Sua madeira é mole, mas é excelente para produzir celulose para fabricação de papel.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE USO

ALIMENTAÇÃO HUMANA - Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

ALIMENTAÇÃO ANIMAL - Pode, ainda, ser plantada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. Planta-se as sementes a cada 80 centimetros. Quando a planta atinge 80 centimetros de altura, corta-se os ponteiros. Após nova brotação, vão surgir vários brotos. Quando eles atingirem 30 centimentos, corta-se novamente todos os ponteiros, para que haja uma nova brotação. Assim a planta fica mais encorpada. Após essa segunda quebra de ponteiros, pode-se cortar os brotos e retirar as folhas para servir como alimento. Pela sua concentração de vitaminas e sais minerais, é um alimento nobre que ajuda a reduzir o custo da criação.

USO MEDICINAL - Na África, com milhões de pessoas com o vírus HIV e AIDS, tem sido uma arma no combate aos efeitos debilitadores dessa doença, por ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, assim como é poderosa arma contra a desnutrição crônica em muitas regiões daquele continente.

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução  da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal,  de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Existe citação do uso dessa planta com essa finalidade na bíblia, em Exodus 15:20-25. Ela é considerada  um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural.

Existem centenas de sites divulgando esta planta e seus produtos em todo o mundo. Existem institutos de pesquisas pesquisando esta planta e divulgando os resultados. Basta citar na pesquisa  ^Moringa Oleífera^, que milhares de resultados aparecerão, em muitas linguas. Em nosso site em CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES - SITES RECOMENDADOS, existe uma lista de sites que poderão ser visitados, com uma gama enorme de informações sobre a planta.

APOIO DA ONU/UNICEF PARA SUA DISSEMINAÇÃO

O apoio da ONU/UNICEF ocorre em campanhas para o seu plantio e uso. No Senegal foi instalada uma indústria para extração de produtos, com compromisso de compra das sementes, preço em dólar. A campanha resultou no plantio de oito milhões de arvores, em algumas semanas.

AS SEMENTES SÃO DISTRIBUIDAS GRATUITAMENTE

Não vendemos as sementes para uso comercial ou alimentação animal em larga escala, pois nosso projeto de distribuição tem cunho solidário. Forneceremos até 10 sementes para cada solicitante, para seu uso e de familiares e amigos.

Dentro desta quantidade, o interessado poderá destinar para outras finalidades, pois ela não afeta nosso objetivo de atender todos os solicitantes. Já estamos distribuindo, anualmente, cerca de 8.000 sementes de Moringa Oleífera, e 4.000 mudas de groselha de barbados, que são as plantas supervitaminadas que temos.

O solicitante pagará, antecipadamente e exclusivamente, apenas despesas de postagem nos correios (SEDEX ou PAC, de sua livre escolha) para despacho até seu endereço. Inclui-se as despesas com a embalagem.

Poderemos enviar, juntamente com as sementes, mudas da Groselha de Barbados (até 5), para o solicitante e seus familiares ou amigos, aproveitando a mesma remessa. Veja, mais abaixo as instruções de como proceder para fazer seu pedido.

COMO AUMENTAR O POTENCIAL DE FOLHAS E FLORES DA PLANTA

Como as terras do Brasil são, em geral, muito férteis, a tendência da planta é crescer muito rapidamente e produzir um tronco alto. Para aumentar o potencial de folhas e flores, seja para alimentação humana, animal oui aumentar a produção de flores parra as abelhas, pode-se utilizar a seguinte estratégia:

  • Quando a planta atingir 80 cm, quebre o ponteiro, para ela soltar multipla brotação no tronco;
  • Deixe os novos brotos crescerem mais uns 40 cm e quebre as pontas de todos eles, como fez da primeira vez. O objetivo é multiplicar, novamente a brotação, para que a árvore forme uma copa mais ampla;
  • Quando os novos brotos atingirem outros 40 cm, quebre as pontas destes tambem, com o mesmo objetivo. A partir daí poderá colher as folhas que nascerem e os brotos novos que surgirem. Eles serão repostos pela planta;

Este procedimento ajudará a planta a formar uma copa mais ampla. Posteriormente, poderão ser tomados alguns cuidados, como cortar as pontas mais altas quando crescerem, para a planta permanecer numa altura mais baixa e desenvolver galhos laterais, o que aumenta o potencial e produção de folhas e flores, que são os principais objetivos.

Moringa oleifera - Uma árvore de uso múliplo

por Geoff Folkard e John Sutherland.

A água de rio quando coletada para uso doméstico pode estar cheia de impurezas, particularmente na estação chuvosa. A água carrega sedimentos, objetos sólidos, bactérias e outros microorganismos (alguns dos quais podem transmitir doenças). É muito importante que se remova o máximo possível deste material antes que as pessoas usem a água. Grandes centros de tratamento de água fazem isto adicionando-se coagulantes químicos na água. Isto faz com que as partículas se juntem umas às outras (coagulem) e afundem. A água limpa pode então ser retirada. As substâncias químicas corretas, no entanto, talvez não sejam facilmente encontrados ou sejam muito caras. A alternativa é usar um coagulante natural, normalmente feito de plantas. Em certas partes do mundo, isto tem sido feito há séculos em pequena escala.

A longa vagem, uma porção aberta (esquerda) e semente alada.

O Environmental Engineering Group (Grupo de Engenharia Ambiental) da Universidade de Leicester, Reino Unido, tem estudado o uso potencial de coagulantes naturais em grande escala no tratamento de água. O trabalho deles incluiu testes com as propriedades naturais de coagulação da semente triturada da árvore Moringa oleifera. Esta árvore é nativa do norte da Índia e é agora cultivada amplamente ao longo dos trópicos. É às vezes conhecida como ‘baqueta‘por causa do formato da sua vagem e ‘rábano (rabanete) picante’ descrevendo o gosto de suas raízes. A moringa cresce rapidamente da semente ou enxertos, mesmo em solos pobres. Não necessita muito cuidado e pode sobreviver longos períodos de seca. Cresce rapidamente – até 4 metros de altura, flores e frutos foram produzidos dentro de um ano de plantio, durante testes próximos de Nsanje, no sul do Malawi. Em algumas áreas do sul da Índia, duas colheitas de vagens com sementes são possíveis em um mesmo ano. Assim como o quadro ao lado indica, a árvore tem muitos usos.

Tratamento de água para uso doméstico

Vagens com sementes devem ser deixadas para amadurecer na árvore e coletadas quando secas. As ‘asas’ leves e cascas das sementes são facilmente removidas, deixando apenas a parte branca da semente. Isto deve então ser triturado muito bem e socado com o uso de um pilão. A quantidade necessária de sementes para se tratar a água de rio depende de quanta impureza a água contém. Os utilizadores ficam familiarizados rapidamente com a quantidade de sementes que se deve usar para cada tipo de água, visto que a quantidade de sedimentos muda com cada estação.

Para tratar 20 litros de água (quantidade equivalente a um balde grande) são necessárias cerca de 2 gramas de sementes trituradas (duas colheres de chá razas de 5 ml ou duas tampinhas de refrigerante cheias). Adicione uma pequena quantidade de água limpa às sementes trituradas para formar uma pasta. Coloque a pasta dentro de uma garrafa vazia – uma garrafa de refrigerante é ideal. Adicione uma xícara (200 ml) de água limpa e agite por 5 minutos. Esta ação ativa as substâncias químicas nas sementes trituradas.

Filtre a solução com um pano branco de algodão colocando-a dentro de um balde de 20 litros com a água do rio. O conteúdo deve então ser misturado rapidamente por 2 minutos e depois misturado vagarosamente por 10–15 minutos. Durante este período de se estar misturando o conteúdo lentamente, as partículas das sementes da moringa se juntarão coagulam com as bactérias e formam partículas maiores, as quais decantam no fundo do balde e lá permanecem. Após uma hora, a água limpa pode ser retirada.

Este processo removerá 90–99.9% das bactérias que se juntam com as partículas sólidas, purificando a água. No entanto, alguns microorganismos prejudiciais que ainda permanecem na água podem não ser removidos, especialmente se a água estiver muito poluída. Para se conseguir que a água seja potável, mais purificação é recomendada – seja fervendo a água ou usando-se um filtro simples de areia. As sementes secas (remova as que estão sem cor) e o pó podem ser armazenados. No entanto, a pasta deve ser preparada no dia que vai ser usada.

Tratamento de água em grande escala

Nosso trabalho experimental foi realizado em Thyolo no sul do Malawi, onde um local de tratamento de água foi construído como um sistema modelo para o tratamento de água dos vilarejos. Não é necessária eletricidade para a operação. No Malawi em 1993, produtos químicos importados da África do Sul custaram à empresa de água mais de £400.000 em valiosa moeda estrangeira. Nossos testes com o uso das sementes da moringa deram resultados na purificação de água que foram tão bons como os resultados obtidos com substâncias químicas comerciais – com uma fração do custo. 50–150 mg de sementes inteiras são necessárias para um litro de água. Testes simples em um jarro determinarão quantas sementes serão necessárias.

Muitos países em desenvolvimento poderiam economizar muito dinheiro adotando estas idéias.

Produtos vegetais e óleo

A vagem da moringa é uma colheita comercial importante em toda a Índia. No sul, muitas variedades foram desenvolvidas com diferentes comprimentos de vagem e períodos de crescimento. As vagens são vendidas nos mercados locais. Vagens verdes não maduras são cortadas em seções e enlatadas em salmoura para exportação para a Europa e Estados Unidos.

Em outros lugares do mundo as árvores da moringa são apreciadas pelos camponeses pela qualidade de suas vagens e folhas. As folhas têm um alto conteúdo de proteína de 27% e são ricas em vitamina A e C, cálcio, ferro e fósforo. Uma vantagem é que as folhas da moringa podem ser colhidas durante a estação seca quando nenhum outro vegetal é encontrado à venda.

As sementes da moringa contém 40% de óleo em seu peso. Testes laboratoriais em Leicester confirmaram que o que resta das sementes após a extração do óleo contém ainda os coagulantes ativos. Estes podem ser usados para tratar a água da mesma maneira que foi descrita acima. O que resta das sementes pode ser secado e armazenado. Pode ser obtido sem nenhum custo como sub – produto da extração de óleo.

Este é um ponto importante. As sementes da moringa podem primeiro ser usadas para a extração de óleo, sem reduzir a eficácia do tratamento da água. O óleo da moringa é de alta qualidade e potencialmente tem um alto valor no mercado. O óleo é de igual valor, tanto para cozinha assim como ingrediente principal na produção de sabão. A demanda por óleo no Malawi é muito maior do que a produção atual dentro do país. Óleo de soja é portanto importado da América do Sul.

Uma visita foi feita a um vilarejo no sul do Malawi que tinha muitas árvores de moringa, carregadas com vagens. As árvores são muito valorizadas pelos produtos que produzem mas os moradores do vilarejo não haviam colhido as vagens por não poderem pagar pelo óleo vegetal importado que é necessário para cozinhá-las pois eles não perceberam que a moringa em si própria poderia fornecer o óleo.

Conclusões

O plantio da moringa por pequenos agricultores deve ser encorajado. Isto irá melhorar a saúde e o rendimento dos mesmos. Esta árvore valiosa fornecerá produtos vegetais e matérias primas para a extração de óleo. Tecnologia simples pode ser encontrada para se iniciar negócios de pequena escala na extração de óleo em zonas rurais. Testes estão sendo realizados pela ITDG de Zimbabue.

O grande potencial desta árvore e de seus vários produtos não foi reconhecido. No sul da Nigéria, a moringa é conhecida como idagba manoye – que é traduzido como ‘crescendo sem lógica’. Pode-se esperar que no futuro o bom senso prevaleça e que o real potencial desta árvore e de seus muitos produtos seja reconhecido.

Geoff Folkard e John Sutherland são membros do Grupo de Engenharia Ambiental da Universidade de Leicester. Eles gostariam de se corresponder com leitores sobre o cultivo das muitas variedades da moringa oleifera e com aqueles que tenham experiência na extração e uso do óleo da moringa. Eles podem ser contactados no…

Department of Engineering University of Leicester Leicester, LE1 7RH, Reino Unido.

Moringa oleifera. Se os leitores tiverem dificuldade em localizar amostras locais, pacotes pequenos com uma amostra das sementes podem ser obtidos da… ECHO 17430 Durrance Road North Fort Myers FL, 33917-2200, USA. Verifique primeiramente os regulamentos de seu país quanto à importação de sementes.

Os usos da Moringa 

VEGETAL

  • Vagens verdes, folhas, flores e sementes que podem ser torradas.

ÓLEO

  • As sementes contém 40% de óleo por peso.
  • Usado para cozinhar, produzir sabão, como base para cosméticos e em lâmpadas.

COAGULANTE DE AGUA

  • Tradicionalmente usado para ‘tratamento para uso doméstico’ no Sudão e Indonésia.
  • Usado com sucesso no tratamento de água em grande escala no Malawi.

OUTROS USOS

  • Todas as partes da planta podem ser usadas em uma variedade de remédios tradicionais.
  • A semente em pó é usada em unguento no tratamento de infecções da pele causadas por bactérias comuns.
  • A folhas e sementes podem ser usadas como alimento para o gado ou como fertilizante para o solo.
  • Podem servir como cêrcas ou para quebrar a força do vento.
  • A madeira é fonte de combustível. Os galhos principais podem ser podados para que outros galhos cresçam.
Porque o Moringa é conhecida como a árvore de milagre antienvelhecimento? 

Aqui está uma razão...

Moringa contém Zeatina que tem poderosas propriedades antienvelhecimento. Nenhuma planta tem uma abundância maior do que a planta Moringa de zeatina. 

Na verdade, a Moringa tem... .several mil vezes Zeatina mais do que qualquer outra planta conhecida. Zeatina defende as células contra os danos dos radicais livres e protege as células saudáveis dos efeitos do estresse.

Moringa ajuda as substituir células morrendo mais rapidamente e fortalece células vivas, retardando o processo de envelhecimento.

Para obter mais informações sobre os benefícios da Moringa
Clique aqui http://bit.ly/RWKj8N (Traduzido por Bing)
Foto: Why is Moringa known as the anti-aging Miracle Tree?   Here's one reason...  Moringa contains Zeatin which has powerful anti-aging properties. No plant has a greater abundance of Zeatin than the Moringa plant.   In fact, Moringa has ……several thousand times more Zeatin than any other known plant.  Zeatin defends cells against free radical damage and protects healthy cells from the effects of stress,.  Moringa helps the body replace dying cells more rapidly and strengthens living cells by slowing the aging process.   For more info on Moringa's benefits click here http://bit.ly/RWKj8N


Cápsulas de Moringa Moringa oleifera moringa são incríveis!  México

Esta cápsula todo o pó natural pura folha de almuringa Oleifera árvore fornece incrível energia e clareza mental. Grama grama fornece llalmoringha 7 vezes, e vitamina C nas laranjas, 4 vezes o cálcio no leite, 4 vezes mais vitamina a de cenouras, 2 vezes mais proteína no leite e 3 vezes o potássio da banana, juntamente com outros nutrientes.

Você já viu crianças desnutridas na África com o cabelo laranja e barrigas inchadas. Bem, um mês após o uso de pó de que folhas de Moringa pura estômagos retornam para cabelos normais, back to black.

Na América está sendo usada por atletas, músicos, atores e como uma performance Enhancer. Não fornece qualquer força mais física, mas não é permitido final mais longo e mais forte. Muitos atletas relatam que, se seus oponentes e desaparece no final do jogo, e eles continuam fortes até o fim. Isto é especialmente verdadeiro para a intensidade psicológica.

Dieters utilizando Moringa para controlar seu peso, porque isso lhes dá energia para permanecer ativo durante a supressão do apetite. Mas, ao contrário da maioria dos inibidores de apetite que é muito fácil sentar e comer uma refeição. Moringa é bom de comida, portanto, totalmente orgânico e seguro, ao invés de medicamentos. A maioria das pessoas levá-lo na parte da manhã em um estômago vazio, seguido pelo café depois de 15 minutos. Eles ir todas as manhãs sem fome fortes dores, comer um lanche depois de 15 minutos de tomar mais Moringa na hora do almoço e jantar então normal comer à noite. A maioria dos dieters afirmam que eles têm "lembrar-se de comer!"

Muitos jovens usá-lo para se livrar da acne problemático e recuperar da ressaca. Mas a maioria destes jovens estudantes costumava ficar acordado à noite antes de exames e lembrar de informações que abarrotou a noite antes do dia do teste. Ele mantém-los do abuso de drogas ilícitas e os efeitos colaterais negativos dos medicamentos, tomados por de fato algo que é saudável para eles. Desde que a Moringa é um alimento que não se baseia em cafeína, sem açúcar, sem altos e baixos que são normalmente associados com outros esteróides.

Pessoas mais velhas tendo Moringa para ativar anti Propriedades de envelhecimento. Eles ajudam a memória e o sono reparador. Moringa parecem fornecer exatamente o que o corpo ausente nutricionalmente.

Quer saber por que você não ouviu antes desta pílula simples? Além disso, é muito óbvio por que a indústria farmacêutica suprimidas informações sobre o assunto. Eles dependem de população saudável. Mas por que não alimento indústria pegou nele? Bem, basicamente, pela mesma razão. Quero vender cálcio, vitamina C e tudo mais em suas prateleiras. Se as pessoas estão tomando estas pílulas um irão manter essas garrafas de suas prateleiras.

Há muito poucos venda de Moringa de empresas hoje. Moringa Zenga é um dos poucos e fazem Moringa cápsula que contém apenas cápsula de pó puro folha cada vegetariano com estofamento em tudo. Ficou claro que o papel seco é a parte mais eficaz da planta.

Benefícios da Moringa oleifera 
Nutre o sistema imunológico do corpo. Moringa oleifera pontuações fornece muitos nutrientes que melhoram o sistema imunológico do corpo.

Promove a circulação saudável. A pesquisa sugere fortemente que a Moringa oleifera pode ajudar a apoiar a saúde e a função do sistema circulatório, sangue, sistema cardiovascular.

Suporta o açúcar de sangue normais. Moringa fornece uma vasta gama de nutrientes que ajudam a normalizar os níveis de açúcar no sangue.

Vivo em Enzimi. A investigação científica mostra que a Moringa oleifera é rica em enzimas
Suportado pelas descobertas científicas modernas. A pesquisa atual, composto por muitos uma reputação elevada e a ciência médica e instituições de saúde universalmente reconhecido, indicam que a Moringa oleifera possui muitas propriedades terapêuticas.
Proporciona benefícios anti-envelhecimento naturais. Moringa pode ser uma vasta gama de nutrientes antioxidantes protegem as células do corpo e evitar muitas doenças comuns associadas com o envelhecimento.

Fornece suporte de anti-inflamatórios. Vários veículos são conhecidos na planta Moringa para apoiar a actividade anti-inflamatória natural do corpo.
Energia impulsiona real Kinesiological com segurança. Moringa melhorou o desenvolvimento mental e cognitivo de clareza através de muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B.
Melhora o metabolismo. Benefícios da Moringa fornecem nutrientes pagam bem ao longo do tempo para melhorar os processos metabólicos no corpo por causa de nutrientes importantes.
Tem uma longa história de Ayurveda. Textos históricos e médicos sugerem que os curandeiros Ayurvedic Oriental usaram a planta Moringa por milhares de anos.
Fornece nutrientes em falta na dieta moderna. Planta Moringa fornece os benefícios dos nutrientes que muitas dietas. Na verdade, temos 75% menos calorias do que o consumo de corrente de alimentação.

Mais ricos em nutrientes vegetais descoberto. Muitos especialistas acham que Moringa oleifera possui a mais ampla gama de nutrientes vitais para plantas conhecidas como qualquer do planeta. (Traduzido por Bing)
‏Foto: المورينغا     moringa oleifera   كبسولات المورينغا هي مدهشة!  يتم إجراء هذا كبسولة كل شيء طبيعي من مسحوق أوراق نقية من شجرة المورينجا Oleifera ويوفر الطاقة لا يصدق والوضوح العقلي هش. غرام غرام يوفر للالمورينغا 7 مرات، وفيتامين C في البرتقال، 4 مرات من الكالسيوم في الحليب، 4 مرات أكثر فيتامين أ في الجزر، 2 مرات أكثر بروتين في الحليب، و 3 أضعاف البوتاسيوم في الموز جنبا إلى جنب مع المواد المغذية الأخرى كثيرة.  كنت قد رأيت الاطفال يعانون من سوء التغذية في أفريقيا مع البطون المنتفخة والشعر البرتقالي. حسنا، بعد شهر واحد باستخدام مسحوق المورينغا نقية يترك بطونهم تعود إلى طبيعتها ويعود الشعر إلى لونه الأسود الطبيعي.  في أميركا قيد الاستخدام من قبل الرياضيين والموسيقيين والممثلين وباعتبارها محسن الأداء. فإنه لا يوفر أي قوة الفعلية أكثر ولكنه لا يسمح لانتهاء أطول وأقوى. العديد من الرياضيين التقرير أنه إذا كانت خصومهم ويتلاشى في نهاية لعبة، وأنها لا تزال قوية على طول الطريق حتى النهاية. هذا ينطبق بشكل خاص على شدة النفسية.  أخصائيو الحميات تستخدم المورينغا للسيطرة على وزنهم لأنه يعطيهم الطاقة لتبقى نشطة أثناء قمع من الشهية. ولكن على عكس معظم مثبطات الشهية أنه من السهل جدا للجلوس وتناول وجبة طعام. المورينغا هو الغذاء ولذلك فمن حميدة تماما، والعضوي، وآمنة، بدلا من المخدرات وصفة طبية. معظم الناس أن أعتبر في الصباح على معدة فارغة تليها القهوة بعد 15 دقيقة. يذهبون كل صباح دون قوية آلام الجوع، وتناول الطعام على وجبة خفيفة بعد 15 دقيقة من اتخاذ المزيد من المورينغا في وقت الغداء، والعشاء ثم تناول العادي في الليل. معظم ديتر الادعاء بأن لديهم ل"تذكر لتناول الطعام!"  كثير من الشباب واستخدامه للتخلص من حب الشباب المزعجة وللتعافي من الإفراط في تناول الكحول. ولكن الأهم من هؤلاء الطلاب الشباب استخدامه للبقاء مستيقظا في الليل قبل الامتحانات وتذكر المعلومات التي حشر في الليلة السابقة على يوم الاختبار. أنه يمنعهم من تعاطي المخدرات غير المشروعة وجميع الآثار الجانبية السلبية للأدوية والتي تتخذها في الواقع شيئا وهذا صحي بالنسبة لهم. منذ المورينغا هو الغذاء الذي لا يستند على مادة الكافيين ولا السكر لا يوجد الصعود والهبوط التي ترتبط عادة مع غيرها من المنشطات.  كبار السن يأخذون المورينغا لخصائصه تنشيط مكافحة الشيخوخة. أنها تساعد في راحة النوم والذاكرة. المورينغا يبدو لتقديم بالضبط ما الجسم مفقود من الناحية التغذوية.  تريد أن تعرف لماذا لم تكن قد سمعت من قبل هذه الحبة بسيطة؟ كذلك فإنه من الواضح جدا لماذا صناعة الأدوية يقمع المعلومات حول هذا الموضوع. أنها تعتمد على السكان غير صحية. ولكن لماذا لم اختار صناعة الأغذية الصحية حتى على ذلك؟ حسنا، في الأساس، لنفس السبب. يريدون لبيع الكالسيوم وفيتامين C وكل شيء آخر على رفوفها. إذا كان الناس يأخذون حبوب منع الحمل هذه واحدة صغيرة سوف تبقى على تلك الزجاجات رفوفها.  هناك شركات قليلة جدا المورينغا بيع اليوم. المورينغا زينغا هو واحد من عدد قليل وأنها تجعل كبسولة المورينغا الذي يحتوي فقط على أوراق النقي مسحوق الكبسولة في كل نباتي مع الحشو على الإطلاق. انه تم بوضوح أن ورقة المجفف هو الجزء الأكثر فعالية من النبات.  فوائد المورينغا oleifera  12 يغذي نظام المناعة في الجسم. المورينغا oleifera  يوفر عشرات العديد من العناصر الغذائية التي تعزز نظام المناعة في الجسم.   تعزز الدورة الدموية صحية. البحث يشير بقوة إلى أن المورينغا oleifera يمكن أن تساعد في دعم كل من الصحة وظيفة من وظائف الدورة الدموية، والدم، والجهاز القلبي الوعائي.  يدعم عادي السكر في الدم. المورينغا  يوفر مجموعة واسعة من العناصر الغذائية التي تساعد على تطبيع مستويات السكر في الدم.  على قيد الحياة بشكل إنزيمي. البحث العلمي يدل على أن المورينغا oleifera غنية في الإنزيمات معتمد من قبل الاكتشافات العلمية الحديثة. البحوث الحالية، التي تتكون من العديد من سمعة عالية الطبية، والعلوم، والمؤسسات الصحية المعترف بها عالميا، تشير إلى أن المورينغا oleifera تمتلك خصائص علاجية عديدة. يوفر الطبيعية مكافحة الشيخوخة الفوائد. يمكن المورينغا مجموعة واسعة من العناصر الغذائية المضادة للأكسدة تحمي خلايا الجسم ومنع العديد من الأمراض الشائعة المرتبطة بالشيخوخة.  يسلم المضادة للالتهابات الدعم. ومن المعروف عدة مركبات في المصنع المورينغا لدعم طبيعية مضادة للالتهابات النشاط في الجسم. ريال مدريد يعزز الطاقة Kinesiological بأمان. قد المورينغا تحسين الوضوح العقلي والمعرفي من خلال العديد من الأحماض الأمينية والفيتامينات B. يحسن الأيض. فوائد المورينغا المغذيات في توفير دفع لطيف مع مرور الوقت لتحسين عمليات التمثيل الغذائي في الجسم بسبب العناصر الغذائية الهامة. لديها تاريخ طويل الايورفيدا. النصوص التاريخية والطبية تشير إلى أن المعالجين الايورفيدا الشرقية قد استخدمت محطة المورينغا لآلاف السنين. إمدادات المغذيات المفقودة في النظام الغذائي الحديث. محطة المورينغا يوفر فوائد المواد الغذائية التي تفتقر الكثير من الوجبات الغذائية. في الواقع، نحن يتلقى 75٪ قيمة أقل من السعرات الحرارية المغذية للاستهلاك الحالي.  محطة معظم المواد الغذائية الغنية المكتشفة. العديد من الخبراء يشعرون بأن المورينغا oleifera تفتخر أوسع مجموعة من المغذيات الحيوية للنباتات المعروفة أي على هذا الكوكب.‏


O poder do chá rejuvenescedor

Aprenda a receita do chá que tem um efeito renovador e deixa pele, cabelos e unhas mais bonitos

Por Deborah Busko
20 de novembro de 2010 19:36

poder cha rejuvenescedor 300x200 O poder do chá rejuvenescedor

Quem é que nunca recorreu às famosas receitinhas de chás para aliviar algum desconforto, para dormir melhor ou mesmo em busca de um corpo perfeito. Mas além de benefícios para a saúde, o chá pode cuidar também da beleza.

Uma receita simples, porém feita com algumas ervas poderosas tem um efeito renovador. Feito com folhas de moringa, oliveira, amora e chá branco, o chá rejuvenescedor melhora o aspecto da pele, deixa cabelos e unhas fortalecidos e mais bonitos.

A moringa é uma erva rica em ricas em vitamina A e C, fósforo, cálcio, ferro e proteínas. Tem grande quantidade de betacaroteno, que é excelente para o fortalecimento da pele. A folha de oliveira tem muitos minerais e antioxidantes, que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de rugas, além de estimular o metabolismo a eliminar gordura, por isso também é uma ótima aliada nas dietas. A folha de amora também tem antioxidantes, combinados com vitaminas C e E.

O chá branco é o mais conhecido dos ingredientes, tem vitaminas C, B1, B2, substâncias antioxidantes, potássio, manganês e acido fólico.

Os ingredientes do chá rejuvenescedor podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. É importante usar ervas de boa procedência e só comprar em locais confiáveis.

Anote a receita do chá rejuvenescedor e o modo de preparo, que é muito fácil.

Receita do chá rejuvenescedor

- 1 punhado de folhas de moringa
- 1 punhado de folhas de oliveira
- 1 punhado de folhas de amora
- 1 colher de sopa de chá branco

Misture todas as folhas, acrescente 1 litro de água fervente e deixe descansar por 20 minutos.

chá rejuvenescedor é indicado para pessoas acima de 30 anos e pode ser consumido quente ou gelado. O ideal é consumir uma xícara de chá cinco vezes ao dia e não ultrapassar essa quantidade, pois embora seja feito com ingredientes naturais, o excesso pode ser prejudicial à saúde.

Fonte - http://www.dicasdemulher.com.br/o-poder-do-cha-rejuvenescedor/

RECEITAS COM MORINGA OLEIFERA

Shakuntala Naidu (MORINGA OLEIFERA)
Dhal com drumstick
Ingredientes
1 xícara de ervilha rosa (ou verde comum ou feijão andu sem pele)
1 litro de água
2 tomates picados
3 vagens de drumstick limpas e picadas em pedaços grandes (cerca de 3 cm)
Sal a gosto 1 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda
1 cebola picada
1 galho de folhas de curry (caripata ou Kari-pata) - veja postagem anterior
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 pitada de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
1/2 colher (chá) de pasta de gengibre e alho (meio a meio socado no pilão)
Folhas de coentro a gosto
Modo de preparar: lave bem as ervilhas, escorra e coloque numa panela junto com a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ficar desmanchando. Se precisar, junte mais água quente para ficar com consistência de um mingau. Junte os tomates picados, os drumsticks e sal a gosto. Cozinhe até os legumes ficarem macios (cerca de 10 minutos). À parte, numa frigideira, aqueça o óleo com a mostarda e deixe até começar a pipocar. Junte a cebola, as folhas de curry, a pimenta, a cúrcuma e deixe refogar um pouco. Despeje este refogado na panela com as ervilhas e cozinhe por mais 5 minutos para pegar gosto. Prove o sal e corrija, se necessário. Sirva com arroz.
Rende: 8 porções

Batatas com drumsticks (BATATAS COM MORINGA -VAGEM)

Batatas com drumsticks
Ingredientes
Meio quilo de batata-bolinha com casca
1 xícara de água
1 colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
1/2 colher (chá) de massala
1/2 colher (chá) de pasta de gengibre mais alho (meio a meio socados num pilão)
1 pitada de cúrcuma
2 tomates picados
1 pimenta dedo-de-moça
4 vagens de drumstick
1/2 colher (chá) de garan massala
Coentro picado a gosto
Modo de preparar: lave bem as batatas e coloque-as inteiras para cozinhar na panela de pressão com a água e o sal por 5 minutos (após a válvula chiar). Espere acabar a pressão e abra a panela. Numa frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola, a massala, a pasta de gengibre e a cúrcuma. Refogue, mexa bem e junte as batatas. No liquidificador bata os tomates com a pimenta e junte à mistura, com o drumstick. Cozinha até engrossar e as vagens ficarem macias. Adicione garam massala, confira o sal e corrija, se necessário. Desligue o fogo e junte as folhas de coentro. Sirva com chapati ou com arroz.
Rende: 6 a 8 porções

Arroz de Moringa

Arroz de Moringa

Preparação
1. Refogue a cebola no azeite até ficar macia. Acrescente a água e o caldo, quando ferver deite o arroz e deixe ferver em lume brando


Vagens firmes (Moringa oleifera) é uma espécie de vegetal que tem a forma de uma baqueta e assim este nome! Este vegetal é rico em vitaminas e minerais, especialmente as folhas que são muito ricos emnutrientes. Moringa oleifera é comumente encontrada no sul da Índia, que é usado principalmente emsambar, às vezes feitas em um pickle causa de seu sabor especial e único.
Esta receita é uma receita antiga que minha mãe costumava preparar e tem petróleo e é muito poucopicante por causa de grãos de pimenta preta. Ela pode ser feita menos picante também. É preparado em combinação com dhal / lentilhas para torná-lo mais nutritivo
A receita é suficiente para quatro ou cinco pessoas.

Quantidade ingredientes
baquetas 3
Tuvar Dhal ½ xícara
Red Chillies 2
Calos preto 1 colher de chá de pimenta
Sementes de cominho 1 colher de chá
Sementes de mostarda 1 colher de chá
Gram Preto / Urad Dhal 1 colher de chá
Asafoetida / Hing uma pitada
Curry Leaves alguns
Água 3 a 4 xícaras
1 colher de chá de óleo
Sal a gosto

Método

 Lavar as baquetas e pique-os em três pedaços polegadas e cozinhá-los no microondas ou fervê-las com água separadamente e mantê-los de lado.
 Roast o dhal tuvar em uma panela até marrom claro e cuminseeds adicionar, grãos de pimenta e um chillyvermelho e frite. 
 Moer esta mistura dhal em um moedor com água a uma paste.It multa pode ser liquidy     Adicione o sal e misture.
Pegue uma panela e adicione as baquetas no vapor e colar dhal e adicione mais água e aquecê-la em fogo lento até o dhal é cozido. Mais água pode ser adicionada como esta absorve muita água.
Retire a panela do fogo e coloque-o em uma tigela.
 Levar o óleo em uma panela pequena e acrescente os temperos como o dhal urad, sementes de mostardahing e última folhas de curry e frite até as sementes de mostarda estalo.
Adicionar este tempero no dhal e sirva quente com arroz quente.

*****************************************************************************

Sopa com Moringa

Ingredientes

1 xícara de ervilha rosa (ou verde comum ou feijão andu sem pele)

1 litro de água

2 tomates picados

3 vagens de Moringa limpas e picadas em pedaços grandes (cerca de 3 cm)

Sal a gosto 1 colher (sopa) de óleo

1/2 colher (chá) de sementes de mostarda

1 cebola picada

1 galho de folhas de cury (caripata ou Kari-pata) -

1 pimenta dedo-de-moça picada

1 pitada de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)

1/2 colher (chá) de pasta de gengibre e alho (meio a meio socado no pilão)

Folhas de coentro a gosto

Modo de preparar: lave bem as ervilhas, escorra e coloque numa panela junto com a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ficar desmanchando. Se precisar, junte mais água quente para ficar com consistência de um mingau. Junte os tomates picados, os drumsticks e sal a gosto. Cozinhe até os legumes ficarem macios (cerca de 10 minutos). À parte, numa frigideira, aqueça o óleo com a mostarda e deixe até começar a pipocar. Junte a cebola, as folhas de curry, a pimenta, a cúrcuma e deixe refogar um pouco. Despeje este refogado na panela com as ervilhas e cozinhe por mais 5 minutos para pegar gosto. Prove o sal e corrija, se necessário. Sirva com arroz.

Rende: 8 porções

 

**********************************************************************

 

Batatas com Moringa

Ingredientes

Meio quilo de batata-bolinha com casca

1 xícara de água

1 colher (chá) de sal ou a gosto

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola picada

1/2 colher (chá) de massala

1/2 colher (chá) de pasta de gengibre mais alho (meio a meio socados num pilão)

1 pitada de cúrcuma

2 tomates picados

1 pimenta dedo-de-moça

4 vagens de drumstick

1/2 colher (chá) de garan massala

Coentro picado a gosto

Modo de preparar: lave bem as batatas e coloque-as inteiras para cozinhar na panela de pressão com a água e o sal por 5 minutos (após a válvula chiar). Espere acabar a pressão e abra a panela. Numa frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola, a massala, a pasta de gengibre e a cúrcuma. Refogue, mexa bem e junte as batatas. No liquidificador bata os tomates com a pimenta e junte à mistura, com o drumstick. Cozinha até engrossar e as vagens ficarem macias. Adicione garam massala, confira o sal e corrija, se necessário. Desligue o fogo e junte as folhas de coentro. Sirva com chapati ou com arroz.

Rende: 6 a 8 porções

 

**********************************************************************

 

Frango ao curry com Moringa

Ingredientes

1,5 colher (sopa) de óleo

1 cebola picada

1 ramo de caripata (folhas de curry)

1/2 colher (chá) de massala

1 pitada de cúrcuma

1/2 colher (chá) de pasta de gengibre e gasto (meio a meio, socados no pilão)

Meio quilo de frango cortado a passarinho (pedaços pequenos)

1,5 colher (chá) de sal ou a gosto

2 tomates pequenos

1 pimenta dedo-de-moça

3 vagens de drumstick (moringa) picadas

1/2 colher (chá) de garam massala

Folhinhas de coentro picadas a gosto

Numa panela, aqueça o óleo e doure nele a cebola junto com as folhas de curry. Junte a massala, a cúrcuma e a mistura de gengibre e alho. Coloque os pedaços de frango e o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem macios. Bata no liquidificador o tomate com a pimenta e despeje sobre o frango. Junte as vagens de drumstick e deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até que fiquem macias. Acrescente o garam massala, prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe por cima as folhinhas de coentro e sirva com arroz bamati e ghee com folhas de curry.

Rende: 6 porções

 

Omelete com folhas de moringa (drumstick)

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (café) de sementes de mostarda (opcional)

1 colher (café) de sementes de cominho (opcional)

1/4 de cebola picada

1/2 xícara de folhas de Moringa

Sal a gosto

2 ovos

Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite com as sementes (se for usar) e deixe até começarem a pipocar. Junte a cebola e deixe murchar (se não usar as sementes, simplesmente refogue a cebola). Coloque as folhinhas bem lavadas e secas e mexa rapidamente só até murcharem. Polvilhe com sal e mexa. À parte, bata os olhos só até misturar bem, tempere com sal e despeje sobre o refogado. Vá levantando as bordas para escorrer ovo cru para o fundo da frigideira. Quando estiver firme, vire e doure do outro lado.

 

Batatinhas condimentadas com moringa

Meio quilo de batata-bolinha (se quiser, mantenha a casca, principalmente se for orgânica)

Sal a gosto

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de grãos de mostarda

1/2 colher (chá) de sementes de cominho

1/2 colher (chá) de sementes de coentro trituradas grosseiramente

2 dentes de alho finamente picados

1 rodela de gengibre finamente picada

1 pimenta dedo-de-moça sem sementes finamente picada

1 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)

1 colher (chá) de açúçar

1 xícara (chá) de folhas de Moringa

Cozinhe as batatas no vapor, polvilhadas de sal ou na água com sal, até que fiquem macia, mas íntegras. Reserve. Numa frigideira, aqueça a manteiga e junte os grãos de mostarda, o cominho e o coentro. Deixe até que comecem a pipocar. Acrescente, então, o alho e o gengibre e deixe começar a dourar. Junte a pimenta, a cúrcuma e o açúcar e mexa bem. Acrescente as folhas de moringa e umas gotinhas de água só para que murchem e cozinhem um pouco. Junte as batatas e chacoalhe a frigideira para uniformizar todos os ingredientes. Se precisar, polvilhe um pouco mais de sal e sirva como aperitivo ou como acompanhamento de carnes ou aves assadas.

Rende: 8 porções

 

 

 

Ingredientes

1 xicaras (chá) de arroz

Folhas frescas de moringa (cerca de 2 mãos cheias)

500ml de água

Caldo de galinha (em pó ou cubo)

1 cebola média

Azeite

Sal

 

Preparação

1. Refogue a cebola no azeite até ficar macia. Acrescente a água e o caldo, quando ferver deite o arroz e deixe ferver em lume brando

2. Quando o arroz estiver quase cozido deite as folhas de moringa, mexa com uma colher de pau (a moringa deve ficar bem misturada no arroz), tape a panela e reduza o fogo. Retire do fogo assim que o arroz estiver cozido.

 

 

MACARRÃO COM CARNE, LEGUMES E MORINGA

ingredientes

  • 1 xícara de macarrão cozido (usei o tipo gravatinha)
  • 100 gramas de carne moída
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 1 batata doce cozida (pequena)
  • 1 pedaço pequeno de abóbora cozida
  • 1 beterraba cozida
  • 200 grs de pó de Moringa
  • 50 grs de folhas de Moringa aferventadas
  • 1/2 lata de creme de leite
  • 6 ovos de codorna cozidos
  • 1 cenoura cozida

modo de preparo

Corte os legumes em rodelinhas finas.

Faça pequenas bolinhas com a carne moída temperada com sal.

Cozinhe as mini almôndegas e depois frite-as em manteiga com um fio de azeite.

Junte aos legumes em rodelas e ao creme de leite.

Neste, eu coloquei sal defumado, orégano fresco, sálvia, pimenta rosa, cebola desidratada em flocos, pó de Moringa,pimentão desidratado em flocos, nozes picadas, hortelã, canela..

Strogonoff de Soja com Moringa

1/2 caixinha de creme de leite de soja
1/3 pacote de proteína de soja texturizada (PVT ou PTS) grossa hidratada em água fervente por 15 min e muito bem espremida
2 azeitonas verdes
orégano, manjericão, Moringa, pimenta e sal a gosto
shoyo a gosto
1/2 tomate picadinho
1/2 cebola picadinha
2 alhos espremidos
2 colheres de sopa de extrato de tomate

Em uma panela, dourar a cebola e o alho em óleo. Em seguida, acrescentar o tomate e a pvt já hidratada e muito bem escorrida, e refogar, acrescentar o shoyo e os temperinhos a gosto. Quando já estiver bem refogadinha, acrescentar o extrato de tomate e ir colocando água aos poucos, não deixar ficar muito líquida. Deixa ferver um pouco e desligar. Com o fogo desligado, acrescentar o creme de leite de soja e misturar bem. Está pronto para servir.

*****************************************************************

Fettuccine ao Verde Para Pavarotti

ingredientes

  • 2 pacotes de fettuccine- 1/2 maço de roçou
  • 30g de castanha do Pará ou castanha de caju
  • 30g de nozes pecã
  • 100g de queijo meia cura
  • 1 1/2 copo (americano) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 100 gr de pó de Moringa

Massa

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 4 a 5 ovos (dependo do tamanho do ovo)
  • 1/2 maço de espinafre, cozido, picado e sem a água ou pó de espinafre ou 3 cenouras raladas bem finas ou centrifugadas e  pó de Moringa

modo de preparo

Coloque aos poucos no liquidificador, as folhas de rúcula, pó de Moringa e o azeite. Vá batendo até ficar um creme. À parte, moa o queijo e reserve. Moa também as nozes e reserve. Junte no liquidificador, acrescente o alho e bata.

Depois, coloque as nozes e continue batendo. Vá acrescentando o azeite e o queijo, até formar um molho líquido e denso. O molho é servido frio sobre o fettuccine bem quente.

Massa

Faça uma massa com a farinha e os ovos. Se for fazer colorido, bata o espinafre ou a cenoura junto com os ovos

Macarrão Com Legumes, Moringa e  Kani

ingredientes

Macarrão

  • 250g de macarrão parafuso
  • 1 1/2 pacotes de kani ou 20 pedacinhos
  • 200g de brócolis
  • 100g de vagem fresca
  • 2 cenouras
  • 100 grs de pó de Moringa
  • 1 maço de aspargo fresco
  • 1 pimentão vermelho

Molho

  • 2 dentes de alho em lâminas
  • 2 colheres (sopa) cheias de maionese light
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de iogurte
  • 3 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 3 colheres (sopa) de azeite virgem
  • 1 colher (café) de orégano
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de cebolinha
  • 100 grs de folhas de moringa (aferventadas e escorridas)
  • Sal a gosto

modo de preparo

Macarrão

Corte os legumes e cozinhe no vapor sem amolecer muito. Cozinhe o macarrão parafuso em água e sal com um fio de óleo.

Molho

Numa vasilha grande, coloque o alho em lâminas, a maionese, a mostarda, o iogurte, o vinagre, o azeite,as folhas de  Moringa, o orégano e misture bem.

Acrescente a salsinha, a cebolinha e, por último, os legumes e o kani, misturando o macarrão

Risoto de Camarão

ingredientes

Para o caldo de camarão

  • 2l de água
  • 3 tabletes de caldo de camarão
  • Cascas, cabeça e rabo de camarão
  • Louro, alecrim e manjericão a gosto
  • Grãos de pimenta-do-reino inteiros
  • Sal a gosto

Para o risoto

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola ralada
  • 250 g de arroz arbóreo
  • 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco
  • 70 grs de pó de Moringa
  • Caldo de camarão reservado (de 8 a 10 conchas)
  • 400 g de camarões temperados e passados no azeite e manteiga
  • 400 g de queijo mascarpone
  • 50 g de queijo parmesão ralado médio
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada

Em outra frigideira prepare o camarão

Para o camarão

  • 400 de camarões médios limpos, temperados com limão alho e sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga

modo de preparo

Para o caldo de camarão

Numa panela, coloque a água, os tabletes de caldo, as cascas, as cabeças e os rabos do camarão, o louro, o alecrim, o manjericão e os grãos de pimenta. Acerte o sal.

Deixe cozinhar até reduzir para 1 1/2 litro de caldo.

Reserve.

Para o risoto

Numa panela, coloque o azeite e a manteiga.

Amoleça a cebola, junte o arroz e refogue.

Coloque o vinho e deixe evaporar.

Adicione em conchas o caldo de camarão até o pré-cozimento para juntar os camarões e o mascarpone.

Para o camarão

Numa frigideira, coloque o azeite, a manteiga e frite os camarões temperados.

Misture ao arroz.

Se necessário, coloque mais caldo.

Junte esses camarões, o mascarpone, o queijo ralado e a manteiga.

Decore com queijo parmesão ralado, lascas de parmesão e 3 camarões grandes fritos.

Salpique cheiro-verde picado.

***************************************************************************

PATÊS – GPEC/UFRN

Coordenação da Equipe - Professor - Dr. Pagandai Vaithianatan Pannir Selva
Equipe que desenvolveu:

Claudia Renata
Fernanda
Helena
Anchieta Jr
Mariana
Rafaela
Maricy

GPEC (Grupode Pesquisa Engenharia de Custos) UFRN

Navegue por nosso site para conhecer um pouco mais sobre o GPEC(Grupo de Pesquisa em Engenharia de Custos) e as pesquisas e Projetos realizados..

https://sites.google.com/a/biomassa.eq.ufrn.br/engenharia-de-frutas/

Patê de Alho com Moringa GPEC/UFRN

 Ingredientes

  • 4 dentes de alho descascados
  • 1 copo de leite bem gelado
  • 75 grs de pó de Moringa
  • 1 copo de ricota fresca
  • sal a gosto
  • maionese light para dar ponto

modo de preparo

Bata no liquidificador, o alho, o leite gelado e o sal. Bater bem até ficar triturado, acrescente o copo de ricotae vai adicionando a maionese, aos poucos, no centro do liquidificador até que o patê fique bem grosso e firme.

Pronto está feito um patê maravilhoso.

******************************************************************

Patês - Ervas aromáticas com moringa GPEC/UFR


 

Seleção dos ingredientes:

·         100 g ricota fresca amassada

·         1 copo de iogurte natural

·         5 folhas de hortelã picada

·         1 colher de café de orégano

·         ½ colher de café de noz moscada em pó

·         ½ colher de café de cebolinha picada

·         100 grs de Moringa e sal a gosto

 

Colocar todos os ingredientes no processador e triturar por de 5 a 7 minutos

Até que se obtenha uma pasta consistente

Ideal para ser servido como aperitivo acompanhada de torradas ou bolachas integrais

Patê de cenoura com moringa GPEC/UFRN


Seleção dos ingredientes:

·         3 cenouras cruas

·         2 colheres de sopa de iogurte desnatado

·         1 fatia de cebola

·         cebolinha , salsinha e moringa a gosto

·         1 colher de azeite de oliva

·         1 pitada de sal

·         limão a gosto

 

Bater todos os ingredientes no processador: primeiro cenoura e temperos, em seguida, o azeite e o iogurte desnatado.

Até se obter uma mistura uniforme, ideal para ser servido como aperitivo acompanhada de torradas ou bolachas integrais

 

Patê de berinjela, moringa, sementes e linhaça GPEC/UFRN

Seleção dos ingredientes:

·         1 colher de sopa de gergelim integral branco

·         1 colher de sopa de linhaça integral

·         1 xícara de chá de trigo para quibe

·         sal a gosto

·         1 xícara de chá de azeite

·         100 grs de Moringa em pó

·         4 dentes de alho

·     500g de berinjela em pedaços com casca

·    600ml de água

Misturar as duas preparações obtidas a fim de se manter um único creme uniforme. Ideal para ser consumido com torradas ou bolachas integrais.

Patê (chutney )de berinjelas e moringa GPEC/UFRN

Seleção dos ingredientes:

·         1 kg de berinjelas

·         3 colheres de sobremesa de sal

·         200 g de açúcar mascavo ou cristal

·         2 xícaras de chá de vinagre branco

·         3 dentes de alho amassados

·         3 xícaras de chá de cebolinha picada

·         80 grs de pó de Moringa

·         pimenta dedo de moça

 

Lavar as berinjelas frescas e dessecar cortando em cubos e deixando as mesma descansarem por 4 horas. A parte fazer um molho com os demais ingredientes e deixar ferver um pouco. Acrescentar as berinjelas reservadas e deixar ferver até que fiquem bem macias.

Por fim triturar a preparação em processador até se obter uma pasta consistente.

 *******************************************************************************

PÃES

Pão Folha de trigo integral (Vegan)

·  Ingredientes

·  450 g de trigo integral

·  50 g farinha sem glutén

·  1 envelope de fermento de pão

·  1 envelope de "Pão Certo"

·  4 colheres de sopa de açúcar mascavo

·  4 colheres de café de sal

·  4 colheres de sopa de óleo

·  1 colher de sopa de amido de milho e 5 colheres de sopa de pó de Moringa

·  1 xícara de água morna

  • Modo de Preparo
  1. Em uma tigela junte os ingredientes secos e mexa bem para criar uma mistura homogênea
  2. Coloque o copo de água morna de uma só vez, faça a massa de pão, coloque em um saco plástico feche e deixe repousar 60 minutos
  3. Estique a massa polvilhando com o trigo integral, o mais fino possível, por isso o nome do pão folha
  4. Corte as rodelas com um prato de sobremesa como guia de medida e utilize o cortador de massas para recortar em volta
  5. Corte os discos, polvilhe trigo integral com moringa em pó e empilhe até que toda a massa esteja cortada
  6. Unte as formas com óleo e asse os discos em forno bem quente por 20 minutos, não deixe corar, retire do forno de acondicione em saco plástico, guardado posteriormente em geladeira, conserva-se por até 5 dias
  7. Retire da geladeira por uns 3 minutos antes de utilizar

Informações Adicionais

  • Faça recheios doces ou salgados, quentes ou frios.
    Quanto mais fino esticar a massa, mais Pão Folha voce terá.
    Pode parecer estranhos mas o pão tem que ser acondicionado ainda quente, pois de outra forma ficará duro.

**************************************************************

Pão Integral

ingredientes

  • 2 xícaras (chá)de água morna
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 colheres (café) de sal
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 tabletes ou 45g de fermento biológico (pão)
  • 3 a 5 xícaras de farinha de trigo integral
  • farinha de trigo comum (até dar o ponto, cerca de 500 a 750g)
  • 100 GRS de Pó de Moringa seco

modo de preparo

Bater no liquidificador a água morna, óleo, sal, ovos, açúcar e o fermento.

Misturar a farinha integral, dissolvendo-a muito bem. Acrescentar a farinha de trigo, Moringa em pó aos poucos, sovando até não grudar nas mãos.

Fazer uma bola com toda a massa e deixar crescer até dobrar de volume, coberta por um pano de prato limpo. Fazer os pães nos formatos desejados.

Deixar os pães crescendo nas assadeira, cobertos com pano de prato limpo, até que, quando pressionados com o dedo, a massa permaneça afundada, não retornando ao ponto original. Assar em forno com temperatura mínima e aumentar para média somente quando começar a dourar.

 

SOBREMESAS COM MORINGA OLEIFERA

ARROZ DOCE COM MORINGA E SORVETE

  • Bahbcvshogzmiiuymdexlza1lzaxlza4lzmwlze1lzc4os8znzaxlmpwz1siogzwogp0ahvtyiinmjiwede2nsnbcdsgohryb3vuzgvkx2nvcm5lcnnpcfsiogzloghqcgdprg
  • Ingredientes
  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara de arroz
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 50 gramas de Moringa seca (pó)
  • 5 cravos da índia
  • raspas de limão a gosto
  • 1/2 pote de sorvete sabor creme com chocolate
  • canela em pó para polvilhar

modo de preparo

1º Em uma panela média, coloque a água e o arroz. Cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até secar.

2 º Acrescente o leite, o açúcar a canela, o cravo e as raspas de limão.acrescente a Moringa em Pó, Misture e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até obter um arroz macio e cremoso. Retire do fogo e reserve até esfriar.

3º Divida o arroz em 6 taças preenchendo cada uma até a metade. Leve à geladeira por 3 horas.

4º Retire da geladeira e finalize com bolas do sorvete. Polvilhe a canela e sirva em seguida. Coloque em cima polvilhando  uma mistura de pó de Moringa com canela.

ABÓBORA ASSADA COM AÇUCAR E MORINGA - Internet

ingredientes

  • 1 abóbora pequena
  • 1kg de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • 200grs  de pó de Moringa seco ou folhas secas

modo de preparo

1º Corte a abóbora de modo que fique uma abertura com tampa na parte superior da mesma. Não descasque. Limpe com uma colher retirando toda a semente e lave com água corrente por dentro e fora.

2º Encha a abóbora com o açúcar e a Moringa, tampe e leve ao forno em fogo médio por aproximadamente uma hora, ou até a casca ficar bem marrom (assada por fora mas cozida por dentro).

3º Retire do forno, espere esfriar, destampe e acrescente o creme de leite. Sirva em fatias, com a calda e o creme.

 

BRIGADEIRO já fiz e aprovadíssimo..

Hummmm, muito bom mesmo fiz brigadeiro e adicionei Moringa

Bahbcvshogzmiisymdexlzaxlzi2lza5lzu2lzu0lzy4ns9icmlnywrlaxjvlmpwz1siogzwogp0ahvtyiinmjiwede2nsnbcdsgohryb3vuzgvkx2nvcm5lcnnpcfsiogzloghqcgdprg

ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de nescau
  • 1 colheres de manteiga
  • 50 grs de pó de Moringa Oleifera

PARA ENFEITAR

  • Granulado misturado com Moringa
modo de preparo Numa panela coloque uma colher de manteiga, coloque o leite condensado misture a Moringa e em seguida coloque o nescau, vá misturando por aproximadamente uns 8 minutos sempre misturando desligue o fogo e deixe esfriar, se desejar fazer bolinhas enfeitar com granulado, ou pode se comer na panela mesmo.

Algumas receitas que preparo, invento e são feitas adaptações  e são aprovadas.
SUCO
Suco de cenoura, maça, limão e moringa
Ingredientes - 3 cenouras, 2 maças, 1/2 x de Moringa (talos e folhas) e 1 limão. Corte as cenouras e maças em pedaços de 5 a 7 cm e pique os talos de moringa. Processe tudo em um liquidificador ou processador. Acrescente o suco de limão, gelo a vontade, uma colher de mel se desejar.

BOLO DE MORINGA
Poderá adaptar a sua receita favorita e acrescentar a moringa 1 x de folhas de moringa.

PÃO DE QUEIJO DE MORINGA
Ingredientes:
4 cp de polvilho, 1 cp de leite, 1 cp de óleo (dois dedos a menos),
 1 cp de folhas de moringa batido com água >>bater no liquidificador e filtrar(coar) para tirar os residuos das folhas da moringa,
1 col de sal.
Modo de fazer:
Ferva o leite, sal, óleo e o suco de moringa. Depois de fervido adicionar os ingredientes anteriores ao polvilho, colocar de 4 a 5 ovos e adicione o queijo até dar consistência na massa. Buon petit.

OMELETE COM MORINGA
Ingredientes: 3 ovos, 1/3 col de manteiga, 1 x folhas de moringa, 1/2 x de mussarela ralada ou queijo minas, cebolas e tomates picadinho, óleo.
Modo de fazer:
Refogar a cebola, tomate e as folhas de moringa com 1 col de óleo e reserve, junte todos os demais ingredientes e as folhas de moringa e bata com um garfo, como feito com omelete comum e proceda como faz omelete na frigideira. ...delicia..

FEIJÃO COM MORINGA
Ingredientes:
300 grs de feijão, água para cozinhar, vagens verdes de Moringa cortadas em cubos grandes, tempero a gosto...cozinhar tudo na panela de pressão.

BISCOITO (COOKIES INTEGRAL COM  MORINGA)
...em breve..


*****************************************************************


Current projects and programs

Programs


Moringa :financial and nutritional community empowerment

    
"Moringa is a tropical tree with multiple uses and which is resistant to drought. Among the 13 species known, Moringa oleifera is particularly easy to reproduce and its growth is very fast. 

The numerous economic uses of Moringa oleifera together with its easy propagation have raised growing international interest for this tree which originated from India and which is found in most tropical countries (Africa, Asia and North America).

Moringa is also an important food source in many countries. In India, Moringa pods are widely consumed and plantations exist to produce pods for export, fresh and tinned, to overseas consumers. In West Africa, Moringa oleifera leaves are commonly used to make sauces. Other potential applications of Moringa including use as livestock feed, plant growth hormone, green manure, medicines or for paper making are currently the subject of various research efforts." (www.moringanews.org)  The protein and micro-nutrient quality of Moringa make it ideal for use combating malnutrition and as a general health supplement in everyday diet.


GARPE has made the commitment to the local communities to do everything in our power to spread the word of Moringa far and wide.  15 kilometers away is the village of Bougnakou, where we started work with a womens' group.  The women harvest the leaves, wash them, dry them, and grind them into the powder we sell.  By paying these women for their product, we have given them a source of income to supplement that of their husbands'.  They also have as much Moringa powder as they need for personal use in cooking in their own homes.  


Moringa Powder

Most villages have a health center that serves as a community hospital and birthing center.  There is a director as well as a midwife.  In our commune of Perere, we have 9.  Thus far, we are currently selling Moringa powder as well as Moringa infused baby formula at each center.  The communities have been very receptive to this and we hope to expand to other communities soon.

CPR: Center of Rural Promotion

This is our "office".  It is a piece of land contracted to GARPE by our local commune (similar to counties in the US).  Our activities there include livestock breeding such as cows, rabbits, chickens, goats, and hogs.  We also have many hectares of peanuts, corn, and millet, which we sell during the harvest season.  This is a wonderful facility! 

Unfortunately, the resources are not available to invite agriculture students to participate in educational programs, which was in the original terms of our agreement with the commune.  Until the possibility of students are possible, the animals will serve as a source of income by selling offspring as well as an educational opportunity to local people who would like to diversify their farming skills. 

The dry season can be devastating in Benin.  With months of no rain, bush fires destroy fields and though some are intentionally set to prepare fields for the next planting; it makes fresh food impossible.  GARPE has secured land next to a man-made dam that supplies us with water year-round.  We begin with a seed nursery then, as the garden grows and we transplant to bigger rows.  

Moringa Seedling Distribution

With a motor pump and some pvc piping, we are able to irrigate about 1 hectare.  We hope to expand to 3 hectares next year with a refined piping system.  Inter-placed with the rows of vegetables like carrots and lettuce are Moringa trees, which we then make into powder to supplement our supply from the women's group in Bougnakou.

Pruning The Moringa Plant

 GARPE's committment to community development does stem outside the realm of agro-business.  Upon arrival in September 2006, current volunteer, Rachael, noticed a significant lack of reading material-in fact, none at all.  It is difficult enough for the students to buy schoolbooks thus leisure reading is not even an option.  For someone who grew up spending countless rainy days and vacations lost in the world of print, this was by far one of the most disheartening observations.  Rachael had a few French novels sent over from the U.S. and within a week, her neighbors had devoured them and were pleading for her to bring more.  Education is not a right here but a privilege. 

Many times, of all the children in the family (sometimes more than 12 kids), only one is chosen to go to school and succeed for the family.

Talks with the community have begun to discuss allocating land for a new building.  "A library!" they said, "but what will we fill it with?"  With a modest purchase of about 100 used books from an annual church sale, we began our library...in Rachael's house.  These books are shipped in every year from France for a used sale, as they are hard to come by in Benin.  She lends to the students in her neighborhood and keeps track of the flow of books.  This will continue until we can get a building constructed.  This is a great start!  The community is now all a chatter and look forward to breaking ground.  

We have a bit longer to wait until the funding is raised but in the mean time, one can finally see a middle school student indulging in a novel for fun during a lazy afternoon.


Comments