Danças Gaúchas

    Rancheira

Criada a partir do ritmo Mazurca, que se difundiu pelo Brasil quando do surgimento do rádio, a Rancheira tem sua característica própria diferenciando-se por ter sua acentuação forte no 1° tempo da Música e não no 2° tempo como é o caso da Mazurca.
O passo da Rancheira é semelhante a Valsa de seis movimentos, a diferença é que no 1°e no 4° movimento acentua-se uma batida de toda a planta de pé por parte do peão podendo a prenda executar com a meia planta do pé.
 
 

Vídeo do YouTube

            Este vídeo mostra a dança da Rancheira de Carreirinha. Como podemos ver seu passo principal é a rancheira, em alguns tempos damúsica os pares se "Desenlaçam" para fazer sapateios e sarandeios. logo, se enlaçam e voltam a dançar o passo básico da rancheira. O sapateio é a parte em que opeão começa a mostrar o que ele sabe fazer para se "exibir" à prenda. Ja o sarandeio serve para a prenda mostrar seus belos passos e delicadeza para o peão ficar ainda mais afim de ficar com ela.
        Obs:(apenas a primeira música deste vídeo é rancheira, as outras são outras danças da tradição gaúcha, mas com outros rítmos.)

    Vaneira/vaneirinha/vaneirão
Sem sombra de duvida, a vanera é o ritmo mais apreciado e mais executado nos bailes gaúchos.
Ritmo afro-cubano a Habaneira influenciou vários ritmos dos paises hispano-americanos sendo difundida na Espanha.
Conhecida também como Havaneira, acredita-se que seu nome tenha sido uma homenagem a capital de Cuba, Havana ou também como é conhecida La Habana. Chegou ao Brasil por volta de 1866 e influenciou não só ritmos do Rio Grande do Sul como também o samba canção dos cariocas.
No Rio Grande do Sul, a Vaneira ou vaneira ganhou outros nomes, de acordo com o andamento da música. Vaneirinha para ritmo lento, vaneira para ritmo moderado e vaneirão para ritmo rápido.   * FORMA DE DANÇAR:
Os movimentos que demonstraremos a seguir servem tanto para a Vaneira, Vaneirinha e Vaneirão, mudando apenas o seu andamento. Semelhante ao passo de Polca, os passos da Vaneira devem ser executados em quatro movimentos para cada lado, o conhecido dois pra lá e dois pra cá.
 
  
 
 

Vídeo do YouTube

             Esta é a dança do Chicho Sapateado, que tem como passo principal da dança a vaneira. Neste vídeo ela esta sendo interpretada pela categoria Juvenil.
 
 
 

Vídeo do YouTube

              Esta também é a dança do Chicho Sapateado. Mas neste vídeo ela está sendo interpretada pela categoria Adulta.
 

 Matéria feita por: Scarlet Stoffel.
Comments