Home‎ > ‎

Extensão da função de botões programáveis para o Kenwood TS-590S

Extensão da função de botões programáveis para o Kenwood TS-590S.

O meu intuito com esta ideia é de ter à mão botões configuráveis e simular os botões de um “Morse keyer” com mensagens pré programadas, isto porque nos últimos tempos o meu modo favorito é o CW. Efetivamente o “Keyer” do TS-590S serve-me perfeitamente, os principais modos estão implementados e é disponibilizado no painel frontal 4 botões com mensagens programáveis. Seria só desejável que estes botões estivessem mais acessíveis. Por sorte, e seguindo a sua tradição, a Kenwood produz excelente documentação acerca dos seus produtos. Esta ideia foi publicada no site Kenwood TS-590S Resources Page como Hint #24: 12 February 2013.

Esta ideia surgiu depois da leitura do Kenwood TS-590S In-Depth Manual. Na página 43 desta excelente fonte de informação sobre o TS-590 está um pequeno circuito que expande os 2 botões programáveis já existentes, UP e DOWN.



O circuito de extensão dos botões programáveis permite implementar até 6 botões que podem ser configurados a partir do Menu do TS-590S.

Eu uso PF1, PF2, PF3 e PF4 configurados com os botões do painel frontal CH1, CH2, CH3 e CH4. Deste modo tenho 4 mensagens disponíveis numa posição muito mais conveniente. Os botões UP e DOWN, que estão disponíveis no microfone que vem com o TS-590S, estão configurados com as funções CW T. e SCAN, a ideia principal é fazer “search and pounce” sem ter de levar a mão para o painel frontal longe da minha chave de morse, mas as possibilidades a implementar são muitas. Ainda coloquei outro botão para activar o PTT. Nesta ultima versão de Firmware (1.07) este botão permite parar a repetição de mensagens gravadas.


A facilidade disponibilizada no TS-590S de ter 2 menus com configurações diferentes pode ser usada para ter outras funções disponíveis neste interface de extensão de botões programáveis sem que se tenha de programar tudo de novo, por exemplo ter configurações diferentes para CW e para SSB.

Nestes últimos tempos o meu modo principal de operação tem sido o CW, ainda assim coloquei neste meu interface ligações para um microfone externo e um pequeno interruptor para ligar ou desligar a alimentação para um microfone de condensador (fica também espaço para aplicar a sugestão do colega Rob Connelly, W1AEX para ligar microfones de condensador ao TS-590S ou mesmo um pré amplificador para microfone). Assim posso também usar o meu microfone favorito sem perder o acesso fácil aos botões programáveis.

Todo o material para realizar este pequeno projeto é facilmente encontrado em qualquer loja de componentes electrónicos, apenas é preciso alguns botões de pressão tipo SPST, algumas resistências (2 de 100K e 2 de 22K) para montar de acordo com o circuito sugerido pela Kenwood, e um cabo directo da ficha MIC do painel frontal para uma pequena caixa de plástico para montagens de electrónica. No meu caso usei um ficha DB-9 Fêmea na caixa que aloja os circuitos com correspondência directa, o pino 1 da ficha MIC do painel frontal do TS-590S é o pino 1 da DB-9 e por ai fora, na caixa que aloja os botões. A caixa mede 100 mm x 50 mm x 25 mm e pode ser usada numa das mão como um controlo remoto ou em cima da mesa perto da chave de morse.


As possibilidades de configuração de PF1 – PF4 estão descritas nas páginas 54 e 55 do manual doTS-590S.

Espero com esta simples ideia, que se faz numa tarde de chuva ou quando não houver propagação, melhorar a vossa experiência com o TS-590S.


Licença Creative Commons
This obra by Pedro Correia CT7AEZ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 4.0 Internacional License.
Based on a work at http://www.kenwood.com/i/products/info/amateur/pdf/TS-590S_IDM.pdf.
Comments