Carteira de Serviços da Atenção Primária

Apresentamos a Carteira de Serviços da Atenção Primária de Florianópolis, que detalha normas e diretrizes para organização das unidades, atividades esperadas dos profissionais e ações e serviços assistenciais que o município pretende oferecer na APS.

Este documento é fruto de um dos Grupos de Trabalho do Fórum Municipal de Saúde, que contou com trabalhadores da gestão e dos serviços de APS. Posteriormente, sua versão preliminar foi encaminhada para contribuição adicional de diversos setores da SMS, submetida a uma consulta pública, revisada em seus aspectos normativos pela DAPS e submetida a apreciação final do secretário de saúde.

A Carteira foi formatada como anexo da Portaria 26/2014, publicada em 14 de março de 2014, que a define como padrão de referência para organização dos serviços de APS no âmbito do município, substituindo a Portaria 283/2007 e ampliando seu escopo.

Teremos um processo de implantação gradual, que incluirá: disseminação do documento para todos os trabalhadores; reuniões nos locais de trabalho; diagnóstico de linha de base sobre a organização e oferta de serviços atual da APS; definição de áreas para apoio a mudanças, ações de educação permanente e monitoramento; construção de guias de prática clínica para tópicos selecionados entre as principais demandas da APS; revisão de instruções normativas para adequação à Carteira.

Clique no link a seguir para visualizar os textos da Portaria e da Carteira de Serviços: