• Ajudar um deficiente visual

COMO AJUDAR UM DEFICIENTE VISUAL:

Este texto foi retirado do sítio da internet:  http://www.mundoacessivel.com/cae-dv/comoajudarumdeficientevisual.php

Para mais informações, por favor dirija-se ao sítio da internet: http://www.mundoacessivel.com


1) Quando a pessoa cega estiver acompanhada, dirija-se directamente a ela identificando-se; ela somente não vê, mas não é surda e terá condições de compreendê-lo.

2) Se você encontrar uma pessoa cega fazendo compras sozinha ofereça a sua ajuda, para ela é muito difícil localizar o que precisas e verificar preços. Com certeza ela agradecerá a sua atenção.

3) Quando você se oferecer para ajudar uma pessoa a atravessar a rua não a desoriente cruzando a mão em diagonal, efectue um cruzamento em L, é mais seguro, inclusive para você".

4) Nunca você deve empurrar ou levantar uma pessoa cega no momento de subir ou descer do ônibus ou escadas. Basta orientá-la colocando sua mão na alça 'Vertical do ônibus ou no corrimão da escada.

5) Quando você está passeando com uma pessoa cega que já está acompanhada, não fique dando avisos e nem puxando-a, deixe-a ser orientada somente por seu acompanhante.

6) Preste atenção ao indicar "à direita", "à esquerda"; no momento de ajudar a pessoa cega, tome como referência a posição dela não a sua.

7) Todas as vezes que você entrar em um ambiente onde tenha uma pessoa cega, não deixe de falar: isso anuncia a sua presença.

8) Nunca deixe uma pessoa cega falando sozinha; se tiver que ausentar-se, avise-a. E avise-a também quando retomar.

9) Todas as vezes que encontrar uma pessoa cega nunca deixe de apertar a sua mão e fazer o mesmo no momento de despedir-se. O aperto de mão substituirá seu sorriso amável.

10) Procure não esquecer de apresentar à um visitante cego às pessoas presentes, assim irá facilitar a sua integração ao grupo.

11) Quando uma pessoa cega anda sozinha, está em alerta em todos os sentidos remanescentes; procure não ficar chamando sua atenção, pois ela poderá ficar nervosa e desorientar- se.

12) Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se basta que você coloque sua mão no encosto da cadeira, que isso lhe indicará sua posição.

13) Não se preocupe em usar palavras comuns, diárias e as frases como o "olha", "vê" ou "assista a televisão" em torno de mim.

14) Se o deficiente visual te olhar como se estivesse necessitando um auxílio, pergunte à ele se necessita de ajuda. Se ele estiver a ponto de encontrar uma situação perigosa, pode avisá-la, de uma maneira calma e clara.

15) Peça, "você gostaria de que eu lhe guiasse?" Oferecer seu cotovelo é uma maneira digna e eficaz de conduzir alguém que é cego. Não esteja receoso em identificar-se como um guia inexperiente e pergunte dicas em como melhorar.

16) Se você deixar o deficiente visual sozinho em uma área estranha, certifique-se que ele esteja perto de algo que possa tocar em uma parede, uma mesa, um corrimão, etc. Ser deixado em um espaço vazio pode ser muito incomodo.

17) Seja atencioso. Se você observar um ponto ou uma mancha em minha roupa, diga-me confidencialmente; do mesmo jeito que você gostaria de ser avisado.

18) Em um restaurante, dê direcções claras aos assentos disponíveis. Sua oferta para ler o cardápio em voz alta pode ser apreciada, mas você não deve supor que eu não queira requisitar meu próprio alimento.

19) Quando o alimento chegar, pergunte se eu gostaria de saber o que tem no meu prato. Você pode descrever a posição dos alimentos usando as posições do relógio: "seu café está em 3 horas"; "o açúcar está em 1 hora".

20) Deixe todas as portas abertas ou todas as portas fechadas - portas ou armários meio abertos podem ser perigosos. Não mude os móveis ou pertences pessoais sem me contar.

21) Seja sensível ao questionar-me sobre minha cegueira. Esta é uma informação pessoal e os limites devem ser respeitados.


Fonte: http://www.mundoacessivel.com/cae-dv/comoajudarumdeficientevisual.php