Atividades Complementares

 

COMISSÃO PRÓPRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CPAC

 

INSTITUIÇÕES

 

FATI - Faculdade de Tecnologia Informática

FCTFOR - Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza

IESF - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza

 

CPAC - COMISSÃO PRÓPRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

É a Comissão responsável pelo desenvolvimento, análise, julgamento e validação das Atividades Complementares.

 

OBJETIVOS

 

As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

 

Diversificar e enriquecer a formação oferecida na graduação, por meio da participação do corpo discente em variados eventos. A realização das Atividades Complementares dependerá exclusivamente da iniciativa de cada aluno, que deve buscar as atividades que mais lhe interessem

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

 

As Atividades Complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos para sua formação pessoal e profissional, constituindo um meio de ampliação curricular com experiências e vivências acadêmicas internas e externas ao curso, reconhecidas por meio de avaliação.

 

 

A abrangência do escopo destas atividades inclui as seguintes modalidades: disseminação de conhecimentos, prestação de serviços, assistência acadêmica, iniciação científica e tecnológica, desenvolvidas no âmbito de programas de difusão cultural.

 

CURSOS

HORA AULA TOTAL

ADMINISTRAÇÃO

320 H/A

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

200 H/A

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

320 H/A

FARMÁCIA

400 H/A

REDES DE COMPUTADORES

200 H/A

TURISMO

200 H/A

 

 
AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMPÕEM AS SEGUINTES ATIVIDADES:

 

a) Visitas Técnicas: as visitas devem ser consideradas como uma oportunidade de contato do aluno com um empreendimento empresarial. Sendo assim, é importante que o aluno quando realizar a visita tenha pelo menos uma noção do que deseja observar na empresa. 

b) Participação em Congressos, Seminários, Palestras e Simpósios: o aluno deverá apresentar certificado comprobatório quando o evento for fora das dependências da Instituição. Os eventos na Instituição contarão com lista de presença e certificado.

 

c) Atividades Culturais: filme, teatro, show, feiras, exposições, incluindo patrimônios culturais, patrimônios tombados, cidades históricas, monumentos, museus, memoriais, sítios de reservas naturais, entre outros. Necessário para efetivação da Atividade Complementar a apresentação do relatório com comprovante (original): fotos, ticket ou documento autenticado de participação nos eventos, ou ainda, ingresso do cinema e teatro (originais) ou comprovante de locadora de filme/vídeo.

 

Observação: as atividades culturais serão aceitas desde que apresentado relatório crítico que permita análise da Comissão e voltado para área do curso em formação, vale ressaltar que será cobrado uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais) para o aproveitamento do evento.

 

d) Responsabilidade Social: compreende a participação em campanhas solidárias, atividade assistencial ou voluntária, doação de sangue, àqueles que apresentarem comprovante original de participação.

 

 Eventos voltados ao desenvolvimento social, ou seja, conjunto de atividades que têm conseqüências de responsabilidade social para a comunidade local, para o meio ambiente e para muitos outros aspectos da sociedade.

  

e) Participação em Cursos Extracurriculares: línguas, extensão, treinamento e informática. Apresentar o CERTIFICADO, documento esse expedido pela Instituição comprovando a carga horária mensal do curso.

  

f) Artigos Científicos ou Matérias Publicadas na Comunidade Científica: com aderência ao curso ou disciplinas envolvidas no semestre que o aluno esteja cursando. Apresentar resumo crítico com no mínimo 10 linhas, máximo 02 páginas, anexar o recorte original ou cópia do artigo e/ou matéria publicada.

 

g) Estágio Extracurricular em Instituições Reconhecidas pelas Faculdades da UNICE – Ensino Superior: deve ser considerado o período mínimo de 06 (seis) meses. Faz-se necessário a apresentação de declaração acompanhada de termo de compromisso de estágio, contrato de estágio ou documento congênere. Vale ressaltar que a concedente do estágio deverá ser conveniada com a Instituição.

 

h) Monitoria em Disciplina do Curso: por ano letivo, pode tratar-se da Monitoria Institucional ou Voluntária, obedecendo às normas institucionais inerentes à monitoria.

 

i) Especialização: caso o aluno no período de formação esteja  cursando uma especialização (pós graduação lato sensu), esta só poderá ser aproveitada como Atividade Complementar se tiver conveniência com o curso cursado.

 

j) Atividade de Extensão: participação e desenvolvimento pelo aluno de projetos de iniciação científica vinculados a um professor orientador lotado na Faculdade.

 

 Participação do aluno em projetos de pesquisa vinculados a um professor orientador lotado na Faculdade; trabalhos publicados pelo aluno em periódicos acadêmico-científicos.

 Participação do aluno em eventos de iniciação científica ou em congressos científicos relacionados aos projetos desenvolvidos pelo mesmo.

 

k) Intercâmbio Cultural: o aluno que passar no mínimo um mês fora do país no decorrer de sua formação poderá aproveitar como atividade complementar.
 

l) Disciplinas de Outros Cursos: o aluno transferido que tiverem alguma disciplina não aproveitada na grade curricular poderá aproveitá-la como Atividade Complementar. Vale lembrar que esta disciplina tem que ser aproveitada no curso cursado.

 

 

GRADE DE ATIVIDADES

 

ATIVIDADES

HORAS

LIMITE

Visitas Técnicas

Até 12 cada

60 h/a

Congresso

Até 06 cada

60 h/a

Seminário

Até 06 cada

60 h/a

Palestras

Até 06 cada

100 h/a

Simpósio

Até 06 cada

60 h/a

Atividades Culturais

Até 05 cada

100 h/a

Responsabilidade Social

Até 10 cada

100 h/a

Cursos Extracurriculares

Até 10 cada

100 h/a

Artigos

Até 10 cada

50 h/a

Estágio

Até 30 cada

100 h/a

Monitoria

Até 25 cada

100h/a

Especialização

Até 50 cada

100 h/a

Atividade de Extensão

Até 06 cada

60 h/a

Intercâmbio

Até 10 cada

50 h/a

Disciplinas de Outros Cursos

Até 20 cada

100h/a

 
 
 

Vale ressaltar que todos os fundamentos encontrados nas Normas para Registro Acadêmico das Atividades Complementares das Faculdades da UNICE – Ensino Superior, assim como Aditivo do Regimento Interno de Atividades Complementares são aplicados de forma subsidiária à este Programa, que está direcionado para todos os cursos ofertados pela Instituição nos cursos que incluem no seu currículo a Atividade Complementar indispensável para a colação de grau.