Varicela

Doença Virótica com cura.

Varicela

 

O vírus da varicela-zóster é um vírus com envelope, com genoma de DNA bicatenar (dupla hélice), que se multiplica no núcleo da célula hóspede. Tem a capacidade de adotar um estado latente em que não causa danos à célula hóspede, ou atividade lítica altamente destrutiva.

 

Transmissão e Sintomas

Entra no corpo pela faringe ou pela conjunctiva do olho. Multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. O período de incubação até o surgimento das pústulas é de cerca de 12 dias.

Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo (ao contrário da varíola). Os exantemas são mais frequentes na região toráxica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.

Prevenção e Tratamento

 

Não há cura, mas os fármacos antivirais acicloguanosina, podem ser úteis em reduzir a duração ou severidade dos sintomas. Existe uma vacina mas o baixo perigo e os problemas potenciais com a vacina tornam-na polêmica. É comum até crianças que ainda não foram infectadas serem enviadas para brincar com as doentes, de forma a sofrerem a inócua varicela infantil e ficarem protegidas para sempre da mais perigosa forma adulta.

Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.

Cuidados locais. Banhos com permanganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros de água.

--> Dicas para o paciente:

  • Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
  • Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
  • Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
  • Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
  • Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com amido de milho.
  • Não coce a varicela, porque marcas podem ficar para sempre em seu corpo;

 

 Covert Front