ONU

Organização da Nações Unidas 


   A Organização das Nações Unidas surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, que foi criada em 1919 depois da Primeira Grande Guerra.

   O nome Nações Unidas foi concebido por Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, na época da elaboração da Declaração das Nações Unidas em primeiro de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, representantes de 26 países estabeleceram o compromisso de lutar juntos contra as potências do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão.

    A primeira carta da organização foi assinada por 50 países, em 26 de junho de 1945, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. O evento foi realizado de 25 de abril a 26 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos. A Polônia, que não teve representante na conferência, assinou a declaração mais tarde e se tornou o 51º Estado fundador da ONU.

    Para elaborar um documento, os delegados se basearam em propostas formuladas por representantes da China, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Soviética, apresentadas em Dumbarton Oaks, de agosto a outubro de 1944.

    Mas, oficialmente, a Organização das Nações Unidas passou a existir a partir de 24 de outubro de 1945, quando a carta foi ratificada pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido, União Soviética e pela maioria dos países membros-fundadores. Nesta data comemora-se o Dia das Nações Unidas.

Fundada por 51 países, entre eles o Brasil, a ONU, hoje, conta com mais de 180 países membros. Apesar do prédio das Nações Unidas está em Nova York, a ONU é território internacional.

A missão da ONU é fomentar a paz entre as nações, cooperar com o desenvolvimento sustentável, monitorar o cumprimento dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais e organizar reuniões e conferências em prol desses objetivos. O sistema ONU é complexo. Conta com Organismos, possui quinze agências especializadas. Elas atuam em áreas como saúde, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações, entre outras. Elas são entidades independentes vinculadas às Nações Unidas por acordos especiais. As agências se reportam ao Conselho Econômico e Social ou à Assembléia Geral.


AIEA Agência Internacional de Energia Atômica
Bird Banco Mundial
FAO Organização das Naciones Unidas para a Agricultura e a Alimentação
Fida Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
FMI Fundo Monetário Internacional
Icao Organização de Aviação Civil Internacional
OIT  Organização Internacional do Trabalho
OMI Organização Marítima Internacional
OMM Organização Meteorológica Mundial
OMPI Organização Mundial da Propriedade Intelectual
OMS Organização Mundial de Saúde
UIT União Internacional de Telecomunicações
Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Unido Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial
UPU União Postal Universal

 

A Assembléia Geral é o órgão principal da ONU e tem caráter deliberativo, nela estão representados todos os países membros, cada um com direito a um voto.O dia das Nações Unidas se celebra no 24 de Outubro.

 

A ONU, é ainda hoje o principal organismo internacional e visa essencialmente:

·       Preservar a paz e a segurança mundial;

·       Estimular a cooperação internacional na área econômica, social, cultural e humanitária;

·       Promover a respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos.