Cristal

Na natureza o cristal aparece de diversas formas, a começar por amostras que encontramos no dia a dia dentro de nossas próprias casas, como, por exemplo, o grão de sal ou de açúcar. Um outro exemplo é o floco de neve, que é composto por partículas congeladas de água em estado cristalino.

 

A maioria dos minerais são formados por cristais e, estes, podem variar muito tanto nas possibilidades de sua utilização quanto no valor a eles atribuído. O quartzo, a rodonita e o ouro são preciosos e bastante valorizados, pois, devido a sua forma natural, eles são utilizados na composição vários tipos de jóias. 

Há também aqueles que são utilizados pelos místicos. Eles acreditam que estes minerais podem ser utilizados para garantir o equilíbrio do corpo e da mente devido ao seu poder de energização. Estas gemas apresentam-se nas mais diversas escalas e têm sua importância seja física ou espiritual dependendo, é claro, da utilização que lhe é designada por cada um. 

Existe ainda o cristal de rocha, que com sua transparência única é utilizado na confecção de jóias e também para instrumentos óticos e científicos. Embora existam jazidas em outros locais do mundo (Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Madagascar, Hungria e Suíça) este mineral, encontrado em rochas magmáticas, é encontrado com maior freqüência no Brasil.

Em sua forma líquida, esta gema possui um elevado grau de ordenamento entre suas moléculas, que estão entre o estado líquido e o estado sólido, conhecido como estado líquido cristalino (ou mesomórfico, do grego Mesos Morphe: entre dois estados). Este fato permite que sua utilização seja muito eficaz como um mostrador substituto do diodo de luz nos relógios, e também, em outros instrumentos eletrônicos, como por exemplo: na calculadora, em telas de televisão e em muitos displays. 

Não é de hoje que os cristais fazem parte da vida do homem, uma vez que eles vêm sendo utilizados, com inúmeros propósitos, desde a era antiga. Atualmente, é possível encontrá-los em muitos itens comerciais e inclusive na ciência e na medicina.

 

 Covert Front