Projeto Detalhado

1 – Descrição Geral

Esta fase do projeto irá apresentar o projeto detalhado cortador de grama automático. Essa é a fase onde serão definidos os materiais utilizados em cada peça do produto, bem como as cotas, os processos de fabricação que serão necessários para cada componente e procedimento de montagem.

A leitura dos projetos passados é de fundamental importância para um melhor entendimento do que se trata o trabalho como um todo, já que no decorrer desse relatório faremos citações das fases passadas desse projeto.

2 – Seleção dos materiais usados e processos de fabricação.

Nesse tópico mostraremos quais e porque foram relacionados os seguintes materiais para cada peça do nosso produto.

                     2.1 – Chassi

                     Como discutidos em etapas anteriores, o cortador de grama precisa ser resistente e, ao mesmo tempo, durável e rígido. Sendo assim, optamos por usar um chassi feito de aço. Acredita-se que assim atingiremos todas as exigências pré determinadas.

                     Em relação ao processo de fabricação, em um primeiro momento obtemos o chassi por fundição. Em seguida, faremos alguns retoques por usinagem, mais especificamente o fresamento.

                     2.2 – Carcaça

                     Nesse caso, o mais racional a ser usado é plástico, promovendo certa proteção e ao mesmo tempo deixando o aparelho mais leve.

                     Obtemos a carcaça de plástico bruta e, através de estampagem, a deixamos com um design mais arrojado que atende a todas as especificações.

                     2.3 – Outras peças  

                     A GIFT é uma empresa responsável por idéias inovadoras através de soluções de automação. Sendo assim, nossos produtos, em sua maioria, são formados por peças adquiridas por diversos fabricantes especializados em cada área. Com isso, garantimos a qualidade do produto e, ao mesmo tempo, podemos nos dedicar única e exclusivamente a idéias novas.

                     A seguir mostra-se uma tabela detalhada com todas as peças do cortador de grama, junto com seus respectivos fabricantes e preço.


 

3 – Montagem

Aqui demonstramos o processo de acoplamento das diferentes partes do produto. A montagem será feita tendo-se como base o chassi.

Motores

-Ambos serão unidos ao chassi através de brasagem, visto que estes elementos são relativamente robustos e requerem uma boa fixação

Bateria

-Será encaixada ao chassi por meio de suportes e travas. Essa montagem não tão rígida leva em consideração uma possível necessidade futura de troca de bateria;

-Suporte do eixo horizontal frontal e suportes de engrenagem;

-Serão unidos ao chassi também por brasagem.

Eixos

-O eixo horizontal frontal será encaixado ao suporte por meio de um processo térmico. Esquenta-se o eixo e passa-se ele pelo furo do suporte. Ao resfriar o eixo estará firmemente fixado;

-O eixo das rodas traseiras estará firmemente acoplado à uma engrenagem (processo térmico) e será sustentado pelas próprias rodas;

-Os eixos verticais seguem o princípio do eixo traseiro, estando firmemente acoplado às engrenagens e sustentado lateralmente pelo próprio furo do chassi.

Lâminas

-Serão acopladas às extremidades dos eixos por processo térmico (já citado);

Rodas

-As rodas dianteiras vão ser unidas ao eixo frontal com a ajuda de rolamentos;

-As rodas traseiras serão firmemente acopladas ao eixo traseiro com ajuda de cola industrial rígida.

Sensor

-Devido a sua fragilidade será usado cola quente para fixá-lo ao chassi.

Carcaça

-Será acoplada ao chassi através 6 encaixes: 2 em cada lateral, 1 frontal, 1 traseiro.

GPS e interface usuário

-Bem como o sensor, será utilizado cola quente para a sua fixação à carcaça, haja visto sua fragilidade.

Engrenagens

-Todas serão fixadas aos eixos e suportes através da utilização de um processo térmico.

 

4 – Manual do Usuário

Ao adquirir o cortador de grama automático, deve primeiramente carregar a bateria em uma tomada convencional de 110 ou 220 V.

Feito isso, basta ligar e configurar o cortador usando a interface do usuário presente no próprio cortador. Tal configuração é feita de forma bastante simples e intuitiva na tela touch screen. O software de configuração automaticamente se comunica com o GPS, informando-lhe a área que deve ser percorrida.

Quando vendido comercialmente, junto com o cortador de grama vem um CD contendo vídeos explicativos e um manual de ajuda com todas as funcionalidades detalhadas.

 

 

5 – Manutenção

Para maior segurança do usuário, não recomendamos, em hipótese nenhuma, a abertura do cortador de grama para qualquer operação. Contamos com um departamento de manutenção especializado para corrigir possíveis problemas no cortador de grama.

6 –Anexos

Figura 2: Vista explodida  com todos os componentes




Folhas de engenharia das principais peças (para mais detalhes, verificar os arquivos .drw):

Bateria:


Lâmina:


Carcaça:


Eixo:


Engrenagem:


GPS:


Motor:


Roda Dianteira:


Roda Traseira:


Sensor:


7 – Conclusão

Ao longo do semestre pudemos desenvolver um projeto utilizando uma abordagem sistemática que engloba desde a parte de elaboração do problema e concepção da idéia até os estágios finais de fabricação, contando com o auxílio de um software de CAD/CAM que nos foi apresentado no decorrer da disciplina.

Com isso foi possível ter uma noção de como funciona um ambiente de projeto com um pouco mais de rigor e documentação de forma a facilitar o entendimento entre profissionais e diminuir riscos.

 

Referencias Bibliográficas

Materiais das aulas EMC5301 - http://emc5301.altamir.prof.ufsc.br/aulas/arquivoaulas.html

http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico

ċ
CortadorDeGramaFinal.doc
(1501k)
igor gois,
7 de jul de 2010 07:02