Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB)

 Corpus Histórico do Português

Esta página é apenas uma prévia dos Corpora do Projeto PHPB a serem normatizados e organizados de forma definitiva


Nesta página poderá ser visualizada e baixada PARTE dos documentos editados pelo PHPB. A produção completa do Projeto Nacional consta da PLATAFORMA DE CORPORA DO PHPB (baixar). Os documentos estão distribuídos pelas equipes que os encontraram, e não por origem regional de escritura. Cabe a cada usuário verificar nos cabeçalhos de cada fonte primária a origem de cada autor. Assim, por exemplo, quem quiser reunir textos de paraibanos, pode encontrá-los na produção da equipe carioca ou baiana.

Estão aqui disponibilizadas edições diplomático-interpretativas oriundas de teses, dissertações, livros, CDs, relatórios, enfim, não apenas diferentes resultados acadêmicos de trabalhos concebidos e produzidos sob a chancela do PHPB, mas também de colaboradores externos.

Esta página reúne, na verdade, uma PRÉVIA do chamado Corpus Comum Mínimo (materiais de mesma natureza editados pelas equipes regionais para controle diatópico), bem como do denominado CORPUS DIFERENCIAL (corpora complementares para controle contrastivo com o corpus comum: textos de portugueses, literários, gêneros textuais diversos, etc.). Cada material editado ainda figura conforme sua normatização original. Foram retiradas as imagens dos fac-símiles. Posteriormente, no que virá a ser o definitivo CORPUS COMUM MÍNIMO DO PHPB, todos os textos estarão sob as Normas de Edição do Projeto PHPB (baixar).

 

BAIXAR AQUI 

CORPORA IMPRESSOS         E         CORPORA MANUSCRITOS

BAIXAR AQUI 

CORPUS DIFERENCIAL

(Notícias em jornais, Teatro, Textos de Portugueses, Textos em circulação em Instituições Privadas, Testamentos, etc.)


IMPORTANTE

No topo de cada arquivo encontra-se a forma correta de CITAR estes materiais nas referências bibliográficas do que for usado em levantamentos de dados. Esta página é canal a ser mencionado sempre, mas não uma obra fechada. Assim, cada edição aqui reunida é única para efeito de citação, NÃO SENDO CORRETO, portanto, APENAS INDICAR ESTA PÁGINA como fonte de dados. 

Consultando a PLATAFORMA DE CORPORA DO PHPB (baixar), os consulentes poderão solicitar, por e-mail, aos autores o envio de materiais editados pelo PHPB que AINDA NÃO CONSTAM DESTA PÁGINA.