Página Inicial‎ > ‎

Maestro Residente

Rui Paulo Teixeira  [República do Zaire / Portugal - 1973] 

 
 Carlota Leitão | fullframe.com.pt

Todas as noites da sua infância, adormecia embalado pelo radiozinho da bisavó a tocar música clássica. Hiperdinâmico nos dias de juventude, prepara-se para seguir Gestão, mas o apelo da Música troca-lhe as voltas. Especializa-se em Direcção Coral, dedica-se à composição e assina obras encomendadas como polígono de quatro peças corais (Universidade de Aveiro - Fundação João Jacinto de Magalhães / Dia Nacional da Cultura Científica) e Celebratio (C. M. de Coimbra / 100 Anos da República Portuguesa). Os amigos dizem que deixa um rasto de fogo por onde passa, ele diz que onde precisa estar, é lá que se encontra.

É director musical no Coro Anonymus (Porto). Sob a perspectiva de um emergente momento histórico  da criação musical portuguesa, a que o compositor e historiador Eurico Carrapatoso denomina 2nd Renaissance of Portuguese Composition, dinamiza um projecto coral estruturado nas obras de compositores contemporâneos portugueses, das quais várias em estreia absoluta.

É director musical no Coro Académico da Universidade do Minho (Braga). Baseado numa pesquisa e análise de mercado musical contemporâneo aliado à cultura universitária associativa, tem desenvolvido uma acção musicalmente estruturada na ‘eruditização’ do repertório ligeiro, numa abordagem pluriestilística.

É director musical na Aspera Hartmann – Spirit & Strategy (Lisboa), empresa de criatividade que incide o seu trabalho nos planos conceptual e filosófico formalizados pelo design de excelência.

Abril 2014