Página inicial

Bemvindo à página do Coral Infantil e Juvenil de Ourém
 

O Coral Infantil e Juvenil de Ourém foi fundado a 1 de Fevereiro de 1974, inserido na, ao tempo, Banda de Vila Nova de Ourém, hoje denominada Academia de Música Banda de Ourém, sendo inicialmente dirigido pelo maestro Marto Guerra.

A partir de 1985 o Coral Infantil e Juvenil passou a ter direcção técnica do maestro Paulo Honório Ferreira, um antigo coralista ligado ao coro praticamente desde a sua fundação.

Da actividade do Coro destaca-se a presença em diversos Encontros Corais Nacionais e Internacionais, com especial relevância para o Encontro Internacional de Coros em Évora, onde representou Portugal, bem como para a realização anual do Encontro de Coros Infantis e Juvenis da Cidade de Ourém.

No âmbito de um intercâmbio com o Coral Infantil “Els Picarols” de Barcelona, deslocou-se a esta cidade em 2003.

Destaque ainda para a participação no Ciclo “Jovens Músicos, Novos Ouvintes” organizado pelo Mosteiro dos Jerónimos, em 2002 e 2003 e para a gravação dos CDs "Coral Infantil e Juvenil de Ourém" em 2003 e "Encantar" em 2011.

Refira-se que desde a sua fundação já passaram pelo Coral Infantil e Juvenil mais de 500 elementos.

O Coral Infantil e Juvenil tem dado um grande contributo no reconhecimento público da associação em que se insere, a Academia de Música Banda de Ourém, a qual obteve o estatuto de  “Pessoa Colectiva de Utilidade Pública” por Despacho do Primeiro Ministro de 29/09/1987 e na atribuição pela Câmara Municipal de Ourém da medalha de ouro de mérito municipal, em 20 de Junho de 1994 e da medalha de ouro do município, em 20 de Junho de 2005, assinalando o seu 75.º Aniversário.