FORMAÇÕES‎ > ‎

Escola Ativa



Escola do Campo

Programa Escola Ativa

O Projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. Para garantira a melhoria da qualidade da educação no campo, o projeto utiliza uma metodologia adequada as suas necessidades.

Escola Ativa 2011

 

Módulo III – Alfabetização e Letramento.

 

 

    Neste mês de junho tivemos encontros de formação do Programa Escola Ativa realizando estudo sobre Alfabetização e Letramento.

                Participaram dos encontros professores e gestores das escolas do campo de nosso município.

                O Programa de formação Escola Ativa, como divulgamos, visa fortalecer as ações pedagógicas das escolas do campo, especialmente as classes multisseriadas.  Ao encontro desta política educacional educadores discutiram o conceito de alfabetização e letramento, bem como seu  caráter  indissociável, uma vez que o objetivo é que os alunos apropriem-se do sistema de escrita, bem como o manejo da língua, adequando a situação comunicativa.

                 A formadora Karina Zanquettin destaca que a reflexão foi muito valiosa no que concerne aos aspectos da linguagem oral, neste sentido o grupo estudou conceitos de extrema importância, a saber: relativismo cultural, competência comunicativa, recursos comunicativos e o monitoramento da fala.

 
 
 
 
PROGRAMA ESCOLA ATIVA 2011

 

    A Secretaria Municipal de Educação dará continuidade ao Programa Escola Ativa nas escolas do campo EMEIF Barra do Una, EMEF Pastor Eustáquio Damacena, EMEF Vereadora Josefa Francisca do Nascimento e EMEIF José Alves.

    O programa almeja melhorar a qualidade da educação no campo, respeitando a realidade do aluno.

    Apresenta ações de formação continuada para professores e gestores, oferta de material impresso para o aluno e o professor, e acompanhamento pedagógico.

    Nos anos de 2009 e 2010 a Secretaria Municipal de Educação ofereceu formação continuada aos professores e gestores das escolas do campo, e este ano dá continuidade, conforme o cronograma abaixo:

    19 e 20/04: Módulo I e II – Introdução à Educação do Campo e Metodologia do Programa Escola Ativa.

    17, 18 e 19/05: Módulo III, IV e V – Alfabetização e Letramento, Práticas Pedagógicas e Gestão Educacional.

    Módulo VI – Tecnologia na Educação do Campo. Aguardando formação na UFSCAR.

 

Local: Secretaria Municipal de Educação. Das 16h às 19h.



Comments