Link Patrocinado

Campanhas de links patrocinados

Uma campanha de Links Patrocinados é uma das principais formas de publicidade online. Os anúncios patrocinados, além de permitirem uma divulgação imediata do seu site, produto ou serviço, é uma propaganda que garante resultados, porquê converte 100% do seu investimento em visitas ao anúncio.

Quando um usuário acessa um site de busca e digita uma palavra no campo de busca, o mecanismo apresenta os resultados mais relevantes para aquela palavra. Esse tipo de anúncio, como o Adwords do Google e o Yahoo Search Marketing, só aparecem para as palavras "patrocinadas" pelos anunciantes.

Atualmente uma campanha de links patrocinados pode ser feita não apenas em sites de buscas, mas também em sites ou portais de anúncios, classificados e outros.

A principal vantagem desse tipo de publicidade é que os anunciantes só são cobrados quando o usuário clica no link e efetua uma visita, por isso, os Links Patrocinados são considerados uma solução barata, acessível e extremamente eficiente.

Veja as principais vantagens de uma Campanha de Links Patrocinados:
1. Acompanhamento e controle do Orçamento da Campanha e do Retorno do Investimento (ROI);
2. Adaptação dos anúncios, inclusão e exclusão de palavras-chave conforme a conveniência e retorno;
3. Envio de relatórios periódicos com análise de desempenho da campanha ao Cliente;

Porém, é importante esclarecer que os anúncios patrocinados não são a única nem a principal forma para uma empresa anunciar. Além de várias outras alternativas de publicidade online é importante destacar que um site devidamente otimizado para aparecer nos resultados normais dos sites de busca é mais importante ainda porque o ROI (Retorno do Investimento) ou o custo-benefício é muito maior, afinal a empresa faz o investimento uma vez apenas sem precisar investir constantemente como em campanhas de anúncios patrocinados.

O modelo atual 
Tradicionalmente a publicidade online tem vindo a ser vendida numa óptica de CPM (Custo por Mil Impressões), em que os anunciantes pagam por cada vez que o ser anúncio é visualizado pelo internauta. Embora o pagamento seja por visualização, na realidade o que o anunciante pretende são clicks, pois são estes que trazem tráfego para o seu site. Procurando dar resposta a este objectivo, as tabelas de preços de CPM para publicidade online são desenvolvidas com base numa estimativa de CTR (Click Through Rate), sendo os preços CPM mais elevados nas áreas do site onde é previsível que o CTR seja mais elevado. Assim tipicamente, o CPM mais elevado é nas áreas temáticas dos portais e nos sites especializados, onde tem valores de tabela entre os 10.000$00 e os 15.000$00 e também em ferramentas de portal, como o Directório e o Motor de busca. Nestas áreas ainda é possível obter CTR médios ligeiramente superiores a 1%. No caso de homepage a tabela anda entre os 5.000$00 e os 8.000$00, dado que os CTR médios se situam entre os 0,5% e os 0,8%. Para as áreas menos nobres, como sejam o webmail, as páginas pessoais e o chat, os valores de CPM situam-se entre os 3.000$00 e os 5.000$00. Estes valores são habitualmente aplicados também ao Run of Sites ou rotação geral. Nestes casos o CTR anda em torno dos 0,3% a 0,5%.

A óptica do anunciante 
Se o objectivo do anunciante é conseguir visitas para o seu site, através de clicks no seu banner, o que este avalia é o custo por cada click e não o CPM. Assim para um CTR médio de 1,2% nas áreas temáticas, directório ou motor de busca, teremos valores por click entre 833$00 (10.000$00 / 12) e 1.250$00 (15.000$00 / 12). Para um CTR médio de 0,7% na homepage teremos valores por click entre 714$00 (5.000$00 / 7) e 1.142$00 (8.000$00 / 7). Finalmente no caso das áreas menos nobres e para um CTR médio de 0,4%, os valores por click situam-se entre 750$00 (3.000$00 / 4) e 1.250$00 (5.000$00 / 4). Se analisarmos os custos por click a que chegámos, com este simples exercício matemático, constatamos que os valores são praticamente equivalentes, qualquer que seja a área que escolhamos para colocar a nossa publicidade. Isto partindo do principio que está garantido o CTR médio que utilizámos para efectuar os cálculos. Mas tal pode não acontecer! Se o objectivo dos anunciantes é a garantia de resultados e até sabemos quais são os resultados que pretendem alcançar, porque não evitar surpresas desagradáveis, com o CTR muito abaixo do esperado. Isto pode ser conseguido recorrendo a alternativas que garantam o controle de custos por visitante angariado para o site.

Os modelos alternativos 
Talvez um pouco decepcionados com as baixas taxas de sucesso das suas campanhas e os consequentes elevados custos por visita conseguida para os seus sites os próprios anunciantes têm vindo a pressionar o mercado publicitário online no sentido de encontrar novos modelos de pricing, mais adequados às suas expectativas e que minimizem o seu risco, em termos de custo por contacto. Deste modo, novos modelos tem surgido, sempre suportados na capacidade de gerar resultados para o anunciante. Muitos sites começam então a alterar os seus modelos de pricing, passando a oferecer alternativas baseadas em CPC (Cost per Click), em que o anunciante só paga pelos utilizadores que fizerem click no seu banner e forem encaminhados para o seu site. Neste caso os valores descem significativamente quando comparados com os valores obtidos no caso de uma campanha a custos CPM. Existem agentes no mercado que propõem preços por click de 195$00, como é o caso da Value Click, representada em Portugal pela Trafficzmedia. A oferta desta empresa baseia-se num Run of Network, em que o banner do anunciante poderá 'correr' em qualquer um dos sites da Network. O único inconveniente é que o anunciante não pode escolher os sites em que pretende colocar o seu banner. Mas com custos por visitante angariado em média 4 a 5 vezes inferiores a uma campanha de CPM, quem é que está preocupado com isso!

Outros modelos, ainda mais refinados, tem vindo a surgir, como sejam o CPL (Cost per Lead) e o CPA (Cost per Action). No primeiro caso o anunciante apenas paga por clientes potenciais de qualidade, o que pode ser avaliado por exemplo por aceitarem receber um vendedor para uma demonstração de um qualquer produto ou serviço. Quanto ao segundo caso, o anunciante apenas paga em função das acções que o visitante efectuar no seu site, sejam elas um número de visualizações de páginas pré-determinado, o registo num qualquer serviço do anunciante ou mesmo a aquisição de um qualquer produto ou serviço no site do anunciante. Os já comuns programas de afiliados de sites de B2C como a Amazon, a Chip7 ou a Giganetstore, mais não são do que campanhas CPA, mas com uma maior continuidade no tempo. Naturalmente que em termos de CPL e CPA os preços terão uma amplitude muito elevada, sendo fortemente condicionados pelo objecto da campanha. No entanto a TrafficzMedia aponta como valores de referência, entre 140$00 e 700$00 para o CPL e entre 140$00 e 17.500$00 para o CPA. Espera-se com estes modelos que os anunciantes se sintam mais confortáveis ao efectuarem as suas campanhas com recurso ao meio online, já que os mesmos asseguram que apenas serão pagos os objectivos que forem efectivamente alcançados.

GLOSSÁRIO 

CPA (Cost per Action) - É o preço que o anunciante paga em função das acções que o visitante efectuar no seu site. CPC (Cost per Click) - É o preço pago pelos anunciantes por cada click que os utilizadores efectuarem no seu banner, dando origem a uma visita ao seu site. CPL (Cost per Lead) - É o preço que o anunciante paga por clientes potenciais de qualidade enviados pelo site onde anunciou. CPM (Custo por Mil Impressões) - É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja visualizado 1000 vezes.

CTR (Click Through Rate) - Taxa de respostas de um anúncio online. Em geral é uma percentagem resultante da divisão do n.º de clickthroughs pelo n.º de impressões. Ex.: (20 clicks/1000 impressões) * 100 = 2% CTR.

Run of Network - Situação em que o banner do anunciante passa de forma aleatória em qualquer website pertencente à rede

Run of Sites (rotação geral) - Situação em que o banner do anunciante passa de forma aleatória em qualquer local do website.

Veja as principais vantagens de uma Campanha de Links Patrocinados:
Anunciar no Google

Método de Anunciar        Anuncie aqui            Banner

Comments