Biometria por EEG Remoto

Os artigos listados tratam de como é possível estabelecer assinaturas individuais remotamente, a partir dos padrões eletroencefalográficos (EEG). Com a assinatura cerebral, pode-se manipular as funções cerebrais de modo individualizado e a distância.

Atualmente não é necessário o uso de instrumentos no escalpo, as ondas cerebrais podem ser amplificadas e a assinatura cerebral obtida a distância. A utilização de sensores no escalpo só é utilizada por questões econômicas e de segurança, de qualquer forma o sensor não é necessário, basta que as ondas cerebrais sejam amplificadas, por ondas eletromagnéticas a distância, para que os mesmos efeitos sejam obtidos.

Com um par de eletrodos em cada lado da cabeça, ou com um par de antenas em uma sala, ou através de triangulação de antenas em espaços públicos, pode-se amplificar os sinais neurais e obter dados de ECG, EEG, EOG, EMG, EGG, Taxa de Respiração, Frequencia do Pulso, Temperatura, Atividade Eletrodermal, Impedância Cardiografica, Acelerometria, Gyro, entre outros.

Uma vez estabelecida a assinatura cerebral do alvo, esses dados podem ser alterados remotamente, provocando variações físicas no indivíduo.


Detalhes técnicos pode ser encontrados no texto Detecção Remota de ondas cerebrais.
(we now have the sensitivity to detect EEGs through the scalp hair with no electrical contact to the scalp).


Artigo sobre o uso de assinatura cerebral como uma modalidade de autenticação biométrica
(Brain Signatures A Modality for Biometric Authentication
)

Artigo sobre o uso de Sistemas biométricos não obtrutivo baseado em analise de eletroencefalograma (EEG)  
(Unobtrusive Biometric System Based on Electroencephalogram Analysis
)

Infelizmente a maior parte da literatura está em inglês.
Caso tenha dificuldades com linguas estrangeiras utilize o google tradutor.

A figura ao lado mostra um aparelho simples capaz de identificar unicamente uma pessoa a partir de suas ondas cerebrais.
Uma vez identificado o indivíduo pela amplificação de seus padrões cerebrais, as suas funções mentais podem ser facilmente alteradas.
A figura é apenas um exemplo de como as ondas cerebrais podem ser obtidas sem nenhuma preparação anterior.
Basta usar o boné que o sistema identifica, através de wireless, as ondas cerebrais do indivíduo e estabelece a sua assinatura.
De fato o boné não é necessário, e o sensor pode estar instalado no próprio computador ou em alguma antena próxima.

Visão Remota
Implementação da leitura por EEG do núcleo geniculado lateral.
Pode-se ver aquilo que o indivíduo alvo está vendo.
O Projeto Silent Talk é exemplo da implementação de telepatia sintética, utilizando-se padrões de EEG.
Comunicação apenas através de ondas cerebrais.

A leitura dos sinais no córtex visual pode ser implementada em laboratório, o arquivo "Computer records animal vision in Laboratory - UC Berkeley
" demostra como  implementar a leitura do córtex visual.
Com isso pode-se ver aquilo que o indivíduo está vendo. O vídeo é bem antigo, de 2009, mas demostra como é possível ver através do monitoramento do córtex visual.

A Neurosky, e a Emotiv já disponibilizam dispositivos pessoais de baixo custo para leitura de ondas cerebrais.
As
ondas cerebrais podem ser captadas e utilizadas das mais diferentes formas a partir de programas de computador.
Um dos exemplos é gravar as ondas cerebrais de um indivíduo enquanto o mesmo assiste um filme. As ondas cerebrais gravadas podem, posteriormente ser projetada em um outro individuo para que as mesmas emoções sejam produzidas.


O vídeo abaixo demostra como é possivel alterar cenários de jogos a partir da leitura do estado emocional do jogador.

Gravar ondas cerebrais

EmoRate é uma aplicação que demonstra o poder da Computação Afetiva, uma tecnologia que permite que os computadores detectem e reajam às emoções humanas. EmoRate registra as emoções durante a animação do curta metragem Sintel, que é parte do projeto do filme 'Durian'.

Uma outra aplicação, chamada Emolens, permite ao computador detectar automaticamente as emoções a partir das ondas cerebrais e usá-las para controlar a velocidade de um slideshow de fotos do Flickr. Simultaneamente  as fotos são marcadas com a emoção detectada. Com isso, o programa constrói um catálogo de fotos com emoções associadas que pode ser utilizado posteriormente como um sistema de classificação.

O EEG permite que uma série de funções mentais possam ser lidas, monitoradas e alteradas.
A leitura dos padrões cerebrais por EEG pode ser feito sem eletrodos.
O uso de eletrodos ocorre apenas por praticidade. Assim
os eletrodos são apenas uma conveniência comercial, uma vez que o monitoramento das ondas cerebrais, por EEG, pode ser executado remotamente.

De fato o monitoramento remoto por EEG já é uma demanda médica, como informa o artigo
Wireless EEG enables remote monitoring
, que tem se tornado cada vez mais popular com o barateamento dos dispositivos de leitura de EEG pessoais. Um desses dispositivos pessoais, com preço bem acessível, é o EEG BioNomadix, que trabalha obtendo dados cerebrais através de eletrodos e decodificando esses dados utilizando algorítimos no padrão P300, entre outros.

Várias empresas já apresentaram softwares de scaneamento e monitoramento de ondas cerebrais. A IBM já apresenta em seu portifólio de produtos comerciais computadores navegáveis através de ondas cerebrais, onde não é necessário nem teclado nem mouse pois os computadores podem ler o cérebro e trabalhar de acordo com sinais cerebrais em padrão EEG.

O site sobre "Monitoramento Remoto" utilizando EEG descreve o histórico da tecnologia de Monitoramento Remoto Cerebral por EEG.
(
Remote Neural Monitoring is a form of functional neuroimaging, claimed to have been developed by the National Security Agency(NSA), that is capable of extracting EEG data from the human brain at a distance with no contacts or electrodes required. It is further claimed that the NSA has the capablility to decode this data to extract visual and auditory data)

Há uma ação civil, nos EUA, que descreve como a tecnologia tem sido utilizada, através da identificação dos potenciais evocados cerebrais por EEG Remoto.
(
can remotely read evoked potentials (from EEGs). These can be decoded into a person's brain-states and thoughts. The subject is then perfectly monitored from a distance.)

Mais detalhes na página principal.


Além da tortura eletrônica remota, veja o que pode ser feito com EEG Remoto.
Alguns links sobre o assunto:
Patente americana para Monitoração e Alteração Remota das Ondas Cerebrais;
Como o comportamento pode ser influenciado remotamente. Site Americano - Arquivo em pdf - Página no facebook
Detecção remota de padrões cerebrais humanos utilizando EEG a distância.
Antigo artigo sobre a decodificação remota de EEG dos indivíduos distintos (developing technology to remotely monitor the evoked potential from EEG).