SPED/EFD - você sabia?

Atualização permanente - a chave da qualificação do profissional de competência: "por dentro da evolução" - leia e avalie!

Sistema Público de Escrituração Digital - SPED: É um sistema que irá promover uma verdadeira revolução nos procedimentos fiscais, criando uma nova relação entre as administrações fazendárias e o setor produtivo no Brasil. 

SPED consiste na alteração da sistemática atual de cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias, ou seja, substitui a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital. Com isso, ficam garantidas a autoria, a integridade e a validade jurídica dos documentos.

Com o SPED, a Receita Federal começou a colocar em prática um grande e decisivo instrumento de integração da gestão tributária nacional em suas diferentes esferas: a Nota Fiscal Eletrônica – NFe. Essa novidade elimina as tradicionais Notas Fiscais em papel e está sendo utilizada, inicialmente, em operações comerciais entre empresas de grande porte.

A NFe é o primeiro dos três vértices que compõem o SPED. Os outros dois processos são o de Escrituração Contábil Digital e o de Escrituração Fiscal Digital, que também, passarão a ser utilizados como soluções de modernização dos fiscos no país.

EFD Pis/CofinsTabelas de códigos
Subpáginas (30): Visualizar tudo
Comments