NOTÍCIAS‎ > ‎

DIARIONEWS FAZ ACUSAÇÕES INFUDADAS

A matéria abaixo, publicada pelo Jornal DIARIONEWS de Alta Floresta, na edição do dia 09/03/2011, quer nos parecer tratar-se de um trabalho de amador irresponsável, haja vista que seu conteúdo é ofensivo à moral do pai da criança como dos conselheiros do Conselho Tutelar de Alta Floresta. 

Segundo a Conselheira Marizete Chimaida, plantonista do CT-AF naquela data, responsável pelo atendimento da ocorrência, por solicitação da PM/COPOM, a matéria não condiz com a veracidade dos fatos, razão pela qual procurou a Direção do citado jornal para esclarecimento na tentativa de descobrir a fonte que deu origem a essas informações inverídicas, mas o Sr. Altair Nery, que atendeu a ligação, que se apresentou como responsável pela Direção naquele momento, não soube informar, uma vez que a matéria teria sido fornecida pela sua conveniada - TV Nativa, assim sendo, para elucidar os fatos, a conselheira citada ligou para a TV Nativa, na tentativa de falar com a Sra. Elisa Gund, quem assinou a matéria, o Sr. José Lúcio que atendeu a ligação, informou que ela não estava naquele momento, perguntando do que se tratava, então foi colocado a ele qual era o assunto, o qual informou que a matéria teve como fonte de informações no conteúdo do BO da PM, referente àquela ocorrência, não corresponde com a verdade no se refere ao trecho destacado abaixo: 

"... O menino foi levado ao Conselho Tutelar, onde ficou sob cuidados dos conselheiros, que posteriormente informaram a Policia, de que o pai do menino é um usuário de entorpecentes e que esta não seria a primeira vez que deixa o garotinho sozinho. Informações sobre a mãe do menino não foram acessadas. ..." 

O trecho em destaque induz aos leitores a interpretar à duas acusações: "1ª) Que o pai da criança é usuário de drogas" e "2ª)  Que a conselheira que teria informado a PM", estas acusações não faz nenhum sentido, uma vez que a conselheira não conhecia o pai da criança, tanto que, em virtude de ter sido informada que teria mais uma criança de 5 anos , vista sozinha na rodovia, voltou ao COPOM para informar-se do endereço do citado pai.

Não temos conhecimento que este periódico tenha destacado a importância do trabalho dos Conselho Tutelar à comunidade, enfrentado em condições adversas pelas Conselheiras e Conselheiros, mas graças a colaboração, apoio, compreensão e espírito de parceria da Polícia Militar e Judiciária, além da  reconhecimento do Juizado competente.   

O que nos causa espanto é a atitude dos profissionais de comunicação envolvidos nesta publicação, ferindo frontalmente princípios éticos da classe, principalmente os dispositivos destacados, principalmente o Art. 12, alíneas I, II e III a seguir:

 “Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

  Capítulo I - Do direito à informação

 Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

 Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas;

II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;

V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista

Art. 3º O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética.

Art. 4º O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

...

Capítulo III - Da responsabilidade profissional do jornalista

Art. 12. O jornalista deve:

I - ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;

II - buscar provas que fundamentem as informações de interesse público;

III - tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar;

IV - ...

 

POLÍCIA

09/03/2011 - 8:14 
Pai usuário de drogas deixa filho de três anos na estrada em Mato Grosso
 

A Polícia Militar de Alta Floresta realizava rondas pela MT 208 no final da tarde do ultimo sábado, dia 5, quando avistou um garotinho de apenas 3 anos andando junto a rodovia sozinho. Ao ser abordado pelos policiais, o garotinho disse que estava indo pra Carlinda atrás de seu pai. O homem teria abandonado a criança.

O pequeno informou que é morador do bairro Jardim das Araras, mas lá a Polícia não encontrou qualquer responsável pela criança. O menino foi levado ao Conselho Tutelar, onde ficou sob cuidados dos conselheiros, que posteriormente informaram a Policia, de que o pai do menino é um usuário de entorpecentes e que esta não seria a primeira vez que deixa o garotinho sozinho. Informações sobre a mãe do menino não foram acessadas.

Diante a situação um boletim de abandono de incapaz foi registrado. O pai do garotinho deverá responder pelo abandono após prestar as devidas explicações tão logo seja localizado.

Elisa Gund

FONTE:  http://www.diarionews.com.br/exibenoticia.php?id=40830

Comments