NOTÍCIAS‎ > ‎

Consegs + 18 cidades

11/06/2010 - 15:00
COMUNIDADE
Mais 18 cidades de Mato Grosso passam a contar com Conselho Comunitário de Segurança

LAURA PETRAGLIA
Assessoria/Sejusp-MT

Cáceres/MT - Identificar, analisar e procurar resolver as demandas ligadas à Segurança Pública, apresentadas pela sociedade e fazer florescer dentro de cada cidadão o sentimento de que segurança não se faz de forma isolada e para que ela funcione a sociedade precisa interagir com a polícia. Estas são algumas das principais missões dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs), que vêm sendo implantados nos 141 municípios de Mato Grosso pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Na manhã desta sexta-feira (11.06), o governador Silval Barbosa, junto ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, deram posse a mais 18 presidentes de Consegs de municípios da região Oeste de Mato Grosso, durante a abertura do Governo Itinerante no município de Cáceres (225 Km a Oeste de Cuiabá).

Foram empossados os Consegs de São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Cuverlandia, Glória do Oeste, Indiavaí, Lambari D'Oeste, Mirassol do Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jauru, Salto do Céu, Vale de São Domingos, Figueirópolis do Oeste, Campos de Júlio, Conquista do Oeste e Nova Lacerda.

Para a presidente do Conseg do município de Porto Esperidião, Rosa Silva Cebalho, uma das empossadas na manhã desta sexta-feira, os conselhos funcionam como uma peça chave para que a segurança nos municípios realmente funcione. “A sociedade cobra os governos mas esquece que todo o processo de segurança pública começa dentro da casa de cada um. Todo mundo quer segurança, mas ninguém quer se envolver no processo. Os Consegs vem reforçar dentro de cada um esse sentimento”, disse.

A instalação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) em todos os municípios e distritos de Mato Grosso é a meta de número 13 do PAS. Pelo plano, a Sejusp deve adotar programas, ações, projetos, medidas e operações com o intuito de mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentar a criminalidade em Mato Grosso. O PAS também é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para realização da Copa de Futebol Fifa Brasil 2014 em Cuiabá.
 
 

Comments