NOTÍCIAS‎ > ‎

Alta Floresta - Campanha Idosa

16/06/2010 - 8:55
Alta Floresta lançará Campanha da Não-violência contra a Pessoa Idosa
DIA MUNDIAL- Abusos físicos são as principais formas de violência contra os idosos

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Alta Floresta

O aumento da violência contra a pessoa idosa chamou a atenção das autoridades mundiais e levou a Organização das Nações Unidas (ONU), a romper com o pacto do silêncio e declarar o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
O aceleramento do envelhecimento populacional, considerado um fenômeno mundial, também tem provocado uma série de transformações sociais e econômicas, tendo como principal preocupação a violência contra a pessoa idosa, que na maioria das vezes acontece no contexto familiar.
No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são frequentes as denúncias de maus-tratos e negligências. E no lar onde convive com a família, ocorre choque de gerações.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos. É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossos idosos.
Os abusos físicos são as principais formas de violência, constituem as maiores queixas dos idosos e costumam acontecer no seio da família, na rua, nas instituições de prestação de serviços, como, Albergue, Lar para Idosos, Abrigos, dentre outros espaços.
Alta Floresta realizará no dia 16, quarta-feira, na Câmara de Vereadores a partir das 14:00 horas um evento com palestras que abordarão temas referentes aos direitos, causas e efeitos psicológicos da violência e qualidade de vida da pessoa idosa. O evento será encerrado com uma caminhada até a Praça Cívica para o abraço ao laço simbólico da Campanha da Não-violência contra a Pessoa Idosa.
A partir deste evento o dia 15 de junho fará parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Assistência Social, como um evento anual de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, que tem como principal objetivo a sensibilização e conscientização para uma sociedade que valorize o envelhecimento e que os cidadãos idosos sejam respeitados em todas as esferas da vida pública e familiar.
Em Alta Floresta, as denúncias de violência contra o idoso devem ser feitas no CREAS – Centro de Referencia Especializada da Assistência Social, localizado na Rua B-3, ou através do telefone 3903-1243, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que está instalado na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua A na esquina coma Rua A-2 e também pelos telefones 3903-1042 ou 3903-1043, na Polícia Civil e na Polícia Militar ou diretamente no Ministério Público Estadual.
Comments