Trabalhos‎ > ‎

Ametais em Química, Carlos Kr.

Ametais

 

 

 

   Os ametais são elementos da tabela periódica, que compõem a segunda maior parte da tabela, são o carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O), flúor (F), fósforo (P), enxofre (S), cloro (Cl), selênio (Se), bromo (Br), iodo (I), astato (At) e hidrogênio (H). Alguns químicos consideram os semi-metais como ametais, são eles: o boro (B), silício (Si), germânio (Ge), Arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po).

   Os semi-metais têm características intermediárias entre os metais e ametais, por exemplo o silício, que compõe o vidro, o vidro tem como característica o brilho, conduz calor e possuem alto ponto de fusão (Características de metais), porém o vidro não é dúctil, não é maleável e não conduze eletricidade, por isso são chamados de semi-metais.

   Os ametais são mais abundantes na natureza que os metais, apesar de ser minoria na tabela periódica. São características de ametais: não ter brilho, não conduzir calor, nem eletricidade, têm geralmente baixo ponto de fusão (exceção do carbono, na qual tem o ponto de fusão 3500 oC).

  Os ametais, também chamados por alguns de não-metais, têm como característica ganhar eletrões, e os metais tendem a perder para ambos estabilizarem-se, por exemplo o cloro (ametal) e o sódio (metal) juntam-se para formar o sal de cozinha, em que o sódio (Na) perde um elétron e o cloro (Cl) ganha o elétrons, daí o NaCl.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Carlos Augusto Cabral Kramer

 

 Voltar ao início

Comments