Congresso Transfronteiriço de Arqueologia: "um Património sem Fronteiras"   


Vila de Montalegre 

Norte de Portugal, distrito de Vila Real

Auditório Municipal (Multiusos) 

3-5 de Outubro de 2008

 

             Download_Actas

 

 

Programa

 


Câmara Municipal de Montalegre

Ecomuseu de Barroso

Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso

Google Maps - Montalegre

O presente congresso pretende ser um espaço de encontro e discussão entre investigadores portugueses e espanhóis, limitado geograficamente ao actual território português de Trás-os-Montes Ocidental e à Província de Ourense na vizinha Galiza, dadas as semelhanças culturais entre ambas regiões, de forma a não massificar o evento.

O congresso terá lugar no auditório municipal (multiusos) da vila de Montalegre nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 2008 e será dividido em várias sessões: Pré-História Recente, Proto-História, Época Romana, Época Medieval/Moderna e Património e Turismo Cultural, com apresentação de comunicações e de posters. Para o dia 5 de Outubro serão disponibilizadas um conjunto de actividades lúdicas a agendar.

Encontram-se abertas as inscrições para assistência ao congresso, ou para submissão de comunicações (em número limitado) e posters, desde que enquadrados dentro das temáticas fundamentais do congresso.

Para tal, deverá ser enviado um email (congresso.arqueologia.montalegre@gmail.com) com os dados (nome e referente institucional) e contactos pessoais (endereço, email, telefone). O pagamento será efectuado nos próprios dias do congresso junto do secretariado. Quem pretenda apresentar uma comunicação ou poster deverá também anexar um documento word com a proposta de um título e um resumo no máximo com 250 palavras e indicar a sessão em que se enquadra.

As actas do congresso irão ser publicadas, assim que todos os comunicantes deverão enviar em cd até à data de realização do congresso, ou entregar no próprio dia do congresso, o respectivo artigo com resumo e palavras-chave (devendo também incluir abstract e keywords em inglês), no máximo com 20 páginas A4 (Times New Roman, tamanho 12, duplo espaço, título a negrito, com indicação dos dados e contactos pessoais), incluindo bibliografía. Os anexos são limitados a 6 imagens (formato TIFF, de preferência com 300 DPI de resolução), que devem ser numerados correlativamente, devendo-se indicar no texto o seu lugar correspondente. Os posters também serão publicados (máximo 10 páginas, aplicando-se as mesmas regras que em relação às comunicações) e deverão ser entregues até à data do congresso ou nos próprios dias junto do secretariado.

 Entidades organizadoras:

         Câmara Municipal de Montalegre

         Ecomuseu de Barroso

 

Entidades colaboradoras:

        Laboratorio de Arqueoloxía da Paisaxe, Instituto de Estudos Galegos Padre Sarmiento (CSIC-Xunta           de Galicia)

        Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" (CITCEM)

        Grupo Cultural Aquae Flaviae

 

Comissão de honra:

Fernando Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Montalegre)

Orlando Alvez (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre)

João Pedro da Cunha Ribeiro (sub-Director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, I. P.))

Felipe Arias Vilas (Director Xeral de Patrimonio Cultural da Xunta de Galicia)

 

Comissão científica (a comissão científica reserva-se o direito de fazer sugestões e seleccionar comunicações e posters):

Maria Manuela Martins (Professora Catedrática, Departamento de História, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho; directora da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho)

Gonzalo Ruiz Zapatero (Professor Catedrático; Director do Departamento de Prehistoria, Facultad de Geografia e Historia, Universidad Complutense de Madrid)

Felipe Criado Boado (Director do Laboratorio de Arqueoloxía da Paisaxe, Instituto de Estudos Galegos Padre Sarmiento (CSIC-Xunta de Galicia); Coordenador da Área de Ciências Humanas e Sociais, CSIC)

 

Comissão organizadora:

João Fonte (Laboratorio de Arqueoloxía da Paisaxe, Instituto de Estudos Galegos Padre Sarmiento (CSIC-Xunta de Galicia))

David Teixeira (Câmara Municipal de Montalegre - Ecomuseu de Barroso)

Carla Carvalho (Câmara Municipal de Montalegre - Ecomuseu de Barroso)

 

Preços Inscrição (direito a documentação, actas do congresso e demais actividades a serem agendadas):

Assistentes: 20€

Estudantes: 5€ (mediante prévia acreditação)

 

Tempo das comunicações: 15 minutos

 

Posters: tamanho A0 em disposição vertical (impressão em papel com uma gramagem superior à normal e de preferência plastificado)

 

Data limite para inscrição de assistentes: 30 de Setembro de 2008

 

 

Informação_congresso.pdf