Nosso Símbolo
A Confidare não é apenas "mais um" navio ao mar dos Recursos Humanos, mas sim nasce incorporando a ideia de uma caravela (ou nau), representada pelas velas típicas estilizadas na logomarca. Caravelas são embarcações rápidas, de fácil manobra, muito eficientes quando utilizada em mares de ventos inconstantes, como são a vida contemporânea, as organizações e o mercado.

A CONFIDARE nasce para ajudar profissionais a navegar coletivamente nas águas turbulentas das organizações contemporâneas, levando a descoberta de novas rotas ou “manobras” que permitam uma navegação segura e confiável.


"Navegar é preciso, viver não é preciso"

Num olhar rápido, podemos acreditar que o conhecido verso fala sobre precisar, sobre ser necessário. Mas noutra interpretação podemos sentir Fernando Pessoa falando de precisão no sentido de certeza, exatidão. E o verso toma outro rumo.

Diferente da precisão do poeta, as caravelas são de um tempo em que a Terra era o centro do Universo e não o sol, quando a humanidade não sabia que o mundo era redondo. Assim, para os marinheiros e capitães da época, como Cristóvão Colombo e Marcopolo, navegar, também não era preciso. Era um arriscar-se num mundo desconhecido. Assim é a vida nas organizações hoje. Por mais que se planeje, por mais que se utilize instrumentos de previsões, o mercado, o mundo atual leva a vida das organizações, de seus líderes e equipes, a viver sem precisão.


Neste navegar, em calmarias ou tempestades, entra o trabalho de desenvolvimento de líderes e equipes, para ajudá-los, marinheiros e capitães, a viver na imprecisão.