Como Participar‎ > ‎

Edital

Baixe o Edital em PDF ou o leia abaixo.



Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento de Antropologia

Laboratório de Antropologia Social

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades

 

Edital do III Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia nas Escolas

 

Olá! Este é o edital do “III Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia nas escolas”, que o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público. O Concurso de Cartazes integra as atividades do “Papo Sério”, um projeto de extensão que está em seu quarto ano de execução, e busca problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alun@s das escolas públicas de Santa Catarina.

 

REGULAMENTO

 

1. DO OBJETO

O III Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia nas Escolas, organizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC visa a criação artística de cartaz alusivo às questões que envolvem transfobia, lesbofobia e homofobia nas escolas como parte das ações do dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia reconhecido em lei no município de Florianópolis/Santa Catarina como Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia.

 

2. DO OBJETIVO

Problematizar as temáticas das violências contra LGBTTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) com alun@s e professor@s da rede pública de ensino catarinense.

 

3. DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar alun@s (coordenad@s por um@ professor@ ou integrante do corpo técnicopedagógico) de todas as escolas públicas do estado de Santa Catarina que se proponham a realizar a atividade específica de construção do cartaz.

O concurso de cartazes é dirigido para escolas públicas. Poderão participar alun@ (coordenad@s por um@ professor@ ou integrante do corpo técnico-pedagógico) de todas as escolas públicas do estado da Grande Florianópolis que se proponham a realizar a atividade específica de construção do cartaz.

 

§ 1° - O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades não custeará quaisquer despesas que envolvam entrega do material e/ou participação nas atividades previstas pelo cronograma do presente edital.

O cartaz deverá conter:

 

- Título: alusivo ao Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia.

- Texto e Imagens: a critério d@s proponentes.

 

O cartaz deverá conter ainda o título do concurso, o nome da escola, d@s alun@s envolvid@s na construção do cartaz e d@s professor@s ou outr@s integrantes da administração escolar que coordenaram a atividade nas escolas. A ficha de inscrição deverá ser submetida online, além de impressa e anexada no cartaz. A ficha de inscrição pode ser encontrada em: http://sites.google.com/site/concursonigs/assignments/ficha-de-inscricao.

Os cartazes deverão, impreterivelmente, ser confeccionados em papel Cartolina (tamanho 50x66cm).

 

4. DA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

Cada escola poderá concorrer com quantos cartazes desejar e as inscrições são gratuitas.

 

4.1 Entrega dos Cartazes

As escolas, em nome de um@ ou mais professor@s coordenador@s da atividade deverão entregar o

cartaz e a ficha de inscrição até o dia 06 de maio de 2011, no período da manhã, no seguinte endereço:

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Bloco E – Sala 04 A

Departamento de Antropologia – Laboratório de Antropologia Social

Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade.

Maiores informações através dos seguintes e-mails:

Projeto Papo Sério - paposerionigsufsc@gmail.com

Raruilquer Oliveira – raryy@hotmail.com

Ana Paula Boscatti - anaboscatti@gmail.com,

Ou telefone: (48) 8462-4283

 

 

5. DO PRÊMIO

O cartaz vencedor ganhará, para a biblioteca de sua escola, uma coleção de livros e revistas sobre Gênero e Sexualidades e o cartaz poderá ser usado para ilustrar futuras publicações sobre o tema feitas pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS).

O cartaz classificado em segundo lugar e terceiro lugar receberão respectivamente dois e um exemplares de livros sobre gênero e sexualidades.

Tod@s @s participantes do concurso, alun@s, estudantes, professor@s e integrantes do corpo técnico-pedagógico das escolas receberão certificado de participação.

A Comissão Julgadora (formada por professor@s e profissionais dos campos que envolvem as temáticas do presente edital) decidirá sobre a pertinência de outorgar certificados de menção honrosa a outr@s concorrentes.

 

6. SELEÇÃO E JULGAMENTO

A seleção dos cartazes será feita nos dias 16-18 de Maio de 2011 pela Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora considerará como um dos critérios de avaliação a votação do júri popular, a ser realizado no local de exposição dos cartazes, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez.

 

São critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão Julgadora:

 

1. Criatividade (abordagem dos temas no cartaz);

2. Originalidade (desvinculação de outros cartazes existentes sobre o tema);

3. Comunicação (transmissão da idéia e universalidade);

4. Redação (correção e uso de regras gramaticais).

 

7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

O resultado final do Concurso será publicado, na íntegra, no sítio do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (www.nigs.ufsc.br) no dia 18 de maio e disponibilizado via e-mail a tod@s @s participantes. Os prêmios serão dados em atividade pública no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 20 de maio de 2011

 

8. CRONOGRAMA

 

14/03/2011- Lançamento do Edital e início da divulgação do Concurso nas GEREDEs, NEPRE e demais instâncias da SED, bem como diretamente às escolas da rede pública de Santa Catarina

06/05/2011 -  Prazo máximo para entrega dos cartazes e ficha de inscrição no Núcleo de Identidades

de Gênero e Subjetividades (período da manhã)

09 – 13/05/2011 -  Exposição e votação popular dos cartazes

16 – 18/05/2011e - Julgamento pela comissão avaliadora. A votação no dia 18/05 se encerra às 12h.

18/05/2011 -  Divulgação dos Resultados do III Concurso

As informações sobre a Cerimônia de Premiação dos vencedores serão divulgadas oportunamente, através do site do Concurso e correio eletrônico.

13/06/2011 - Prazo máximo para a retirada dos cartazes concorrentes no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.

 

9. ORIENTAÇÕES GERAIS

Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Equipe Organizadora do presente concurso composta por integrantes do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS).

 

 

Florianópolis, 04 de março de 2011.

 

Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades