Sonhos de Deus X Meus sonhos

PARA TER ALVOS E SONHOS ABENÇOADOS

OS SONHOS DE DEUS vs OS NOSSOS SONHOS

                                              Pr. Lael - 29/12/13

 

A AMIZADE E FAZER O AMIGO FELIZ

1.         Vc já teve amigos que não pensava em se separar dele? Isso acontece muito na infância; faz-se juras de amizade com um amigo muito achegado, inseparável, daqueles que as brincadeiras sempre davam certo, riam juntos, guardavam segredos, imaginando que nunca desejaria ficar longe dele?  Depois as amizades foram ficando com mais tendência para durarem, chegando ao ponto em que as amizades começaram a se tornarem mais profundas no namoro, mais no noivado, e mais ainda no casamento.

2.      É interessante que o nível de amizade nos faz conhecer mais o coração, não só as intenções, e chega ao ponto em que conhecemos tão bem as vontades e sonhos, que não erramos ao dar um presente. Mas se a intimidade for superficial, corremos o risco de dar presentes só pensando em nossos sonhos, ou seja, dando presentes que nós gostaríamos de receber, e provavelmente desinteressantes para o “amigo”

3.      E COM DEUS?  Quando ando com Deus, e fazemos amizade com Ele, vou procurar conhecer Seu coração e agrada-Lo em tudo. Por isso, se quero ser amigo de Deus, preciso conhecer mais a Deus, saber dos seus interesses, de suas vontades, para ter consciência sobre o que pode ou não agrada-Lo.  “Qual o presente que agrada a Deus?

4.      Da mesma forma é o inverso, com relação aos presentes que desejo ganhar de Deus. QUAIS OS SONHOS QUE QUERO SONHAR? QUAIS DELES PROCURAREI TER O SIM DE DEUS! Temos sonhos que gostaríamos que Deus ajudasse a alcançar? de ter um bom emprego, de ter uma casa linda, de ter um carro, dinheiro no banco, namorada, etc.  Mas qual é o nível de amizade que temos com Deus?  Será que o que sonhamos ter vai manter a intimidade com Deus? Agradará a Deus?

·                       Tgo 4:2  Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. 3  Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

·                       Tgo 4:13  Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". 14  Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15  Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". 16  Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.  17  Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.  → OMISSÃO É PECADO, não agrada ao amigo Deus.

5.      Por isso:     1Jo 5:14  Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.  - Fora da vontade dEle não adianta pedir

6.      Muitos dos nossos sonhos não são os sonhos de Deus, e estão destinados a dois futuros: 1) ou serão frustrados, ou 2) acontecerão mas sem a bênção e a paz do Senhor.  Ex. Riqueza maldita. Relacion.

7.       JÓ 42.2bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Resumindo: precisamos conhecer os sonhos de Deus e ser íntimos amigos dEle, de modo que possamos sonhar sonhos que agradem a Ele

MUDANÇA DE PENSAMENTOS, VALORES E OBJETIVOS

1.  Rom 12:2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  → SOLUÇÃO: MUDAR AS IDÉIAS E PENSAMENTOS.

2.  Sal.37:4 (ARA)Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração – (Sl 37:4(VIVA)  Faça do Senhor a sua grande alegria e Ele dará a você os desejos do seu coração.) - Agrada-te em andar com o Senhor....

3.  Conheça os sonhos de Deus e procure agradar a Deus para que os sonhos de seu coração se realizem com satisfação.Por isso:

·    Enquanto eu não caminhar com Jesus eu não poderei ter sonhos realmente realizados, com satisfação, alegria e paz.

4.  JESUS ERA O FILHO QUE VEIO À TERRA PARA REALIZAR OS SONHOS DE DEUS PAI.  “Craque em conhecer os sonhos de Deus e realiza-los”  - PRECISAMOS APRENDER COM JESUS

5.  COM JESUS JER.29:11 ACONTECE: Jer 29:11  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 

OS SONHOS DE DEUS E DE JESUS:

1.      Se você tiver Jesus como amigo inseparável e de maior confiança – você gostaria de se afastar dele sonhando os seus sonhos diferentes dos sonhos de Jesus? Indo para uma direção enquanto Ele vai para outra?

2.      Deus está interessado em nós, em nosso bem estar; mas “Os sonhos dEle não podem ser frustrados”.  Podemos chegar a um dia em que veremos nossos planos desmoronando, ficar frustrados e chateados por não alcançar os sonhos que tínhamos, mas quando sonhamos os sonhos de Deus, quando construímos alvos dentro dos planos de Deus,  não seremos frustrados, pelo contrário, ficaremos realizados e felizes.

3.      Dicionário diz sobre Sonhar: ter Sonho, projetar, Desejar muito, fantasiar,  delirar, ilusão, fantasia, utopia.  Isto é o que podemos chamar de ‘Sonho Natural’, ou humano, sob a visão do homem, olhando para si, para suas necessidades, seus alvos e projetos, tirando fora o Sonho de Deus. - SONHAR MAL = PESADELO!!

4.      UMA PERGUNTA A SER FEITA: Os meus sonhos se encaixam no sonho de Jesus?  JESUS VEIO PARA CUMPRIR O SONHO DE DEUS PAI.  E os nossos?

5.      Um segredo do coração de Deus, lembrado por Jesus: O GRANDE MANDAMENTO – Mat 22:36-39  - porque? Amar ao Criador e as demais criaturas amadas pelo Criador.

·         O homem se afastou com o pecado, e Deus sonha e deseja, e faz de tudo para ter o homem de volta. 

·         O maior sonho de Deus = ter de volta os filhos formando uma família de muitos filhos semelhantes a Ele e a Jesus. RESGATE+AMOR+ACOLHIDA+TRANSFORMAÇÃO: semelhantes a Jesus!!

6.      Deus fez o homem a sua imagem e semelhança – Deus nunca sonhou ter o homem parecido com Ele, durante só uns poucos momentos. Como se fosse um brinquedinho para depois descartar e desprezar. Deus sempre quis ter o homem consigo, no Édem, no deserto, no tabernáculo, na terra prometida, no templo, nas festas, na vinda de Jesus, na vinda do Espírito Santo, hoje agora, e no céu: moradas.   DEUS TE AMA E TEM UM SONHO PRA VC

·         Deus te ama, e te fez para estar com Ele. Ex. Do filho pródigo.  Deus quer resgatar muitos para estar com Ele. Abraçar a todos, ficar conosco pela eternidade.

·         Deus sempre te amou, esteve com braços estendidos e pronto a te receber de volta.   Vai fazer de tudo para cuidar de você, e dar-lhe um bom futuro.

 

POR ISSO O OBJETIVO DE JESUS É:

1.      Agradar a Deus Pai – realizando os sonhos dEle - Jo 6:38  Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou39  E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.  → O PRINCIPAL SONHO DE DEUS É QUE NENHUM SE PERCA - Então o sonho de Jesus foi sonhar o sonho de Deus Pai. - RESGATAR O FILHO PRÓDIGO

2.      Resgatar os perdidos(pecadores)Mat 18:11 .

3.      não vim chamar justos, e sim pecadores. Mar 2:17

4.      Por isso Jesus rejeitou a idéia de Pedro – uma tentação – para não ir avante - Mar 8:31  Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse. 32  Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33  Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". …. 36  Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

5.      Por isso Jesus no jardim do Getsêmani, entre orações e suor de sangue, antes de ser preso e crucificado, disse ao Pai Mar 14:35  Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. 36  E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".

·        OBEDIÊNCIA AO SONHO DO PAI - À MISSÃO GERADA NO CORAÇÃO DO PAI – COMPAIXÃO PELO PERDIDO– a minha vontade como homem é não sofrer, mas o SONHO DE DEUS É MAIS IMPORTANTE.  Para isso vim... não tem outra saída tenho que amar a criatura do Pai até a morte de cruz

 

E NÓS? E NOSSOS SONHOS?

Os sonhos de Deus jamais vão morrer, mas os nossos, se não andarem juntos com os sonhos de Deus... VÃO AFUNDAR E NOS FRUSTRAR.

Os piores sonhos são aqueles que criamos sem a aprovação de Deus.

Se sonhamos com um carro novo – para nosso próprio prazer.., Se sonhamos com mais dinheiro para satisfazer nossas paixões, longe dos sonhos de Deus, o futuro não será agradável nem abençoado. → QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO INTEIRO SE A ALMA ESTÁ LONGE DE DEUS?

·         Prv 16:1  O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

·         Deus vai nos abençoar nos nossos sonhos, apenas quando coincidirem com os sonhos dEle; ou ainda apenas quando não vão contra os sonhos dEle.

Vc sonha com o que?

Um carro?  Dinheiro?  Casa bonita? Esposa ou Esposo?  Fazer um curso?  → PARA QUE?  Se não passa pelo sonho de Deus, você vai se frustrar!

Quem sabe você já está frutrado porque você sonhou e não se realizou?

 

Joã 20:21  Ele falou-lhes novamente:  "Assim como o Pai Me enviou, da mesma forma Eu estou enviando vocês".

 

SONHE OS SONHOS DO PAI = VAMOS SER SÓCIOS

 

Assim, se queremos:  participar do Reino de Deus como súditos e soldados TEMOS UM DEVER: agradar ao Rei, vestir a camisa do Reino.  Devemos aprender com Jesus, sonhar o sonho de Deus Pai: QUE nenhum SE PERCA.  Tem que existir em nós um sonho, o de ver muitos vindo para conhecer a Jesus, e se entregar a Ele, e que nenhum se perca

 

 

SE QUEREMOS TER SONHOS ABENÇOADOS POR DEUS, PRECISAMOS CONHECER OS SONHOS DE DEUS E AJUSTAR OS SONHOS AOS DE DEUS. Nunca o contrário.

 

ORAÇÃO DOMINICAL: ...”Seja feita a Sua vontade no céu e da mesma forma seja feita a Sua vontade na terra” =eu e você estamos na terra → isso envolve a minha vida

DIGA COM DECISÃO: SEJA FEITA A SUA VONTADE NA MINHA VIDA, nos meus sonhos...

 

Procure agrada-Lo – não só dentro da casa, ou dentro das 4 paredes do templo orando e louvando, É mas mais que isso, É só dar uma olhada forte no grande mandamento em Mateus 22: 36-39 →  Saindo às ruas, convidando essas pessoas para vir para a família de Deus, dando algo que a pessoa necessita, abrindo a porta do coração e mesmo da casa para o sem casa, orando e levando esperança.  – LEMBRE: dentro de mim e dentro de você que aceitou a Jesus existe um rio de águas vivas que fluem, não permita que esse afluente do rio de Deus seja barrado, mas sim que as pessoas ao seu redor sejam abençoadas, se sintam queridas por Deus, e salvas.

 

RESUMINDO:

Para 2014, quais são seus alvos e sonhos?  Será que você vai ter a aprovação de Deus, de modo que Ele vai ajudar você a alcançar esses sonhos?.  Lembrando que Deus não impede que sonhemos torto ou errado, mas por outro lado, sem a aprovação dEle, o resultado é frustrante, como visto em Tg 4:3  Quando vocês pedem e não recebem, é porque pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres,  então sonhar sonhos não aprovados por Deus é o mesmo que dar murro em ponta de faca! Tomar uma direção sem perguntar a Ele se quer nos acompanhar, e mesmo assim querer que nos abençoe.

Querer que Deus nos acompanhe, em vez de nós O acompanharmos, é entrar em um buraco sem retorno.

Será que o que você sonha para 2014 vai manter amizade com Deus ou vai deixar Ele triste?

Será que você está pensando em seus próprios prazeres e vaidade, ou está pensando em agradar a Deus em cada sonho realizado? 

Para que você deseja que esse sonho ocorra em 2014? É para demonstrar mais amor a Deus?  É para demonstrar mais amor ao próximo?  É para acolher os desabrigados? Para dar de comer, vestir, visitar enfermos? É para ganhar mais adeptos do Senhor Jesus, expandindo o Seu reino, retirando pessoas do inferno e povoando o céu? É para cuidar das ovelhas que já são do rebanho dEle?  É para o louvor e glória de Seu nome?  Enfim, vai deixar Jesus alegre?  Se a resposta for sim, sonhe à vontade e seja abençoado(a).

 

Podemos fechar com idéia fixa com um olho nos sonhos e outro no Salmo 37:4:

“Agrada-te de andar com o Senhor, fazendo da presença dEle sua alegria, então Ele satisfará os desejos e sonhos do seu coração.”

Comments